Cultura e arte popular marcam os 10 anos de parceria entre Gerdau, Governo de Minas e MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Entre 21 e 26 de março, Giro Palco Liberdade promoverá uma semana com diversas atrações no Prédio Rosa do MM Gerdau

 

Em 2023, a parceria entre a Gerdau e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - Secult, junto com o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, completa 10 anos. As comemorações desse marco terão início com o Giro Palco Liberdade, entre 21 e 26 de março, que abrirá espaço para a preservação e fomento da cultura e da arte local. Serão promovidas atrações multiculturais provenientes de vários municípios mineiros, que ocuparão o prédio do museu.

 

MMGerdau Fachada Jomar Bragança

A semana de atrações gratuitas contará com oficinas, apresentações inéditas, exposição feirinha de artesanato e arte popular e um show de luzes inesquecível. No final de semana (25 e 26), um festival musical preencherá um dos mais belos cartões postais da capital, com ritmos e vozes da cena mineira. A programação completa pode ser acessada no site www.boraprogiro.com.br e nas redes sociais do Museu (@mmgerdau).

“Fomentar a cultura e a economia criativa é uma forma da Gerdau contribuir com o desenvolvimento das comunidades. Estamos felizes em poder trazer para a capital diversos projetos do interior. Sempre buscamos fortalecer e dar visibilidade ao legado da rica arte popular construída ao longo dos 300 anos de história do estado. Estamos preparando diversas ações em 2023 para celebrar os 10 anos da parceria entre a empresa e o governo mineiro com o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, iniciativa que fortalece cada vez mais nossos vínculos com Minas Gerais”, ressalta Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau.

Para Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau, é uma alegria poder realizar no Museu ocupações criativas e um festival com toda a essência da música mineira. “São ações que valorizam ainda mais a pluralidade do estado de Minas Gerais, para além das suas riquezas científicas e tecnológicas, mas também valorizando suas diversas manifestações artísticas e culturais. É assim que iniciamos as celebrações de uma década de parceria entre o Museu, a Gerdau e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Estamos muito felizes por este marco!”, afirma.

O Giro Palco Liberdade é uma ação colaborativa entre a Gerdau, o MM Gerdau e os projetos Verbo Gentileza e Movimento Giro, ambos apoiados pela empresa.


NO MUSEU

Entre os dias 21 e 25, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal será palco de oficinas, seminários e apresentações. Aulas de pintura, bordado, dança, música e cerâmica ocuparão os espaços do prédio histórico da capital, inaugurado em 1897. Também estão programados palestra e fórum abordando a gastronomia mineira e o patrimônio histórico-cultural de Miguel Burnier, comunidade localizada na cidade de Ouro Preto, onde a Gerdau desenvolve diversos projetos.

Símbolos da cultura popular como a viola caipira, a dança do coco, a capoeira e o congado também terão espaço garantido no conjunto de atrações. No dia 25, o Projeto Conexão SK8 fala sobre a oficina de skate, esporte que ganhou grande evidência devido às medalhas conquistadas na Olimpíada de Tóquio, e promete ser sucesso entre os jovens.

A partir do sábado (25), entre 12h e 17h, o Giro Palco Liberdade vai virar uma grande festa, com apresentações de congado e de dança. O Verbo Gentileza, projeto apoiado pela Gerdau que ressalta os valores da economia circular e do reaproveitamento, estará presente com o Circuito Gentileza. A iniciativa levará ao Museu artesãos, produtores locais e ambulantes de diversas cidades mineiras.

A partir das 18h, o Verbo Gentileza, em parceria com o coletivo Studio Darklight, irá criar um show de luzes inédito assinado pela dupla Ric Cançado e Homem Gaiola, o roteiro contempla três animações que se complementam, iniciando com a valorização e exaltação da cultura em suas diferentes formas, trazendo a retrospectiva de momentos importantes da parceria entre a Gerdau, o Museu e o Governo de Minas; uma animação “pré-save” do single “Manifesto Verbo Gentileza 2023” que traz o verbo “Cuidar”- autoria de Castelo Branco e, para fechar, considerando que estamos a menos de 3000 dias para alcançar as metas da Agenda 2030, uma animação sobre os ODS e uma nova conduta de comportamento para um mundo mais gentil, consigo, com o outro e com o planeta.

No domingo (26), entre 10h e 19h, várias atrações musicais e dj’s animarão o dia e a noite no Museu. Cortejos, apresentações e o Circuito Gentileza completam a programação.

 

SOBRE A GERDAU

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material.

Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

 

SOBRE O MM GERDAU - MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 325 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil.

É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia, por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa. Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal integra o Circuito Liberdade, principal complexo de equipamentos culturais de Belo Horizonte e possui patrocínio direto da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, edifício histórico tombado de 1897, na Praça da Liberdade que, em 2022, completou 125 anos de sua construção.


SERVIÇO:

Cultura e arte popular marcam os 10 anos de parceria entre Gerdau, Governo de Minas e MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Data: 21 a 26/03, terça a domingo Horário: vide programação

Endereço: Prédio Rosa na Praça da Liberdade, no 680, Funcionários - BH www.boraprogiro.com.br

www.mmgerdau.org.br @mmgerdau

Entrada gratuita!

As inscrições para as oficinas e atividades com vagas limitadas serão realizadas respeitando a ordem de chegada e a lotação do espaçoe de cada ação.

Assessoria de Imprensa: Lucas D’Ambrosio - 31-99701-8860 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui