Centro de Arte Popular, no Circuito Liberdade, recebe exposição que celebra os 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da FAOP

O Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) completa meio século este ano. Para celebrar a data, a FAOP inaugura nesta sexta-feira (9/12), às 19h, a exposição “Presépios: Tradição Renovada – 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto”. A exposição, que fica em cartaz até 5 de fevereiro, acontece no Centro de Arte Popular, equipamento integrante do Circuito Liberdade. Trinta obras vencedoras em edições anteriores serão exibidas ao público.

Presépio de Maura Barbosa de Castro Marques 2009

Para Jefferson da Fonseca, presidente da FAOP, os presépios vencedores, além de bonitos e criativos, mostram a evolução dessa arte de fé e inspiração, que acaba sendo reinventada a cada concurso. “As obras, que recebemos todos os anos, mostram que essa tradição se mantém viva desde o Século XIII, e ganha novos estímulos e significados a partir de materiais diferentes”.

Angelina Gonçalves, coordenadora do Centro de Arte Popular, afirma que o público irá se surpreender com as peças. “Nossa expectativa é que o visitante possa contemplar o rico acervo que foi constituído pela Fundação de Arte de Ouro Preto ao longo desses 50 anos do Concurso Nacional de Presépios. O público terá uma surpresa diante da criatividade presente em cada obra que compõe o acervo da mostra”.

autor José Ciriaco de Jesus

Os presépios, marcados pela criatividade do povo, recebem releituras a partir de elementos sincréticos e de características próprias da diversidade brasileira, refletindo na maioria das vezes, as particularidades de culturas locais. No acervo da Fundação, há presépios feitos a partir de pedra sabão, madeira e até de metais, como uma obra produzida com talheres.

autor Samuel Silva dos Santos 2020

Desde os anos 1970, a fundação ouro-pretana destaca e valoriza essa arte secular que, contam os historiadores, nasceu com São Francisco de Assis, há quase 800 anos. Inúmeros presépios já foram enviados à FAOP para participar da premiação. Essas obras, assim, extrapolam a função de serem objetos de devoção e fé, alçando ao patamar de relevante manifestação cultural e artística.

Edição 2022 - Ouro Preto

Enquanto isso na cidade histórica, a Fundação de Arte de Ouro Preto dá a largada para o 50º Concurso Nacional de Presépios. Neste ano, 20 obras foram selecionadas pela instituição. A mostra entra em cartaz nesta quarta-feira (7/12), às 18h. Durante a exposição, que termina dia 6 de janeiro de 2023, o público poderá votar no presépio que julgar mais bonito e criativo. O resultado da votação popular e online, cujo formulário será disponibilizado no site e nas redes sociais da FAOP, será divulgado no dia 7 de dezembro de 2023. Os vencedores foram divulgados na quarta-feira (7/12).

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui