Governo de Minas inaugura Natal na Praça da Liberdade

Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Iepha-MG e Circuito Liberdade, ao lado de parceiros, irá iluminar o espaços do Circuito e praças de Belo Horizonte entre 7 e 26 de dezembro

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), apresenta a celebração e a magia do Natal em locais emblemáticos da capital mineira, entre os dias 7 e 26 de dezembro. O Natal Liberdade Cemig iluminará um dos principais cartões-postais da cidade, o Circuito Liberdade, além da Praça da Savassi e da Praça Sete de Setembro, no hipercentro de Belo Horizonte. A iniciativa, realizada pela Secult por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), conta com patrocínio Master da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), copatrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e apoio da MRV.

A inauguração do Natal Liberdade Cemig acontece nesta terça-feira (7/12), a partir das 18h, em evento no Palácio da Liberdade, com a presença do vice-governador Paulo Brant, do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e outras autoridades.

A programação de abertura contará com a participação do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado, do Grupo “As Pastorinhas”, da cidade de Vespasiano, e do Grupo Caretada, da cidade de Paracatu.

Diversidade

O Natal Liberdade Cemig se caracteriza, neste ano, pela diversidade de espaços e de celebrações, proporcionando segurança e seguindo os protocolos sanitários em consonância com o Plano Minas Consciente, diante de mais um ano atípico em razão da pandemia. O intuito é levar ao público a esperança que vem junto com o Natal, além das ações de retomada do Turismo no estado. A população poderá conferir as atrações de carro ou a pé, mantendo o distanciamento social e o uso de máscaras.

Entre os destaques, pela primeira vez os jardins do Palácio da Liberdade irão receber decoração e iluminação natalina especiais e estarão abertos ao público para visitação. O Complexo Itamar Franco, que abriga a Sala Minas e a Orquestra Filarmônica, integrante do Circuito Liberdade, também receberá decoração.

Já as alamedas da Praça da Liberdade terão instalações de arte digital com muitas luzes e cores. Projeções nas fachadas dos prédios históricos que compõem o conjunto arquitetônico do Circuito Liberdade também prometem encher os olhos do público, com o projeto Luzes da Liberdade, aproximando as gerações que visitam a praça nesta época do ano.

O Natal Liberdade Cemig vai acolher manifestações artísticas e atrações gratuitas de música, dança, exposições, performances, oficinas, e as tradicionais Bandas da PMMG e Cantatas Natalinas, que irão ocorrer nos espaços dos equipamentos da rede do Circuito Liberdade.

A realização do evento conta também com o apoio da UFRJ/Funarte, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), Diretoria de Licenciamento de Atividades e Posturas da Subsecretaria de Regulação Urbana da PBH, Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul, BHTrans, SLU e Guarda Municipal.

Confira a programação especial de Natal dos equipamentos do Circuito Liberdade:

ABERTURA DO NATAL LIBERDADE CEMIG

 Dia 07 de dezembro, a partir das 18h

Apresentações artísticas no Palácio da Liberdade e cortejo na Praça da Liberdade, com o Grupo de Pastorinhas de Vespasiano, Grupo de Caretagem de Paracatu, Octeto de Vozes da Fundação Clóvis Salgado e Orquestra Amos da PMMG.

Acendimento das luzes

MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Luzes da Liberdade - Mapping na fachada do MM Gerdau e iluminação cênica

07 a 14/12, das 19 às 23 horas. Fachada do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Apresentação musical – Show com Manu Dias (voz, percussão e violão)

11/12, às 20 horas. Praça de Convivência do MM Gerdau. Dona de uma voz marcante, aveludada e singular, Manu Dias defende a bandeira do samba. Sua carreira teve início ao lado do pai, o também cantor e compositor “Toninho Batista”, em festas particulares e bares. Após esse período, em meados de 2003, seguiu seu próprio caminho, montou sua banda e deu início a seus projetos. Manu Dias é considerada figura importante na cena musical mineira e já dividiu o palco com artistas de renome nacional. Em 2019, lançou seu primeiro CD, intitulado “Sambadear”, com músicas autorais e composições de músicos mineiros. Ingressos gratuitos disponibilizados na recepção do MM Gerdau, conforme capacidade do local e protocolos sanitários.

Apresentação musical Espetáculo Cênico Musical Natal todo nosso, com Canarinhos de Itabirito e Orquestra da Casa de Música de Ouro Branco

16 e 17/12, às 19 horas. Varanda do Salão Nobre e Praça de Convivência do MM Gerdau. O Coral Canarinhos de Itabirito e a Orquestra da Casa de Música de Ouro Branco se uniram para a realização do espetáculo cênico musical “Natal todo nosso”, que promete envolver o público de todas as idades, interpretando a história do nascimento de Jesus por meio de belas canções. No  repertório, músicas nacionais e internacionais, eruditas, populares e clássicos natalinos com a regência e direção musical de Éric Lana e Marcos Santos, preparação vocal e direção cênica de Thays Simões. Ingressos gratuitos disponibilizados na recepção do MM Gerdau, conforme capacidade do local e protocolos sanitários.

Apresentação musical Telo Borges convida Bárbara Barcelos 

18/12, às 19 horas. Praça de Convivência do MM Gerdau. Telo Borges, o único mineiro contemplado com um GRAMMY na categoria de compositor, convida a também mineira Bárbara Barcellos, que já cantou com grandes nomes da música brasileira como Tavinho Moura, Toninho Horta, Milton Nascimento, entre outros, para uma apresentação no MM Gerdau no dia 18/12, às 19 horas.Ingressos gratuitos disponibilizados na recepção do MM Gerdau, conforme capacidade do local e protocolos sanitários.

 CASA FIAT DE CULTURA

Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura 

Até 06/01 presencial e virtual. A visitação será das 10h às 19h, de terça a sexta, e das 10h às 18h, aos sábados, domingos e feriados. O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura se renova em conceitos e suportes a cada ano, unindo a alegria do Natal a reflexões importantes sobre sustentabilidade e o mundo contemporâneo. Nesta sétima edição, o Presépio traz como foco a valorização da brasilidade e da vida simples, unindo um sonho lírico à espiritualidade. Utilizando diferentes materiais recicláveis, o curador Leo Piló cria um cenário inusitado e colorido, que remete às casas do Brasil. O espectador é transportado para uma atmosfera familiar e cativante, que concilia tradição e inovação. A exposição poderá ser visitada presencialmente e contará com um tour virtual, que será disponibilizado no site.

Ateliê Aberto | Brasilidades: Cartão de Natal

17/12 | YouTube. O Ateliê Aberto de cartões de Natal já é uma tradição na Casa Fiat de Cultura. Neste ano, a inspiração vem das festas populares do Centro-Oeste, finalizando a nossa jornada pelas expressões artísticas populares brasileiras. Essa região recebeu múltiplas influências, que variam das culturas paraguaia e boliviana à indígena, portuguesa e de outras regiões do Brasil. Dessa miscelânia, surge um grande número de manifestações populares com mantos, bandeiras e estandartes adornados com fitas, rendas douradas, prateadas e muitas cores. Esta será a estética usada na produção de cartões para presentear as pessoas queridas com desejos para o fim de ano. Assista no YouTube.

MUSEU MINEIRO

Oficina de Modelagem de mini-presépios em biscuit.

Dia 18/12, das 14h às 16h. A oficina tem como objetivo construir um mini-presépio em biscuit. A atividade pretende, a partir da técnica de modelagem, explorar a criatividade do público ao trazer sua própria interpretação das figuras do presépio. A ação da modelagem das figuras natalinas proporcionará um “mergulho” na simbologia desses objetos, preservando seu sentido original e permitindo uma nova construção imagética capaz de refletir a identidade de cada participante. A oficina será ministrada pelos educadores do Museu Mineiro. Classificação livre para todos os públicos, sendo 12 vagas. Oficina Gratuita

CENTRO DE ARTE POPULAR

Oficina de Confecção de Cartões de Natal 

 Dias 11 e 18/12, das 14h30 às 16h30. Confecção de cartões de natal usando carimbos personalizados e técnicas de efeito 3D em papel. A oficina será ministrada pelos educadores do Centro de Arte Popular. Público a partir de 8 anos. Serão disponibilizadas 10 vagas para cada dia da oficina, que é gratuita. Exposição Temporária “Presépios no imaginário mineiro”. De 04/12/2021 a 16/01/2022. Terça a sexta, das 12h às 19h, e sábado e domingo, das 11h às 17h. A mostra exibirá ao público 40 obras de artistas de varias regiões do Estado de Minas Gerais que preservam através de seus trabalhos a tradição do presépio de natal. Curadoria de Edgar Maciel. Entrada gratuita

Exposição de presépio

De 04/12 a 16/01. Terça a sexta, das 12h às 19h, e sábado e domingo, das 11h às 17h.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

Luzes da Liberdade – na fachada do prédio. 07 a 14/12, das 19 às 23 horas. O prédio oferecerá shows de luzes e emoção ao público que circula pela Praça Liberdade, numa narrativa de encher os olhos. A proposta busca trazer através das novas linguagens, atrações e obras de iluminação inovadoras, com tema natalino.

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS

Árvore de Livros

 Até 06/01/2022, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Uma grande árvore de livros acolhe os leitores logo na entrada do Setor Infantojuvenil e os convida a mergulhar no mundo dos livros e da literatura. Registre sua foto ao lado da nossa árvore de livros e poste no seu perfil do Instagram. Ah! E não se esqueça de marcar a Biblioteca Pública (@bibliotecapublicamg). Participe e faça parte desta comunidade de leitores!

Viva o Natal 

 Até 17/12/2021, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A Biblioteca convida as crianças e jovens a fazerem um lindo cartão com mensagem ou poema de sua autoria para compor o nosso painel “Viva o Natal”. Os textos irão decorar e alegrar o espaço da BIJU – Setor Infantojuvenil da BPEMG – e representar as vozes das crianças e dos jovens na oportunidade de celebrar a renovação trazida pelo Natal. Venha participar! Os cartões poderão ser entregues na recepção da BIJU.

Natal com Poesia 

No Instagram da Biblioteca: @bibliotecaestadualmg. Dias 02, 09, 16 e 23/12/2021, às 16h. Para aquecer o coração, poemas de grandes poetas brasileiros serão apresentados pela equipe da Biblioteca. Os vídeos serão publicados uma vez por semana em nosso canal do Instagram: @bibliotecaestadualmg. Acompanhe a programação com as crianças e jovens que estão à sua volta. Os leitores poderão ainda ter acesso a uma seleção de livros de poesia no Setor Infantojuvenil, disponíveis para empréstimo. Assim a leitura poderá ser feita em casa, junto à família, envolvida por poemas marcantes de nossa literatura brasileira.

Anunciação

De 06/12/2021 a 31/01/2022, de segunda a sexta, das 10h às 16h. Nas artes e nas letras a natividade de Jesus serviu e ainda é fonte de inspiração para artistas, escritores e músicos produzirem obras maravilhosas.  A Biblioteca Pública tem em seu acervo livros e imagens que fazem referência ao Natal e parte deste acervo poderá ser visto na  exposição. Será uma amostra do tesouro literário guardado em nossas estantes: livro de orações, Evangelhos, Bíblicos, escritos e ilustrados por artistas da Idade Média e também contemporâneos. Esperamos que todos possam se encantar com as obras e que sirvam de inspiração para a construção de um mundo com mais cultura, afeto e paz.

Renascer 

Dia 18/12/2021, às 10h. Espetáculo de Narração de Histórias Especial de Natal, com Rosilda Figueiredo. A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais apresenta às crianças, aos jovens e a seus familiares a Hora do Conto e da Leitura Especial de Natal, no sábado, dia 18 de dezembro. Nesta manhã de encanto e magia, o Setor Infantojuvenil (BIJU) convida os leitores a se deixarem envolver pelo espírito natalino, embalados pela literatura e pelos contos de tradição oral. A contadora de histórias Rosilda Figueiredo partilha histórias que falam de amor, esperança e nascimento. Imersas em alegria, afeto e serenidade, serão apresentadas canções, histórias e poesia para celebrar a oportunidade de renovação trazida pelo Natal.

A Literatura e a Cidade

Praça Sete de Setembro, 20/12/2021, às 10h. Distribuição gratuita de Livros acompanhada da Banda da Polícia Militar. A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais preparou um presente para quem estiver passando pela Praça Sete. Foram montados kits de livros que serão distribuídos gratuitamente para a população. A ação de entrega dos livros será acompanhada de uma apresentação musical da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais.

ESCOLA DE DESIGN UEMG

Natal com Arte!

Reconhecendo a importância do trabalho dos colaboradores da manutenção, portaria e faxina nos espaços culturais, entendemos o valor de cada função para o funcionamento diário de cada equipamento. Pensando nisso, o Espaço Cultural da Escola de Design busca uma maior interação com a equipe, por meio de uma visita guiada à Exposição CAUS, dentro da proposta do Natal com Arte. A intenção é de agradecimento, além de proporcionar a cada um deles uma experiência estética e cultural, cumprindo todos os protocolos de segurança. A proposta do Natal com Arte é integrar todos os equipamentos, oferecendo oficinas, palestras e capacitações profissionais que contribuam com a formação cultural e possam facilitar o desempenho de cada um quando pudermos receber os visitantes. A visitação vai acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro, às 10h e às 14h, na Rua Gonçalves Dias, 1434, Bairro Lourdes.

ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG

Oficina de cartões de Natal : O que tem no Sertão?

 Dias 10 e 17 de dezembro, às 14h30. Trata-se de uma oficina presencial de produção de cartões usando elementos da natureza, inspirada no sertão da literatura em diálogo com a exposição Sertão Mundo.A oficina de cartões celebra o fim de um ciclo e o início do próximo.10 vagas, retiradas presencialmente por ordem de chegada na recepção.

A Lenda da vela de Natal (contação de histórias)

23 de dezembro, 12h. “A Lenda da vela de Natal” é uma contação de história sobre a origem da tradição das luzes de Natal. Uma tradição que até hoje cerca  diferentes culturas, representando  um símbolo de esperança e recomeço. www.youtube.com/espacoufmg e IGTV (@espacoufmg). Atividade gratuita, virtual

Ars Nova - Coral da UFMG apresenta “Cadê o Boi?" de Tavinho Moura e Gonzaguinha

Data e horário: de 8 de dezembro a 6 de janeiro, às 19:30h
Exibição na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento – Circuito Cultural Praça da Liberdade Atividade aberta ao público
Descrição: Um dos compositores mais celebrados da geração Clube da Esquina, Tavinho Moura, participa do vídeo de natal do Ars Nova - Coral da UFMG. A tradicional apresentação de Natal do coro, desta vez em formato virtual, traz uma versão gravada inteiramente à distância da música Cadê o Boi?, escrita por Tavinho Moura, com letra de Luiz Gonzaga Jr., o Gonzaguinha, e arranjo e direção musical do maestro Lincoln Andrade. A canção foi gravada e disponibilizada em 2020, com o objetivo de compartilhar com o público um momento de pausa e de reflexão no fechamento de um ano difícil. Feito com cuidado e respeito aos limites da celebração, o vídeo é um desejo de presentear o público e levar conforto a cada um em sua casa.

PALÁCIO DA LIBERDADE

Troca da Guarda

Dia 05 de dezembro, às 10h. Apresentação da Troca da Guarda da PMMG, evento que volta a acontecer sempre no 1º domingo de cada mês. Aberto ao Público.

Apresentação da Orquestra Sinfônica da PMMG

Dia 10/12, às 19h30, na Tenda do Palácio da Liberdade. Aberto ao Público. Apresentação da Banda de Música da PMMG. Dia 23/12, às 19h, na Tenda do Palácio da Liberdade. Aberto ao Público.

FUNARTE LIBERDADE

Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa em Belo Horizonte

A Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa é composta de ações presenciais desenvolvidas pelo projeto Bossa Criativa nas cidades que fazem parte do roteiro definido no programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, contando com a curadoria de sua Escola de Música. A programação cultural é geralmente definida com os parceiros locais e são envolvidos os vários segmentos das artes, que são os tópicos principais do projeto Bossa Criativa, com a promoção de atividades de música, artes cênicas, artes visuais, literatura, dança e circo; de forma destacada ou combinada, estabelecendo diálogos entre si e incluindo também recursos em formato audiovisual, além de capacitação em preparação de projetos culturais e ações da economia criativa. A ação em Belo Horizonte se dará no âmbito das atividades do Natal no Circuito Liberdade, programação essa coordenada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com suporte de sua Secretaria de Cultura e Turismo. Toda a programação poderá ser conferida em https://mostrabossacriativa.artedetodagente.com.br/

CASA FUNARTE LIBERDADE | Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa
Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa | A Grande História (musical)
Dia 10/12, às 19h30 – A parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Projeto Bossa Criativa, apresenta esse musical. De terra em terra, de mar em mar, a Trupe Esperança viaja com uma grande missão: contar sobre a Grande História. Por meio da música e do teatro, eles usam as artes para contar sobre o amor do grande Rei, criador de todo o universo, e de seu plano para resgatar o homem e a mulher do domínio do Homem dos Balões. 16 participantes.

Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa | Homem Banda, ShowFicina de Música
Dia 11/12, às 10h – Outro espetáculo pedagógico musical ofertado pelo Bossa Criativa é a ShowFicina, trabalho desenvolvido pelo multi-instrumentista e homem banda Welder Miranda. Este show misturado com oficina, ou oficina misturada com show, tem o intuito de ensinar música de uma forma lúdica e divertida para crianças, mostrando de forma simples e objetiva como fazer música com recursos diversos. Com objetos que iriam muitas vezes ao lixo, é demonstrado que a música não está nos instrumentos e sim, dentro de nós.

Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa | Choro Natalino Warley Henrique Trio
11/12, às 19h – Depois de muitas apresentações online disponíveis no site www.bossacriativa.art.br, o projeto avança com o envolvimento de artistas locais, trazendo seus estilos e, de forma presencial, alegrando a toda gente. O músico Warley Henrique se apresenta com um trio, e nos brinda com muita música instrumental, com repertório composto por clássicos do choro e músicas natalinas

Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa | Trio da Patrulha Rural da PMMG
17/12, às 19h30 – A diversidade musical no Brasil é, sem dúvida alguma, uma de suas maiores riquezas, e Minas é abundante nesse quesito. O Projeto Bossa Criativa apresenta aqui o Trio da Patrulha Rural, uma ação cultural da Polícia Militar de Minas Gerais com o objetivo de maximizar as ações preventivas junto ao homem do campo, com utilização da música sertaneja de raiz como ferramenta estratégica de comunicação e geração de segurança pública.

Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa | Oficina Corpo e Ritmo para crianças
18/12, às 10h – A dança também faz parte do Projeto Bossa Criativa, e permeia boa parte da programação nacional. Aqui, o convidado especial é o músico e educador infantil Daniel Penido, que nos traz a oficina “CORPO E RITMO”, que é formada por atividades que trabalham o ritmo e o corpo, com a utilização de técnicas e dinâmicas desenvolvidas para despertar as percepções musicais e todo um trabalho de consciência corporal. A oficina oferece 20 tambores com baquetas, 10 pandeiros, 10 chocalhos e 10 malacachetas para até 50 participantes.

Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa | Natal do Brasil (Gê Lara e Diana Lara)
18/12, às 19h – A canção natalina brasileira, apesar de não tão difundida, existe em abundância, com uma mensagem de amor e paz e com o sabor de nosso clima, de nossa cultura e de nosso imenso patrimônio. A dupla Gê Lara e Diana Lara prepararam, para o show Natal do Brasil, um repertório especial com canções que foram selecionadas de uma pesquisa realizada em diversas regiões brasileiras, destacando Natal todo Dia, Nossa Senhora faz meia, Amor e Pão, Amém, Nasceu Jesus, entre outras. Um espetáculo imperdível para ser apreciado por toda a família!

Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa | Pé de Sonho, um show de natal
22/12, às 19h – E finalizando as ações artísticas da Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa, em especial de natal, para Belo Horizonte, é apresentado o show do grupo, em formato pocket, no qual é transportado o encanto dos CDs para o palco. Com a participação em cena de adultos e crianças, a atmosfera é de encanto, fascínio e leveza para oferecer ao público um universo único de beleza e envolvimento. A intimidade com a plateia é uma das tônicas, deixando todos à vontade, estimulados pela dinâmica do espetáculo, que enlaça as crianças e conquistam os adultos.

MUSEU INIMÁ DE PAULA

Criação Coletiva Guirlanda de Natal. Dia 11/12, às 13h30, presencial, no Museu Inimá de Paula.

A Oficina de criação coletiva "Guirlanda de Natal" tem como objetivo a produção coletiva de uma grande guirlanda que ficará exposta na fachada do Museu Inimá compondo nossa decoração e intervenções de Natal. A partir de materiais reciclados (garrafas pet, copos, tampinhas...) e também cordas, tecidos, e.v.a, bolas de vinil, tintas e outros, iremos produzir vários elementos que serão colocados por meio de arames, fio de nylon, cabo de aço e cola quente em uma estrutura circular já produzida, com medidas de 230cmx230cm. Esta ação ficará exposta ao público até o dia 06 de Janeiro de 2022. Para participar da oficina basta garantir seu ingresso gratuitamente no link http://www.appticket.com.br/oficina-criacao-coletiva-guirlanda-de-natal

Cantata de Natal com o Trio Amadeus

 Dia 21/12, às 18h30. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis na portaria do Museu à partir das 12 horas.

SEDE DO IEPHA – PRÉDIO VERDE

Coral Black To Black

12/12, às 18h30, no Prédio do Iepha-MG. O Coral Black to Black, que tem o regente Bruno como líder, possui repertório cristão e é inspirado nos grupos musicais das igrejas pentecostais americanas. Assim como fez a primeira professora de piano de Bruno, o coral tem a proposta de transformar vidas e resgatar talentos muitas vezes esquecidos ou escondidos. O coral nasceu em 2016 com 15 integrantes e conta hoje com mais de 250 vozes, além de instrumentistas e colaboradores. Entrada gratuita, aberto ao público, sujeito a lotação do espaço

Coral Soul de Deus

16/12, às 20h, no Prédio do Iepha-MG. Coral e banda com 22 integrantes com repertório Soul, Black Music e Pop. Aberto ao Público, sujeito à lotação do espaço. 

Coral Mãos que Ajudam

 17/12, às 20h30, no Prédio do Iepha-MG. Um coral com mais de cem vozes! À época de Natal nos traz as mais doces lembranças. Pensando em compartilhar alegria, foram reunidos voluntários de vários locais de BH e região para o Coral ”Mãos Que Ajudam”.  Serão cantadas algumas das mais tradicionais canções de Natal.Entrada gratuita, aberto ao público, sujeito a lotação do espaço

Coral Getsemani

18/12, às 19h, no Prédio do Iepha-MG.Estilo moderno com canções atuais, na temática do Natal. Coral na linha contemporânea com intervenções clássicas. Entrada gratuita, aberto ao público, sujeito a lotação do espaço

Coral IBL – Igreja Batista da Lagoinha

 18/12, às 20h30h, no Prédio do Iepha-MG. Coral com 60 integrantes com repertório gospel e clássico. Entrada gratuita, aberto ao público, sujeito a lotação do espaço

 Coral Mãos que Ajudam

19/12, às 19h30, no Prédio do Iepha-MG. Um coral com mais de cem vozes! À época de Natal nos traz as mais doces lembranças. Pensando em compartilhar alegria, foram reunidos voluntários de vários locais de BH e região para o Coral ”Mãos Que Ajudam”.  Serão cantadas algumas das mais tradicionais canções de Natal. 

Coral Puer Singers - Meninos Cantores de BH

 21/12, às 20h, no Prédio do Iepha-MG. Coral da Fundação Puer Singers foi criado pelo Maestro Paulo Ricardo Castro Costa em 2010. Desde então, nos últimos oito anos o coral tem se apresentado dentro e fora do estado. Sob os pontos de vista técnico e artístico, o Coral Puer Singers apresenta um repertório eclético, formado por composições de todos os períodos da História da Música Mundial, incluindo a Música Brasileira – Profana, Popular e Erudita – do Período Colonial ao Contemporâneo. 30 integrantes. Entrada gratuita, aberto ao público, sujeito a lotação do espaço

 Exposição de Mini Presépios da FAOP

 De 07/12 a 06/01, das 7h às 17h, no prédio do Iepha-MG.

 MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Iluminação especial na fachada do Memorial, com trilha sonora exclusiva e apresentação de DJs na escadaria:

De 08 a 22/12, das 18h30 às 20h e domingo, das 11h às 12h

- 10/12 sexta - Larys
- 12/12 Jaka – 11h (domingo)
- 15/12 - Jota Januzzi
- 16/12 - Davi Zaidan
- 17/12 – representante periferia @Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Já temos o nome?
- 18/12 - PelasDj & Princepizinha da Paz
- 22/12 - Romana (Masterplano)

Feira do Memorial 2021

Dia 11, das 12h às 20h30, com permanência até as 21h. Dia 12, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. A 9ª edição da Feira do Memorial traz produtos diferenciados para quem busca presentes originais e criativos. Artistas e artesãos de Belo Horizonte e mais quatro associações de outras cidades de Minas participam desta edição. São bijouterias em cerâmica, acrílico, madeira reciclada de prancha de skat e étnicas, cadernos e bolsas artesanais, roupas infantis, bordados, acessórios confeccionados no tradicional tear mineiro, produtos em costura para você e sua casa, fotografias, pinturas, cerâmicas, velas. Tudo vendido pelo próprio artista. Compre de quem faz e valorize o artista regional!

SALA MINAS GERAIS

19/12, às 19h. Vortz é uma orquestra brasileira, idealizada pelo violinista Rudolf Tschoepe e criada em parceria com o maestro Marcos Silva-Santos. A orquestra tem o maestro Emmanuele Baldini como diretor artístico e regente titular. A Vortz tem como pilares a excelência e enfoque na música tradicional e a versatilidade exigida pelas sonoridades contemporâneas. Nascida para explorar um repertório amplo, a Vortz conta com um corpo estável de vinte músicos ao qual se somam convidados conforme as características de cada programa.

CINE THEATRO BRASIL VALLOUREC

Dia 20/12
12h:  Funjazz Banda
18h: Silas Prado Quarteto

Dia 21
12h: Neto Fernandes Quarteto
18h: Coral Black to Black

Dia 22
12h: Quarteto dos Inconfidentes
18h :  Coral Black to Black

Dia 23
12h : Adriana
18h: Coral Black to Black .

PRAÇA RAUL SOARES

Cantata de Natal - A Nova Esperança - Coral da 1ª Igreja. 19/12, às 18h

PRAÇA DA SAVASSI

Decoração e ações de Natal - CDL. 20/12, às 10h - Apresentação da banda da PMMG

PRAÇA SETE

Decoração e ações de Natal - CDL. 20/12, às 10h - Apresentação da banda de música da PMMG

 

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui