Abril Indígena: Programação do Espaço do Conhecimento UFMG se volta à reflexão e promoção do protagonismo de pessoas indígenas

Ao longo de todo o mês, oficinas, atividades educativas e visitas mediadas serão realizadas

 

Desenhos de Joseca Yanomami Mundos Indígenas CréditosFernandoSilva

Belo Horizonte, 22 de março de 2023 - A valorização da pluralidade étnica e cultural dos povos originários no Brasil tem impulsionado importantes mudanças na sociedade brasileira. Como um dos marcos desse movimento, temos a celebração e reflexão proposta pelo Dia dos Povos Indígenas, que passou a substituir o antigo "Dia do Índio" a partir da Lei 14.402, promulgada em 08 de julho de 2022. O propósito central da mudança é evitar estereótipos e reforçar as identidades e a diversidade cultural desses povos.

A mostra Mundos Indígenas, do Espaço do Conhecimento UFMG, apresenta mundos que criam e envolvem existências humanas e outras, entendendo que o conhecimento desses mundos, bem como dos saberes tradicionais, é essencial para a construção de sociedades onde os diferentes grupos se relacionam, se respeitam e se complementam. Com este intuito, o Espaço do Conhecimento UFMG integra  o Abril Indígena, da UFMG, com programação extensa que inclui visita mediada à exposição Mundos Indígenas, exibição de obras de Liça Pataxoop e Joseca Yanomami na Fachada Digital,  além de uma oficina de pintura corporal Ye'kwana com Marciane Rocha, artista do povo Ye’kwana, estudante indígena na UFMG e mediadora do museu.

Confira as informações completas:

Galeria Indígena na Fachada Digital:  Në ropë e Tehêys

Quando: 01 a 30 de abril, de 18h30 às 22h30

Descrição: Os desenhos de Joseca Yanomami e os Teheys de Liça Pataxoop, obras que integram a exposição Mundos Indígenas, são caminhos para acessar os diferentes modos de vida dos povos indígenas que coabitam nosso país. Essas obras são um exemplo de autoexpressão de artistas indígenas que, além de exporem suas sensibilidades próprias, são também uma ponte para a cosmovisão de um povo. Ao longo do mês de abril, o Espaço do Conhecimento UFMG exibirá os desenhos e as pinturas em sua Fachada Digital, propondo um diálogo entre a arte indígena e a cidade.

Público: Todos os públicos

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Sessão “Astronomia Indígena com Libras” no Planetário

TerraçoAstronômico CréditosLuizaBragança

Quando: 01, 08, 15, 22 e 29 de abril (sábados), às 13h

Descrição: Acessível na Língua Brasileira de Sinais, a sessão aborda a perspectiva dos povos tupis-guaranis sobre o céu. Elaborada pelo Núcleo de Astronomia do Espaço, a sessão traz narrativas que envolvem o Sol, a Lua, os pontos cardeais, as mudanças nas estações, o eclipse lunar e as constelações de Ema, Homem Velho, Veado e Anta.  

Duração: 15 min

Onde: Planetário  do Espaço do Conhecimento UFMG, Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Visita Mediada à Exposição “Mundos Indígenas”

Quando: 01/04 (sábado - Acessível em Libras), às 14h e 09 e 30/04 (domingo), às 15h

Descrição: A equipe de mediadores do Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes para uma imersão na exposição ''Mundos Indígenas”, onde poderão conhecer os universos sensíveis e os diferentes modos de viver, saber e cuidar de cinco de povos originários brasileiros: Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Maxakali e Pataxoop. No dia 01/04, a atividade será mediada em português e na Linguagem Brasileira de Sinais pela intérprete do Espaço do Conhecimento UFMG. Já nos dias 09 e 30/04, a visita não contará com tradução em Libras. 

Público: Pessoas da comunidade surda e demais públicos do Espaço do Conhecimento UFMG, a partir de 05 anos.

Número de vagas: Até 20 pessoas (ingressos na recepção serão liberados 2h antes da visita em questão)

Onde: 2° andar (Exposição Mundos Indígenas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Visita aos Mundos Indígenas: Në Ropë

Quando: 02/04 (domingo), às 15h

Descrição: Nesta visita mediada, conheceremos o mundo dos Yanomami por meio do conceito Në Ropë, escolhido pelos curadores Davi Kopenawa e Joseca Yanomami para representar seu povo na exposição Mundos Indígenas. Na atividade, através de contações de histórias sobre os irmãos Omama e Yoasi e pela observação dos quadros pintados por Joseca Yanomami, vamos nos aproximar do Në Ropë e discutir as diferentes maneiras existentes de se relacionar com a terra.

Público: Todos os públicos

Número de vagas: Até 20 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Onde: 2° andar (Exposição Mundos Indígenas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Oficina “Pintura Corporal Ye’kwana”

Ofic. Pintura Corporal Yekwana CréditosNúcleoEducativoECUFMG Copia

Quando: 08/04 (sábado), às 15h 

Descrição: Marciane Rocha, artesã Ye’kwana e estudante do curso de Antropologia da UFMG, conduzirá uma sessão de pintura corporal utilizando os “carimbos” tradicionais Ye’kwana, com pintura de rosto, pernas e braços dos participantes da oficina com os padrões gráficos Ye’kwana. Durante a oficina, enquanto a artesã pinta os corpos dos participantes, serão narrados excertos das narrativas tradicionais ye’kwana, as wätunnä, que contam sobre o tempo das origens do mundo.

Público: Todos os públicos 

Número de vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Onde: 2° andar (Sala de Oficinas e Exposição Mundos Indígenas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Oficina “Desvendando as constelações Guarani”

Quando: 22/04 (sábado), às 15h 

Descrição: Nesta contação de histórias sobre a astronomia do povo Guarani, serão abordados os nomes dados às suas constelações, o significado dessas representações e a relação do céu com o seu cotidiano. 

Número de vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Público: Todos os públicos

Onde: 5° andar (Hall) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Visita Mediada aos Mundos Indígenas: O Grande Tempo das Àguas 

Teheys de Liça Pataxoop Mundos Indígenas Créditos Núcleo Audiovisual

Quando: 23/04 (domingo), às 15h 

Descrição: Por meio de uma visita à exposição “Mundos Indígenas”, os participantes conhecerão o conceito “O grande tempo das águas", proposto pelos curadores Kanatyo e Liça Pataxoop, da aldeia Muã Mimatxi, em Itapecerica, Minas Gerais. A aproximação deste conceito se dará por intermédio dos Tehêys, desenhos-narrativa, utilizados como material didático de ensino que compõem a instalação.

Número de vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Público: Todos os públicos

Onde: 2° andar (Exposição Mundos Indígenas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Oficina “Os Sorielisarb: Quem são os outros?”

Quando: 29/04 (sábado), às 15h 

Descrição: Quem são os Sorielisarb? Quem são os outros do nosso povo? Qual povo é estranho a nós? Nesta atividade, iremos conhecer os costumes e crenças de um grupo muito próximo de nós e, ao mesmo tempo, desconhecido. Os Sorielisarb estão entre os povos Caribe do braço direito do Amazonas e os do tronco tupi do Rio da Prata. Em grande número atualmente, se encontram majoritariamente dentro daquilo que se convencionou chamar de círculo tupi-guarani. Na oficina, os participantes refletirão sobre a alteridade e a diversidade dos povos indígenas no Brasil.

Número de vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Público: Todos os públicos, a partir de 05 anos

Onde: 2° andar (Sala de Oficinas e Exposição Mundos Indígenas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Outras atividades do mês:

Retomada das Observações Noturnas no Terraço Astronômico

Quando: 01, 08, 15, 22, 29 de abril (aos sábados), de 19h às 20h45

Descrição: A observação noturna dos astros é uma das mais tradicionais atividades que o Espaço do Conhecimento UFMG oferece. No primeiro dia do mês de abril, o museu retoma as observações com ainda mais senhas, distribuídas ao público a partir das 17h30. O  Terraço Astronômico conta com dois telescópios e um teto retrátil, que permitem que o público possa contemplar até dois objetos diferentes no céu de BH. A atividade é  gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção nos dias do evento. 

Número de vagas: 105 senhas (ingressos na recepção a partir de 17h30)

Público: Todos os públicos

Onde: 5° andar (Terraço Astronômico) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Descobrindo o Céu - As novas luas de Júpiter

Quando: 06 de abril (quinta-feira), às 17h

Descrição: A live terá como objetivo discutir a descoberta de 12 novas luas de Júpiter, abordando como e onde foram localizadas, além de apresentar informações relevantes sobre as demais luas que orbitam o maior planeta do Sistema Solar.

Público: Todos os públicos

Onde: youtube.com/espacoufmg

Redes Sociais: Instagram: @espacoufmg  / Twitter: @espacoufmg /  Facebook: espacodoconhecimentoufmg 

Serviço: Abril Indígena no Espaço do Conhecimento UFMG

Data: 1 a 30 de abril de 2023

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG. (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários)


O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui