Centro de Arte Popular recebe exposição “Presépios no Imaginário Mineiro”

A tradição de montar presépios é reverenciada com a exposição “Presépios no Imaginário Mineiro”, que estará em cartaz de 4 de dezembro de 2021 a 16 de janeiro de 2022, na Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Popular (CAP), no Circuito Liberdade.

A ação é do Centro de Artesanato Mineiro (Ceart/MG), em parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), com apoio do Centro de Arte Popular e Sebrae Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Cemig.

A mostra apresenta ao público 45 presépios de diversos estilos, confeccionados com as mais diversas matérias primas, produzidos por 39 artesãos de diversos municípios mineiros, representando a maioria das regiões geográficas de Minas Gerais.

A prática de montar presépios tem suas origens na Idade Média, quando, em 1223, São Francisco de Assis representou pela primeira vez a cena do nascimento de Jesus Cristo com figuras vivas. A encenação fez tanto sucesso que as pessoas passaram a produzir pequenas esculturas para representar o episódio do nascimento de Jesus.A palavra “Presépio” origina-se do verbete latino “Praesaepe” cujo significado relaciona-se ao curral onde fica o gado. Dentro da tradição cristã, “Presépio” passou a ser sinônimo da representação do nascimento de Jesus, que, segundo as escrituras sagradas, nasceu e passou seus primeiros dias em ambiente bastante simples. Assim, a palavra “Presépio” remonta à ideia de simplicidade, humildade e pobreza.

Centro de Arte Popular

O Centro de Arte Popular (CAP), um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), foi inaugurado em 19 de março de 2012 e exibe ao público a riqueza da cultura produzida pelos artistas populares de Minas Gerais. A instituição tem por objetivo divulgar a pluralidade e a diversidade cultural mineira, dinamizando a produção, o consumo e a fruição artística, além de atuar como poderoso agente de inclusão social.

O acervo do CAP é composto por objetos confeccionados em madeira, cerâmica, tecido, fibras naturais, pedras, além de outros suportes e linguagens. A originalidade e a criatividade do artista popular mineiro estão ao alcance dos olhos dos visitantes, assim como o domínio do fazer artístico sobre as matérias-primas proporcionadas pela natureza.

Produzida de forma espontânea, sem determinação direta dos circuitos acadêmicos de transmissão de saberes e geralmente oriunda dos estratos populares da sociedade, a arte popular revela autonomia e capacidade de subversão em relação aos cânones ditados pelo saber erudito, a despeito do constante fluxo e das trocas que permeiam essas instâncias.

A instituição conta com um programa de ação educativa permanente e produz exposições temporárias, oficinas e eventos diversos relacionados às diversas expressões da arte criadas pelo homem ao longo dos tempos no território que corresponde ao Estado de Minas Gerais.

O Centro de Arte Popular é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secult e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Horário de Visitação: Terça a Sexta-feira, das 12h às 18h30 (com permanência até às 19hs)/ Sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h. Local: Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Popular – Rua Gonçalves Dias, 1608 – Funcionários – BH/ MG

Facebook: https://www.facebook.com/centrodeartepopular.mg/

Instagramhttps://www.instagram.com/centrodeartepopular/

Youtubehttps://www.youtube.com/channel/UCFQdK9LRHApuhDfTYtENLwg