Exposição 100% Minas

EXPOSIÇÃO 100% MINAS

Pelo terceiro ano consecutivo a MultiCult realiza 100% Minas, um evento anual que reúne peças de mobiliário, objetos de decoração e luminárias criados por designers e arquitetos mineiros. A mostra é uma celebração da produção do design feito em Minas Gerais e um espaço para valorizar, divulgar e difundir as mais recentes criações.

Ao todo, a terceira edição da 100% Minas apresenta 27 peças inéditas de 30 designers mineiros. São cadeiras, aparadores, luminárias, poltronas, bancos, mesas e objetos em caráter de protótipo, peça única ou lançamentos independentes que percorrem do artesanal ao industrial e exploram o aço, madeira, pedra-sabão, concreto e papelão.

De 2016 pra cá, fica a convicção de um crescimento e um amadurecimento da atual geração de criadores do nosso Estado. Nota-se, também, a busca por um caminho cada vez mais autoral e uma força expressiva que ressalta diferentes texturas, técnicas, materiais e formas.

Para a realização da mostra deste ano, com o apoio da Casa Fiat de Cultura, contamos com duas novidades. A primeira delas foi uma convocatória aberta cujo objetivo foi de conhecer novos nomes e sua recente produção. Ao todo foram recebidas mais de 15 peças entre mobiliário, objetos e luminárias.

A segunda novidade foi a criação de um espaço dedicado aos objetos criados na Semana Criativa de Tiradentes através de uma imersão criativa de designers e artesãos locais. No programa que antecedeu o evento, designers como Paulo Alves, Maria Fernanda Paes de Barros, Guilherme Leite, Daniela Karan e André Bastos,  foram convidados a exercitar a criatividade dos artesãos que trabalham a madeira, pedra-sabão, latão, bordado e até papel crepom. O resultado surpreende!

Para apresentar ao público essa mistura de diferentes estilos e materiais e ainda valorizar o trabalho do autor, a expografia fica por conta do arquiteto e cenógrafo Alexandre Rousset. A mostra ocupará uma das salas da Casa Fiat de Cultura na Praça da Liberdade.

Paralela ao evento, haverá um bate-papo com Simone Quintas, idealizadora da Semana Criativa de Tiradentes, o designer Paulo Alves e o artesão X, que compartilharão suas experiências com a imersão criativa.

Designers convidados: Ofício Lenho, Pedro Haruf, Thales Pimenta, João Diniz, Riardo Rangel, Porfirio Valladares. Estúdio Iludi, Tomada, Francisco Oliveira, Carla Medina, Sergio Stark, Zargos, Juliana Vasconcellos, Alva Design, Samauma Marcenaria, Domingos Tortora, Zoe Atelier.

Exposição 100% Minas

De 29 de junho a 29 de julho de 2018

Terça a sexta, das 10h às 21h; Sábado e domingo, das 10h às 18h

Casa Fiat de Cultura | Praça da Liberdade, 10 | Belo Horizonte, Minas Gerais

Casa Fiat de Cultura

Há 12 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestras e de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

www.casafiatdecultura.com.br