• Banner Site Circuito

Crédito: Divulgação

A exposição “Névoas de Ouro Preto”, do coletivo Mineiro 6+1, apresenta a história de três personagens ilustres da cidade: Marília de Dirceu, Dona Olympia e Alberto da Veiga Guignard.

O Centro de Arte Popular abre ao público a nova exposição temporária “Névoas de Ouro Preto”, do coletivo mineiro “6+1”.

A exposição conta a história de Ouro Preto, a partir da perspectiva de três personagens reais que viveram na cidade e que tiveram o “coração partido” por decepções amorosas e outras mazelas: Maria Doroteia Joaquina de Seixas, conhecida como Marília de Dirceu, Dona Olympia e Guignard. As histórias são enredadas pelos contos do escritor e jornalista mineiro Paulo Mendes Campos.

Os três moradores icônicos de Ouro Preto chegam à mostra, em Belo Horizonte, por meio de 22 obras que expressam algo diferente do saber histórico, inspiradas por escritos de Paulo Mendes Campos, com referenciais no amor, na frustração amorosa, na busca de saídas para as dores subjetivas e na solidão.

Criado em fevereiro de 2022, o coletivo “6+1” é composto por Ângela Costa, Fátima Mirandda, Letícia Pinto, Liliane Coelho, Mônica Batitucci, Regina Moraes e Marcos Esteves.

“Névoas de Ouro Preto” faz parte da programação da 6ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, projeto da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo que propõe a extensão do horário de funcionamento dos equipamentos culturais de todo o estado uma vez ao mês.

EXPOSIÇÃO “NÉVOAS DE OURO PRETO”, do coletivo mineiro “6+1”
Abertura: 14 de março de 2024
Horário: 19h às 21h
Período de Visitação: 14 de março a 28 de abril de 2024
Local: Centro de Arte Popular
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes - BH/MG
Horário de Funcionamento: Terça a Sexta-Feira 12h às 18h30 Sábados, Domingos e Feriados 11h às 17h.


Facebook: 
https://www.facebook.com/centrodeartepopular.mg/
Instagram: 
https://www.instagram.com/centrodeartepopular

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Um dos locais mais famosos da cidade, a Praça Sete, vai receber a Casa do Papai Noel entre os dias 13 e 23 de dezembro. O espaço terá programação gratuita de fotos com o Papai Noel e apresentações musicais. “A Praça Sete é um dos principais símbolos da cidade e possui um forte comércio em seu entorno. A Casa do Papai Noel será um espaço de celebração do comércio e, principalmente, de nossa cidade”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

A Casa do Papai Noel ficará no quarteirão da Rua Carijós, em frente ao UAI. O funcionamento da casa será das 10 às 20 horas. O Papai Noel estará disponível para tirar fotos das 12 às 20 horas. As fotos são gratuitas e não é necessário agendamento. O acesso ao espaço será por ordem de chegada.

Trio elétrico com Papai Noel nos centros comerciais

Entre os dias 11 e 23 de dezembro, os 35 centros comerciais da capital mineira irão receber a caravana do ‘Natal Encantado’ com trio elétrico, Papai Noel e Noeletes. O trio terá um espaço cenográfico onde será permitido fazer fotos.

Além da caravana, serão instalados 17 totens decorativos e “instagramáveis” nos seguintes endereços:

-          Praça Manoel Goes Menuchi - Belvedere

-          Alameda Oscar Niemeyer, 500 - Vila da Serra

-          Praça Amintas de Barros - Venda Nova

-          Praça Mohamed - Pampulha

-          Praça São Francisco de Assis - Pampulha

-          Praça Domingos Gatti - Barreiro

-          Avenida Augusto de Lima, 1.313 - Barreiro

-          Praça da Bandeira - Cruzeiro

-          Praça da Rodoviária - Centro

-          Praça da Savassi (Avenida Getúlio Vargas, 1.300) - Savassi

-          Praça Raul Soares - Centro

-          Avenida João Pinheiro, 495 - Boa Viagem

-          Avenida Silviano Brandão, 1.109 - Sagrada Família

-          Rua Cel. Pedro Paulo Penido, 152 - Cidade Nova - Feira dos Produtores

-          Praça Paulo VI (Avenida Abílio Machado, 2.243 - Glória)

-          Avenida Dr. Cristiano Guimarães, 2.391 - Planalto

-          Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 20 - Buritis

O propósito é descentralizar as ações em torno da data e levar para todas as regiões da cidade a temática do ‘Natal Encantado’. Dezembro é o mês mais importante para o comércio e também onde as relações afetivas e de convívio social são reforçadas. Queremos proporcionar a todos um Natal mais festivo e próspero”, afirma Marcelo de Souza e Silva.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Programação de férias do CCBB BH oferece atividades gratuitas para todas as idades durante o mês de janeiro 

As novidades incluem estreia da mostra de cinema “Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil”, atividades paralelas da exposição “Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium”, inauguração da exposição “A.R.L. Vida e Obra”, horários prolongados do CCBB Educativo e mais! 

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) apresenta em janeiro sua programação de férias, com opções para todas as idades. Dentre as novidades do mês estão a estreia da mostra de cinema “Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil”, no dia 04/01, a inauguração da exposição “A.R.L. Vida e Obra”, no dia 24/01, além do início das atividades paralelas da exposição “Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium”, no dia 13/01

Durante as férias de janeiro, também é possível conferir a peça “Vestido de Noiva”, em cartaz até 05/02, assim como participar das atividades gratuitas do CCBB Educativo, que estão com horários prolongados durante as férias. 

Confira abaixo a programação completa: 

CINEMA 

Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil  

No dia 4 de janeiro, estreia no CCBB BH a mostra de cinema “Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil”, que exibe um conjunto de 50 filmes de 8 países, dentre animações, curtas e longas-metragens do universo infantil.   

As sessões de cinema são gratuitas e acontecem no Teatro II, de quinta a domingo, às 14h e 17h30. Os ingressos podem ser retirados no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB. Uma hora antes de cada sessão, novos ingressos serão liberados exclusivamente na bilheteria do CCBB.  

Além dos filmes, a programação da mostra ainda inclui outras atividades culturais, como oficinas, contação de histórias e espetáculos teatrais, que acontecem aos sábados e domingos, sempre às 16h. A entrada também é gratuita, sem necessidade de ingresso.  

A mostra fica em cartaz até o dia 4 de fevereiro, e a programação completa está disponível no site ccbb.com.br/bh

 

EXPOSIÇÕES 

A.R.L. Vida e Obra

No dia 24 de janeiro, estreia a exposição “A.R.L. Vida e Obra”, que se aprofunda na produção do artista brasileiro Antônio Roseno de Lima, demonstrando a sensibilidade de Roseno frente ao cotidiano. 

Os materiais presentes nas obras exibidas no CCBB BH vão de pedaços de latas retirados dos entulhos a papelões, madeira e esmalte sintético das sobras das latas utilizadas para pintar portas. 

A exposição fica em cartaz até 18 de março, nas Galerias do Térreo, de quarta a segunda, das 10h às 22h. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso pelo site ccbb.com.br/bh ou pela bilheteria do CCBB.  

 

Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium 

            Continua em cartaz em janeiro a exposição “Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium”, que exibe mais de 80 trabalhos marcados pela experimentação e performance, que apontam a transformação na obra e no pensamento de Hélio Oiticica, artista brasileiro que marcou a história da arte mundial com seu trabalho potente e performático.   

A exposição acontece até o dia 5 de fevereiro, no Pátio e Galerias do 3º andar, de quarta a segunda, das 10h às 22h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria física do CCBB ou no site ccbb.com.br/bh.  

Durante o mês de janeiro, começa também a programação paralela da exposição, composta por diversas atividades artístico-culturais gratuitas, que dialogam com as obras expostas no CCBB BH. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela bilheteria do CCBB BH, uma hora antes de cada atividade. 

No dia 13/01, às 14h, ocorre a ação “Fábrica de Relevos Espaciais”, uma oficina de criação de objetos, tendo como inspiração os Relevos Espaciais de Oiticica. A atividade ocorre no Pátio do CCBB e resulta em pequenas obras, estruturas tridimensionais e móbiles para adultos e crianças.  

No dia 20/01, às 14h, no Pátio, ocorre a Oficina de Parangolés, que convida crianças e adultos a produzir suas próprias capas/vestimentas com frases de impacto, se inspirando nos trabalhos icônicos de Oiticica Na mesma data, às 17h, o CCBB BH recebe uma fanfarra da cidade, que convida o público a realizar um exercício de liberdade ao longo do espaço do Centro Cultural. 

No dia 27/01, ocorre a oficina “Ontem, Hoje e Amanhã”, às 19h30, na Sala 206. A atividade tem foco na difusão do design gráfico brasileiro produzido nas décadas de 60 e 70, através do olhar, da vida e dos trabalhos desenvolvidos pelo artista gráfico e visual baiano Rogério Duarte. O evento promove bate-papo, mesa-redonda e um poster workshop com Dandara Almeida e Bruno Biano, do Estúdio Voulta. 

 

TEATRO  

Vestido de Noiva 

            Durante o mês de janeiro, o público tem a oportunidade de conferir o aclamado espetáculo “Vestido de Noiva”, do Grupo Oficcina Multimédia (GOM). A peça está de volta ao CCBB BH em celebração aos 80 anos da obra de Nelson Rodrigues, que revolucionou a dramaturgia moderna no Brasil.  

No palco, os artistas mesclam realidade, memória e alucinação para contar a triste história de Alaíde, que, após ser atropelada por um carro em alta velocidade, é hospitalizada em estado de choque. Na mesa de cirurgia, oscilando entre a vida e a morte, a mente de Alaíde busca reconstruir sua própria história e, aos poucos, seus sonhos inconscientes e desejos mais inconfessáveis vêm à tona.  

"Vestido de Noiva” está concorrendo ao 34º Prêmio Shell de Teatro na categoria “Destaque Nacional”, e a diretora do espetáculo, Ione de Medeiros, está concorrendo ao prêmio APCA 2023 na categoria “Melhor Direção”. 

A montagem fica em cartaz até 5 de fevereiro, no Teatro I do CCBB BH, de sexta a segunda, sempre às 20h. Os ingressos custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia), e estão disponíveis no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB.                 

CCBB EDUCATIVO 

Durante as férias de janeiro, o CCBB Educativo oferece horários prolongados para suas principais atividades. As ações “Em Cantos e Contos – As Ruas Falam”, “Laboratório de Práticas Criativas – Objetos Sensacionais”, “Livro Vivo”, “Pequenas Mãos – Lugares de Sentido” e “Pequeníssimas Mãos – Múltiplas Sensações” passam a ocorrer de quinta a segunda. Os horários e sinopses das atividades podem ser conferidos no site ccbb.com.br/bh

Em janeiro, o CCBB Educativo também oferece atividades especiais, como a ação “Que Dia é Hoje? O Corpo é uma Festa – Diversidade no Carnaval de Rua de BH”, que visa celebrar o Dia da Visibilidade Trans. A ação ocorre no dia 21 de janeiro, às 11h, e o bloco Abalô-caxi irá realizar um cortejo carnavalesco com foco na luta, festa e visibilidade Trans. 

No dia 20 de janeiro, às 10h30, ocorre a ação “Chá entre Nós – Delírios Conceituais Sobre a Experiência na Arte Contemporânea”, que consiste em um bate-papo que explora a história de luta e resistência do carnaval de rua de Belo Horizonte, em conexão com o viés carnavalesco e ambulatorium da produção artística de Hélio Oiticica. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/TqP3PGqkqvRCAYzj8. 

Ao longo do mês, o CCBB Educativo também oferece semanalmente Visitas Mediadas, Visitas Agendadas para Grupos, Visitas Mediadas em Libras, Visitas Teatralizadas, as ações “#EUQUEFIZ” e “Ateliê Educativo”, e as atividades “Música Encena” e “Ações Sensoriais”, que dialogam com a exposição “Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium”.  

Além disso, o CCBB Educativo também oferece no dia 14 de janeiro, às 9h30, a visita mediada para bebês “No Sling”, com inscrição pelo link https://forms.gle/uFKJ1fMV9GBqj9CX9, assim como uma Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial, no dia 21 de janeiro, às 9h30, com inscrições pelo link https://forms.gle/PLKM6ZQCoin8u6uu6. 

A programação completa pode ser conferida em ccbb.com.br/bh. As atividades do CCBB Educativo são gratuitas e não é necessário retirar ingressos para participação. 

 

Circuito Liberdade      

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.     

SERVIÇO 

CINEMA 

Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil

Local: Teatro II CCBB BH  

Data: 04/01/24 a 04/02/24 - de quinta a domingo, das 14h às 17h30 

Classificação indicativa: Livre

Ingressos gratuitos, retirados pelo site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB. 

EXPOSIÇÕES

A.R.L. Vida e Obra 

Local: Galerias do térreo 

Período: 24/01/24 a 18/03/24  

Ingressos gratuitos, retirados pelo site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB. 

Horário de visitação: de quarta a segunda, das 10h às 22h.  

Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium 

Local: Pátio e galerias do 3º andar 

Período: até 05/02/24 

Ingressos gratuitos, retirados pelo site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB. 

Horário de visitação: de quarta a segunda, das 10h às 22h.  

ATIVIDADES PARALELAS | HÉLIO OITICICA – DELIRIUM AMBULATORIUM 

Fábrica de Relevos Espaciais 

Local: Pátio CCBB BH  

Data: 13/01 (sábado), às 14h  

Entrada gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela bilheteria do CCBB BH, uma hora antes da atividade.   

Oficina de Parangolés 

Local: Pátio CCBB BH  

Data: 20/01 (sábado), às 14h  

Entrada gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela bilheteria do CCBB BH, uma hora antes da atividade.   

Fanfarra 

Local: CCBB BH  

Data: 20/01 (sábado), às 17h  

Entrada gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela bilheteria do CCBB BH, uma hora antes da atividade.   

Oficina “Ontem, Hoje e Amanhã” 

Local: Sala 206 CCBB BH  

Data: 27/01 (sábado), às 19h30  

Entrada gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela bilheteria do CCBB BH, uma hora antes da atividade.   

TEATRO 

Vestido de Noiva

Local: Teatro I CCBB BH  

Data: até 5 de fevereiro - de sexta a segunda, às 20h  

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia), disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB. 

CCBB Educativo  

Que Dia é Hoje? | O corpo é uma festa – Diversidade no carnaval de rua de BH 

Quando: 21/01 (domingo), às 11h. 

Chá entre Nós | Delírios Conceituais Sobre a Experiência na Arte Contemporânea 

Quando: 20/01 (sábado), às 10h30. 

Inscrições: https://forms.gle/TqP3PGqkqvRCAYzj8 

No Sling

Quando: 14/01 (domingo), às 9h30. 

Inscrições: https://forms.gle/uFKJ1fMV9GBqj9CX9 

Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial

Quando: 21/01 (domingo), às 9h30. 

Inscrições: https://forms.gle/PLKM6ZQCoin8u6uu6 

Em Cantos e Contos – As Ruas Falam 

Quando: De quinta a segunda, às 14h e 16h. 

Laboratório de Práticas Criativas – Objetos Sensacionais 

Quando: Sábados e domingos, às 12h e 17h. Segundas, quintas e sextas, das 11h às 14h e das 15h às 20h. 

  

Livro Vivo 

Quando: De quinta a segunda, às 13h e 17h. 

Pequenas Mãos – Lugares de Sentido 

Quando: De quinta a segunda, às 15h. 

Pequeníssimas Mãos – Múltiplas Sensações 

Quando: De quinta a segunda, às 11h e 11h30. 

Ações Sensoriais

Quando: Sábados e domingos, às 11h e 15h. Segundas, quintas e sextas, das 11h às 14h, das 15h às 18h, e das 19h às 21h. 

Música Encena

Quando: Sextas, às 19h.  

#EUQUEFIZ 

Quando: Segundas, quintas e sextas, das 10h às 21h. Quartas, das 10h às 13h e das 17h às 21h. Sábados, domingos e feriados, às 10h e 18h. 

Ateliê Educativo 

Quando: Segundas, quintas e sextas, das 10h às 21h. Quartas, das 10h às 13h e das 17h às 21h. Sábados, domingos e feriados, às 10h e 18h. 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Belo Horizonte esconde verdadeiros oásis e a gente pode provar. E é pra evidenciar isso que está sendo lançada a Rota das Praças, Parques e Jardins Internos. Vem conferir.

O atual contexto que vivemos nos fez repensar nossa relação com os espaços públicos e de lazer da cidade. Se antes viajávamos consideráveis distâncias em busca de lazer, hoje queremos um momento de descontração a qualquer brecha possível, em um fim de semana, fim de tarde ou feriado.

O incrível é pensar sobre a versatilidade de uma metrópole como Belo Horizonte, que oferece em seu território muitas opções culturais, como museus, centros culturais, cinemas, teatros e etc., e também muitas opções de passeios ao ar livre.

Refúgios ao ar livre em Belo Horizonte

Quem mora ou vai com frequência à capital mineira pode até não perceber isso a todo tempo, mas eu vou te lembrar: Belo Horizonte é uma cidade surpreendente.

Por muitas décadas a capital mineira teve sua fama relacionada à sua expressiva quantidade de áreas verdes. Por isso o título de “cidade jardim”, tão marcante por tantas décadas. Hoje muita coisa já mudou, a cidade cresceu. E como cresceu! Abriga mais de 2,7 milhões de habitantes.

Ainda assim, com todo esse porte, existem muitas opções de verdadeiros oásis pela cidade e que valem com certeza uma visita com calma, apreciando toda a beleza e sossego que esses lugares oferecem.

Sendo você belorizontino ou apenas alguém de passagem pela cidade, planeje seu tempo livre para conhecer ou revisitá-la com um olhar em busca de belos refúgios ao ar livre. Conheça essa novidade: a Rota das Praças, Parques e Jardins Internos.

Sobre a Rota das Praças, Parques e Jardins Internos

Com o despertar da primavera Belo Horizonte nos brinda com essa excelente opção de passeio turístico: a recém lançada rota turística dedicada à apreciação das áreas verdes da cidade. Na verdade, a primavera é só uma desculpa pra te fazer olhar para essas lindezas, porque elas merecem passeios a qualquer dia e hora.

Idealizada a partir da conexão entre pontos turísticos que estão na delimitação da Av. do Contorno, a rota propõe um recorte à cidade de BH apreciando belíssimos jardins revelados em pontos turísticos culturais e ilhas de natureza preservada presentes em unidades de conservação e praças.

Confira aí essas dicas imperdíveis de pontos turísticos da rota das Praças, Parque e Jardins.

Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade certamente é um dos espaços públicos em Belo Horizonte mais procurados por quem está em busca de se desligar um pouquinho da correria.

Além de ser um dos cartões-postais de Belo Horizonte, essa belíssima praça é o coração do Circuito Liberdade, um importante complexo cultural brasileiro.

Quando Belo Horizonte se tornou a capital do estado, foi o local da Praça da Liberdade o escolhido para abrigar em seu entorno a sede do governo. O Palácio da Liberdade e os prédios onde funcionam hoje museus e centros culturais são a lembrança das secretarias estaduais que iniciaram ali.

A paisagem da praça é repleta de jardins e estátuas em mármore, um movimentado coreto e bancos espalhados por todo o espaço dão o tom que aquele espaço é para ser desfrutado. A dupla fileira de palmeiras imperiais dá mais imponência ainda à praça e cercam uma simpática alameda de paralelepípedos.

Completam a paisagem do entorno, construções ecléticas datadas da época da transferência da capital, o edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública.

CCBB (Pátio Interno)

O pátio do CCBB abriga cafeterias e restaurantes onde podem ser vistas todas as janelas internas do prédio.

Local: Praça da Liberdade, 450 - Funcionários

Memorial Minas Gerais Vale (Jardim Interno)

O piso do pátio central do edifício conta com um jardim de inverno com inúmeras bromélias.

Local: Praça da Liberdade, 640 - Funcionários

Palácio da Liberdade (Jardins)

Na área externa do Palácio encontram-se os belíssimos jardins, projetados originalmente por Paul Villon seguindo o estilo inglês e com o passar dos tempos, foram incluídos elementos decorativos como esculturas e fontes.

Local: Praça da Liberdade, s/n

Casa Fiat de Cultura (Jardins)

Na área exterior da Casa Fiat de Cultura, encontra-se um jardim com mangueiras centenárias.

Local: Praça da Liberdade, 10 - Funcionários

Academia Mineira de Letras (Jardins Internos)

Buscando descritivo

Local: Rua da Bahia, 1466 - Centro

Praça Rômulo Paes

A praça homenageia o escritor e compositor mineiro, Rômulo Paes, onde existe uma famosa frase gravada no monumento, que diz: "A minha vida é esta, subir Bahia e descer Floresta”.

Local: Esquina da Rua da Bahia com a Rua dos Guajajaras e Avenida Álvares Cabral.

Praça Afonso Arinos

A praça presta homenagem a Afonso Arinos com um monumento ao professor, ensaísta, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras.

Local: As avenidas João Pinheiro e Augusto de Lima se iniciam na praça

Praça Nossa Senhora da Boa Viagem 

A praça abriga um conjunto arquitetônico em estilo eclético com influência neogótica e tem um cenário arborizado.

Local: Rua Sergipe, 175, Funcionários

Parque Municipal 

Inspirado nos parques ingleses, possui mais de 50 espécies de árvores e 400 de flora da Mata Atlântica, uma área de 182 mil metros quadrados de vegetação com pedalinhos e um centro de educação ambiental. A reserva é voltada para o passeio, lazer e prática de esportes.

Local: Avenida Afonso Pena, 1377 - Centro

Praça da Estação (Mirante CURA e Museu de Artes e Ofícios)

No largo em frente ao prédio da estação, encontra-se a estátua o ‘’Monumento à Terra Mineira’’, estátua de bronze retrata a conquista de Minas Gerais pelos bandeirantes e homenageia os mártires da Inconfidência. Dispõe de uma ampla área livre, de 12 mil metros quadrados, com dois conjuntos de fontes enormes, que brotam do piso sem formação de lago, e iluminação especial de 12 postes laterais. Ela também abriga o Museu de Artes e Ofícios.

O entorno da praça abriga também o Circuito Urbano de Arte (CURA), que é o primeiro Mirante de Arte Urbana do mundo, tendo atualmente 14 murais.

Local: Praça da Estação - Avenida dos Andradas, 201 - Centro | Mirante Cura - Rua Sapucaí

Praça Raul Soares

A praça teve o projeto do arquiteto Éric de Paula e foi inspirada nos jardins europeus. Seu traçado utiliza elementos geométricos nas calçadas portuguesas, que fazem referência à cultura marajoara e ao estilo art déco então em voga.

Local: Entre as Avenidas Amazonas, Olegário Maciel, Bias Fortes e Augusto de Lima - Centro

Praça Floriano Peixoto

A Praça Marechal Floriano Peixoto tem canteiros floridos com largos calçamentos, pista para caminhada, sombra para descanso e playground para as crianças.

Local: Situada à frente do Quartel 1º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais separada apenas pela Rua Domingos Vieira - Santa Efigênia

Praça Milton Campos

A praça presta homenagem a Milton Campos, que governou o Estado no período de 1947 a 1951 com uma estátua em bronze.

Local: Cruzamento das Avenidas Afonso Pena e Contorno - Cruzeiro

Praça Marília de Dirceu

A praça é totalmente arborizada, e tem como destaque um coreto e playground para as crianças.

Local: Entre as ruas Curitiba, Felipe dos Santos e Marília de Dirceu - Lourdes

Parque Rosinha Cadar

Com uma área aproximada de 6.900 metros quadrados, sua vegetação arbórea é composta por ipês, mangueiras, paineiras e acácias, entre outras espécies, além do privilégio de encontrar aves como bem-te-vis, beija-flores e sanhaços.

Local: Rua Rodrigues Caldas, 315 - Santo Agostinho

Praça da Assembleia

Considerada a segunda maior praça da cidade, a praça possui projeto paisagístico assinado por Burle Marx e ocupando uma área de 33.700 metros quadrados. Em seu espaço além de jardins, coreto e playground, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Local: Em frente à Avenida Olegário Maciel - Santo Agostinho

E ainda fazem parte dessa rota:

Praça Carlos Drummond de Andrade (Entre MMGerdau e Vale)

Local: Praça da Liberdade, entre o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais Vale

Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG (6º Andar )

Local: Praça da Liberdade, Gonçalves Dias, 1434 - Lourdes

Teatro de Arena (Biblioteca Pública Estadual)

Local: Praça da Liberdade, 21 - Funcionários

Palácio das Artes (Jardins Internos)

Local: Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro

Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi)

Local: Entre as Avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas e as ruas Pernambuco e Antônio de Albuquerque

Praça José Mendes Júnior (Praça Mendes Sá)

Local: Próximo a Rua da Bahia e Praça da Liberdade - Savassi

Filarmônica

Local: Rua Tenente Brito Melo, 1090 - Barro Preto

Comece já a desvendar toda a riqueza desse roteiro que mistura natureza e espaços urbanos e surpreenda-se ainda mais com o que Belo Horizonte tem a oferecer.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Com atrações para todas as idades, Circuito Liberdade oferece ampla programação de férias 

Equipamentos do Circuito prepararam dezenas de atrações especiais até o fim de janeiro

Em clima de férias escolares, o Circuito Liberdade, gerido pela Fundação Clóvis Salgado, oferece uma programação especial de férias durante todo mês de janeiro. Com diversas opções de lazer e conhecimento, a agenda conta com exposições, cinema, teatro, literatura, oficinas educativas, visitas mediadas, contação de histórias e muitas brincadeiras. Espetáculos da 49° Campanha de Popularização do Teatro e da Dança também fazem parte da programação. Serão realizadas diversas atividades nos 32 espaços culturais do Circuito até o fim do mês. A maior parte da programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Para a criançada, uma das opções é a mostra de cinema “Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil”, que acontece no CCBB e que conta com 50 filmes de 8 países, entre animações, curtas e longas-metragens. A programação da mostra, que vai até o dia 4 de fevereiro, inclui também oficinas, contação de histórias e espetáculos teatrais. A exibição dos filmes tem entrada gratuita e acontece sempre de quinta a domingo, às 14h e às 17h30.        

Já o Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais realiza as sessões de leitura “Amigo Livro”, com a autora Sâmia Macedo, que irá convidar as crianças para um mergulho no universo da Literatura. As sessões são gratuitas.  

O Espaço do Conhecimento UFMG apresenta mais uma edição do projeto “Férias no Museu”, que conta com atrações gratuitas, entre elas o “Sábado com Libras”, gincana astronômica, oficinas de crochê e confecção de fuxicos, além de contação de histórias e visitas mediadas à exposição de curta duração “MetropoliTRAMAS”. As atrações acontecem até o dia 31 de janeiro, às 15h, sempre de terça a doming

A programação completa das férias do Circuito Liberdade você confere no link: Programação de Férias (completa)

Leia mais:Com atrações para todas as idades, Circuito Liberdade oferece ampla programação de férias
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

 

 Além das atrações dos espaços culturais, corais, bandas e cantatas se apresentam na Praça da Liberdade gratuitamente

 Uma programação variada nos espaços culturais e atrações ao ar livre fazem parte do calendário de Natal do Circuito Liberdade de 2018, que este ano tem também a reabertura do Palácio da Liberdade para visitação do público.  O tema deste ano é Músicas de Minas.

 Para acompanhar a tradicional iluminação de Natal da Cemig na praça, de 6 de dezembro a 6 de janeiro, serão realizadas apresentações de corais e bandas, agora com uma atração especial: as Cantatas de Natal, que vão reunir as vozes de quatro corais na Praça da Liberdade. Serão duas apresentações e, numa delas, os corais irão se apresentar nas janelas do Memorial Minas Gerais Vale e do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal.  A criançada também vai poder visitar a Casa do Papai Noel, do dia 6 a 24 de dezembro.

 Os equipamentos culturais do Circuito Liberdade oferecem diversas atividades, apresentações, exposições, dentre outras.  Um dos destaques é o show de comemoração dos 30 anos do BDMG Cultural, que vai homenagear o cantor e compositor Flávio Henrique (1968-2018) e também os músicos Célio Balona, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas e Toninho Horta. No dia 7 de dezembro, às 20 horas, no Palácio das Artes. A entrada é gratuita.

 Nos dias 8 e 9 de dezembro, o Memorial Minas Gerais Vale realiza mais uma edição da Feira do Memorial. São trabalhos vendidos diretamente pelos artistas, com apresentação de DJs. E no dia 16, o projeto Eu, Criança, no Museu!  apresenta  o Auto de Natal “O Natal Existe?”, com o Grupo Carroça Teatral, às 11 horas.

 A Casa Fiat de Cultura realiza, até dia 21 de dezembro, o seu tradicional Ateliê Aberto de Cartões de Natal. Utilizando a técnica de pop-up, o público cria diferentes mensagens em 3D. Ainda na Casa Fiat, o público pode visitar a exposição Presépio Colaborativo com curadoria do artista plástico Leo Piló e participação de centenas de pessoas, feito com material reciclado. Este ano, o presépio é uma homenagem ao tradicional Presépio do Pipiripau

 O visitante que for ao Museu Mineiro vai poder ver, a partir do dia 15 de dezembro, a exposição “Minas das Artes, Histórias Gerais”, que por meio das peças do acervo do museu - muitas delas guardadas na reserva técnica do espaço - vai poder conhecer mais da história de Minas Gerais. Ainda no Museu Mineiro, uma seleção de fotos de congadas e folias de reis da região de Cordisburgo compõe a mostra “Fé e Devoção no Sertão de Rosa”.

 No dia 18 de dezembro, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal vai exibir o documentário “Violas: o fazer e o tocar em Minas Gerais”, de Felipe Chimicatti, Pedro Carvalho, Rafael Bottaro e Denis Martins, a partir da pesquisa realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Em seguida, haverá um bate papo com a gerente de Patrimônio Imaterial do Iepha-MG, Débora Raiza e o pesquisador Carlos Felipe Horta.

 Do dia 20 até 25 de dezembro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG exibe a seleção de fotos vencedoras da quarta edição do Concurso no Instagram do Circuito Liberdade, cujo tema este ano é a revitalização da Praça da Liberdade. Para participar, basta seguir a conta do Circuito Liberdade no Instagram @circuitoliberdade e postar nessa rede social uma foto da Praça da Liberdade ou das edificações que compõem o Circuito Liberdade marcada com a hashtag #minhapraçadaliberdade.

 Destaque da programação também é a Mostra Continuum, no prédio da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, de 18 a 30 de dezembro. A exposição marca a abertura parcial do edifício de estilo modernista, na Praça da Liberdade, assinado pelo arquiteto Raphael Hardy (1917-2005), que abrigará a Escola de Design da UEMG a partir de 2019. A mostra reúne peças do acervo dos cursos de Design de Ambientes, Design de Produtos e Design Gráfico e vai ficar em cartaz em duas temporadas no início do ano: a primeira, de 18 a 30 de dezembro (com recesso de 24/12 a 26/12) e visitas das 13h às 21h. A segunda temporada de exibição será de 14 de janeiro a 02 de fevereiro, de segunda a sábado, das 13h às 18h; e quinta-feira, das 13h às 21h. A entrada é gratuita

 

Para visitar o Palácio da Liberdade

O acesso ao Palácio da Liberdade é gratuito e o número de pessoas por grupo é limitado. A visita interna tem a duração estimada de uma hora, com grupos agendados de 30 em 30 minutos. A visitação aos sábados e domingos será das 9h às 15h.

As visitas escolares serão feitas mediante agendamento e ocorrerão em duas etapas, tendo início com uma formação dos educadores e em seguida a realização da visitação. O programa terá capacidade de atendimento para quatro turmas, nos seguintes horários: 8h às 10h10; 8h30 às 10h40; 14h às 16h10 e das 14h30 às 16h40, ás quintas-feiras. Crase

Todas as inscrições e agendamentos devem ser feitos online pelos sites www.circuitoliberdade.mg.gov.br ou appa.art.br/palaciodaliberdade e são gratuitos. Pessoas que não seguirem esse procedimento online e se apresentarem na portaria, caso tenham interesse na visita interna, terão sua visita condicionada às vagas disponíveis online. Os contatos para escolas e visitantes são Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (31) 3224-1919 - Ramal 32 (terças e quartas-feiras, das 9h às 12h ou das 14h às 17h).

 

Trânsito

Para facilitar a circulação no entorno da Praça da Liberdade, durante o período natalino, a partir de 6 de dezembro, a Alameda da Educação estará fechada para circulação de veículos, de 19h até a meia-noite e a Alameda de Segurança, de 20h até meia-noite. Confira os mapas no site da BHTrans. Acesse: https://bit.ly/2zDCMIL

                                                                                                               

Acesse o site www.circuitoliberdade.mg.gov.br e conheça a programação completa do período natalino.

  

Confira abaixo quando e onde se apresentam os corais e as bandas:

 10 de dezembro - Segunda-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral infanto juvenil do tribunal de justiça de Minas Gerais

21h Bombeiro Instrumental Orquestra Show – BIOS

 

11 de dezembro - Terça-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Infanto Juvenil do Cefart - Fundação Clóvis Salgado

21h - Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

 

12 de dezembro - Quarta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Orquestra Jovem Gerais

21h - Academia musical Orquestra Show – AMOS

 

13 de dezembro - Quinta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

20h - Cantata: Coral Gremig-Cemig, Rede de Cozes da Globo Minas, Grupo Villa Lobos e Coral O Canto da Lagoa

 

14 de dezembro - Sexta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Artistas da Paz (Servas)

Alameda Travessia da Praça da Liberdade

21h - Banda Musical da Polícia Militar de Minas Gerais

 

17 de dezembro - Segunda-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Raio de Luz BDMG

21h - Coral BDMG

 

18 de dezembro - Terça-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Copasa

21h - Academia Musical Orquestra Show- Amos

 

19 de dezembro - Quarta-feira

Apresentação nas janelas do Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau-Museu das Minas e do Metal  -Praça Carlos Drummond de Andrade

19h30 - Cantata: Coral Gremig Cemig, Rede de Vozes da Globo Minas, Grupo Villa Lobos e Coral o Canto da Lagoa

 

20 de dezembro - Quinta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Encanto das Gerais            

21h - Coral Campus Em Canto (UFMG )               

 

21 de dezembro - Sexta-feira

Alameda Travessia da Praça da Liberdade

20h - Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais

 

 

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

No dia 11 de julho o Arquivo Público Mineiro completa 128 anos e, em parceria com a Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro, foi elaborada uma programação especial que acontecerá ao longo da semana do aniversário.

Com o tema “Arquivo Público Mineiro: 128 de histórias e experiências”, a programação foi desenvolvida com o objetivo de demonstrar ao público as possibilidades de estudos e aplicações a partir do acervo sob guarda do APM, bem como compartilhar os sucessos e percalços de uma pesquisa acadêmica.

Programação

11/07

O Prof. Dr. Eduardo França Paiva do Departamento de História da UFMG realizará uma conferência sob o tema “O APM e a trajetória profissional do historiador”. O evento será às 15h, na sala multimeios do APM.

12 e 13/07

Será ofertado o minicurso “Pesquisa histórica em arquivos: princípios práticos”, que será ministrado pelo Coordenador do Núcleo de Arquivos Permanentes, Ygor Souza. O minicurso ocorrerá das 9h às 12h e terá como carga horária total 8h.

13/07

O público poderá realizar uma visita guiada pelo APM e suas dependências e conhecer mais sobre a história do Arquivo e dos acervos que estão sob a guarda do APM. A visita terá início às 19h.

14/07

O último dia estará recheado. Às 15h, a Profa. Dra. Márcia Almada da Escola de Belas Artes da UFMG realizará a conferência “Você conhece o Arquivo Público Mineiro? ”. Em seguida, o Prof. Dr. Alexandre Cruz Leão, também da Escola de Belas Artes da UFMG, realizará a conferência “Ler escritas invisíveis pela técnica da Fotografia Multiespectral”.

Às 17h, a mesa-redonda “Vivências do APM” receberá pesquisadores que realizam ou realizaram suas pesquisas no Arquivo Público Mineiro. Os pesquisadores irão compartilhar suas diversas experiências vividas no APM durante a realização de suas pesquisas, proporcionando ao público uma ampla visão sobre o trabalho desenvolvido pela instituição ao longo dos anos.

Para o encerramento das festividades, às 19h serão homenageadas pela Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro as senhoras Maria Efigênia Lage de Resende, Eliana Marta Teixeira Lopes e Norma de Góes Monteiro (in memorian) e os senhores Evangélio Eustáquio dos Santos, Hélio Gravatá (in memoriam) e Neidson Rodrigues (in memoriam).

Aproveite essa oportunidade única de celebrar o aniversário do Arquivo Público Mineiro. Venha fazer parte desse momento especial e enriquecedor!

Informações importantes:

Todas as atividades são gratuitas e sujeitas a lotação. Portanto é necessária a inscrição prévia por meio do link: https://bit.ly/apm128anos.

Haverá emissão de certificado para os inscritos que assinarem as listas de presença.


Local: Arquivo Público Mineiro – Av. João Pinheiro, 372 – Lourdes, Belo Horizonte/MG

Valor: gratuito

Inscrições: https://bit.ly/apm128anos

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

A acessibilidade na internet ou acessibilidade na Web significa permitir o acesso à Web por todos, independentemente do tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas Web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com necessidades especiais. A acessibilidade na Web beneficia também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de tecnologia assistida e de acesso móvel.

O sítio eletrônico do Circuito Liberdade possui dispositivos que visam permitir o adequado usufruto das funcionalidades e acesso aos conteúdos disponibilizados, conforme regulamentado na Resolução Seplag nº 29, de 05 de julho de 2016, bem como outros padrões de boas práticas de desenvolvimento Web (Web Standards, W3C).

A navegação da tecla TAB

Ordem definida para as teclas de atalho

SequênciaPosicionamento
1 Atalho para o conteúdo
2 Atalho para a primeira página
3 Acessibilidade
4 Menu principal
5 Primeiro item de menu
6 Submenu do primeiro item de menu
-- ---

 

Teclas de acesso

Teclas de acesso são um recurso de navegação que permitem a você navegar neste web site com o seu teclado.
Informações mais detalhadas sobre as teclas de acesso podem ser encontradas em Diretrizes de Acessibilidade do W3C.

Tecla de acessoItem de menu
1 Menu
2 Conteúdo
3 Acessibilidade
4 Contraste
5 Mapa do site
6 Busca

 

Usando teclas de acesso em navegadores diferentes

Internet Explorer 5+ (Windows)
Segure pressionada a tecla Alt e pressione o número ou letra da sua tecla de acesso, libere ambas as teclas e pressione ENTER.

Firefox, Mozilla e Netscape 7+ (Windows)
Segure pressionada a tecla Alt + Shift e pressione o número ou letra da sua tecla de acesso.

Firefox, Mozilla e Netscape 7+ (Mac OS X)
Segure pressionada a tecla Ctrl e pressione o número ou letra da sua tecla de acesso.

Safari e Omniweb (Mac OS X)
Segure pressionada a tecla Ctrl e pressione o número ou letra da sua tecla de acesso.

Konqueror (Linux)
Pressione e solte a tecla Ctrl e então pressione o número ou letra da sua tecla de acesso.

Internet Explorer 4 (Windows)
Segure pressionada a tecla Alt e pressione o número ou letra da sua tecla de acesso.

Internet Explorer 5+ (Mac)
Segure pressionada a tecla Ctrl e pressione o número ou letra da sua tecla de acesso.

Internet Explorer 4.5 (Mac)
As teclas de acesso não são suportadas, por favor use um navegador diferente.

Netscape 6 e mais recentes (Todas as plataformas)
As teclas de acesso não são suportadas, por favor use um navegador diferente.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Página 1 de 3

Programação

Não há eventos cadastrados.
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui

Parceiros

  • BDMG Cultural
  • Casa Fiat
  • Centro Cultural
  • Gerdau
  • UEMG
  • Museu Mineiro
  • Fundacao Clovis Salgado
  • memorial minas vale
  • Centro de Arte Popular
  • Museu dos Militares
  • Unimed
  • Biblioteca Pública
  • Logo   Ponto Cultural CDL   Preto