Circuito Liberdade tem programação dedicada ao Orgulho LGBTQIAPN+

Junho é reconhecido mundialmente como o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, em homenagem à Revolta de Stonewall, evento que muitos historiadores consideram o marco inicial da luta organizada pelos direitos da comunidade nos Estados Unidos e, simultaneamente, em outros países ocidentais. Para celebrar o mês do orgulho e, especialmente a aproximação do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ (28/6), o Circuito Liberdade, gerido pela Fundação Clóvis Salgado, apresenta uma programação diversa em seus vários equipamentos, com atrações que propõem a reflexão, a valorização e a visibilidade da comunidade queer.

No Palácio das Artes, a quarta edição do projeto “Estudos de Cinema” segue apresentando uma série de filmes que abordam identidades queer e a relação delas com a música, como “Hairspray” (1988) e “The Rocky Horror Picture Show” (1975). As próximas exibições do ciclo “O Musical e o Queer” acontecem nas tardes das últimas duas sextas-feiras de junho, dias 21/6 e 28/6, no Cine Humberto Mauro. Serão quatro filmes divididos em dois recortes, além de uma palestra ao final sobre o tema do ciclo, intitulada “O Queer, o musical e seu universo”, com certificado de participação.

Um dos destaques da programação “Orgulho e Diversidade” no Memorial Minas Gerais Vale é a sobreposição da Alegoria da República, pintura que representa os ideais políticos e econômicos da época da construção de Belo Horizonte, pela “Alegoria da Cintura Fina: a rainha da navalha”, travesti, negra e defensora de pessoas LGBTQIAPN+. A convite do Programa Educativo do Memorial Vale, o arte-educador Gustavo Rodrigues desenvolveu a obra apresentando como destaque questões sociais que atravessam o corpo trans e a história da cidade de Belo Horizonte. A imagem estilizada de Cintura Fina – com 1,70m X 3,40m – é uma pintura digital que estará exposta no museu durante todo o mês. Também em junho serão realizadas visitas mediadas, aos finais de semana, através do Percurso República, criando um diálogo sobre a sociabilidade dos movimentos LGBTQIAPN+ e a história da capital.

Já o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal participa de uma iniciativa notável: a Aliança Nacional LGBTQIAPN+, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) e a seção mineira da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH-MG), lançará o Selo da Diversidade e concederá ao MM Gerdau a honra de ser a primeira instituição em Belo Horizonte a receber a marca. O evento acontece no dia 27/6 (quinta-feira), das 15 às 19h, no Prédio Rosa da Praça da Liberdade. O Museu será oficialmente reconhecido como organização pró-diversidade e signatário do termo de compromisso de pensar políticas afirmativas para o corpo de colaboradores pertencentes à comunidade queer. Além do momento solene de entrega do Selo para representantes do Museu, a ação terá palestra sobre o Turismo LGBTQIAPN+ em Belo Horizonte e a apresentação do Coral Ars Nova – UFMG, a partir das 19h30. Após a apresentação do Coral, os visitantes e participantes da ação serão convidados a realizar uma visita mediada no Museu para conhecerem mais sobre o acervo geocientífico do MM Gerdau.

Para evidenciar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil promove, no dia 28/6, a ação a ação “Que Dia é Hoje?", às 19h30, trazendo o grupo House of DuBeco para um mini ball room de muita performance e disputa. A ball House of DuBeco apresenta um contexto de reafirmação de uma vivência periférica por meio de expressões históricas e regionais, como ritmos musicais, costumes, moda e dança. Nela, questões raciais, sociais, de gênero e de marginalização são evidenciadas nos corpos de seus integrantes por meio de movimentos e posturas. O CCBB Educativo também realizará a atividade “Livro Vivo”, com tema especial para comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, nos dias 29/6 (sábado) e 30/6 (domingo), às 13h e às 17h. Serão sessões especiais com títulos que celebram a diversidade, como "Julián é uma Sereia", de Jessica Love; "Olívia tem Dois Papais", de Márcia Leite; "Criança-Borboleta", de Marc Majewski; e "Princesa Kevin", de Michaël Escoffier e Roland Garrigue.

Em prol da celebração do Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, assim como durante todo o mês, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG ilumina a Praça da Liberdade com as cores da bandeira da comunidade. O equipamento disponibiliza também, em seu blog, a publicação “Arte e resistência LGBTQIAPN+: a cultura Ballroom em Belo Horizonte”, a partir da qual o público será convidado a conhecer mais sobre a história local das balls. Ainda no ambiente virtual do Espaço do Conhecimento UFMG, mas desta vez no YouTube, o projeto “Sábado com Libras Virtual” traz o recorte “Duplo Orgulho”, no dia 22/6 (sábado), com um conteúdo especial sobre a luta e as histórias de resistência e orgulho dos indígenas LGBTQIAPN+ no Brasil, explorando suas batalhas por direitos e visibilidade.

CIRCUITO LIBERDADE – O Circuito Liberdade conta com 32 equipamentos integrados, reunindo diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos espaços do Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades. O Circuito Liberdade tem gestão da Fundação Clóvis Salgado e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui