BDMG Cultural lança editais de música instrumental

Estão abertas as inscrições para o 22º Prêmio BDMG Instrumental, edital de concorrência pública que consagra quatro instrumentistas de Minas Gerais, e do Prêmio Marco Antônio Araújo, edital que elege o melhor álbum de música instrumental lançado em 2022

Entre 06 de março e 10 de abril, o BDMG Cultural recebe inscrições para os editais de concorrência pública da área musical com foco na produção instrumental mineira. Instrumentistas podem se inscrever na 22ª edição do Prêmio BDMG Instrumental e no Prêmio Marco Antônio Araújo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site bdmgcultural.mg.gov.br

 

22º Prêmio BDMG Instrumental

BDMG

A premiação é voltada para compositores, arranjadores e instrumentistas mineiros e mineiras ou residentes em Minas Gerais, com objetivo de valorizar a pesquisa e a produção musical em curso no estado. O Prêmio BDMG Instrumental premia quatro instrumentistas com o valor de R$ 13 mil e a realização de shows em Belo Horizonte, no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB BH, e em São Paulo, no programa Instrumental Sesc Brasil, em uma parceria de longa data com o Sesc SP. Além dos quatro instrumentistas, o edital ainda contempla o melhor instrumentista e o melhor arranjo da edição na etapa final da premiação. Em 2023, a finalíssima do 22º Prêmio BDMG Instrumental ocorre no fim de maio no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte.

Desenvolvido pelo BDMG Cultural desde 2000 e considerado um dos principais prêmios de música instrumental do país, o BDMG Instrumental conta com novidades: ganha uma plataforma exclusiva com toda a sua memória, a ser lançada até o fim de 2023.

 

Prêmio Marco Antônio Araújo

BDMG 1

Desde 2013, o edital tem o objetivo de reconhecer os trabalhos de música instrumental produzidos no ano anterior à premiação. Uma homenagem ao legado do músico mineiro Marco Antônio Araújo, o edital é voltado para a produção autoral, instrumental e independente de artistas mineiros ou residentes em Minas Gerais. Esta edição premia trabalhos lançados em 2022. O vencedor ou vencedora receberá premiação no valor R$ 10 mil e se apresentará na final do 22º Prêmio BDMG Instrumental, em um pocket show com o repertório do trabalho consagrado.

 

No ano em que completa 35 anos, o Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG Cultural é uma organização sem fins lucrativos que atua de maneira multidisciplinar para fomentar, registrar e divulgar os processos culturais em Minas Gerais. O BDMG Cultural integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

 

Serviço

Inscrições para os editais de música instrumental do BDMG Cultural -
22º Prêmio BDMG Instrumental e Prêmio Marco Antônio Araújo
Período: 06 de março a 10 de abril de 2023

Onde: inscrições gratuitas e editais disponíveis no site www.bdmgcultural.mg.gov.br

Comunicação: (31) 3219-8691 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui