Exposição 100% Minas

EXPOSIÇÃO 100% MINAS

Pelo terceiro ano consecutivo a MultiCult realiza 100% Minas, um evento anual que reúne peças de mobiliário, objetos de decoração e luminárias criados por designers e arquitetos mineiros. A mostra é uma celebração da produção do design feito em Minas Gerais e um espaço para valorizar, divulgar e difundir as mais recentes criações.

Ao todo, a terceira edição da 100% Minas apresenta 27 peças inéditas de 30 designers mineiros. São cadeiras, aparadores, luminárias, poltronas, bancos, mesas e objetos em caráter de protótipo, peça única ou lançamentos independentes que percorrem do artesanal ao industrial e exploram o aço, madeira, pedra-sabão, concreto e papelão.

De 2016 pra cá, fica a convicção de um crescimento e um amadurecimento da atual geração de criadores do nosso Estado. Nota-se, também, a busca por um caminho cada vez mais autoral e uma força expressiva que ressalta diferentes texturas, técnicas, materiais e formas.

Para a realização da mostra deste ano, com o apoio da Casa Fiat de Cultura, contamos com duas novidades. A primeira delas foi uma convocatória aberta cujo objetivo foi de conhecer novos nomes e sua recente produção. Ao todo foram recebidas mais de 15 peças entre mobiliário, objetos e luminárias.

A segunda novidade foi a criação de um espaço dedicado aos objetos criados na Semana Criativa de Tiradentes através de uma imersão criativa de designers e artesãos locais. No programa que antecedeu o evento, designers como Paulo Alves, Maria Fernanda Paes de Barros, Guilherme Leite, Daniela Karan e André Bastos,  foram convidados a exercitar a criatividade dos artesãos que trabalham a madeira, pedra-sabão, latão, bordado e até papel crepom. O resultado surpreende!

Para apresentar ao público essa mistura de diferentes estilos e materiais e ainda valorizar o trabalho do autor, a expografia fica por conta do arquiteto e cenógrafo Alexandre Rousset. A mostra ocupará uma das salas da Casa Fiat de Cultura na Praça da Liberdade.

Paralela ao evento, haverá um bate-papo com Simone Quintas, idealizadora da Semana Criativa de Tiradentes, o designer Paulo Alves e o artesão X, que compartilharão suas experiências com a imersão criativa.

Designers convidados: Ofício Lenho, Pedro Haruf, Thales Pimenta, João Diniz, Riardo Rangel, Porfirio Valladares. Estúdio Iludi, Tomada, Francisco Oliveira, Carla Medina, Sergio Stark, Zargos, Juliana Vasconcellos, Alva Design, Samauma Marcenaria, Domingos Tortora, Zoe Atelier.

SERVIÇO 

Exposição 100% Minas

De 29 de junho a 29 de julho de 2018

Terça a sexta, das 10h às 21h; Sábado e domingo, das 10h às 18h

Casa Fiat de Cultura | Praça da Liberdade, 10 | Belo Horizonte, Minas Gerais

 

Casa Fiat de Cultura

Há 12 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestras e de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

facebook.com.br/casafiatdecultura

Informações sobre o Evento

Início do evento 09-07-2018
Período do evento: De 29-06-2018
Até 29-07-2018
Entrada Gratuito
Local Casa Fiat de Cultura

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui