Circuito Liberdade ganha programa exclusivo na EMC com edições na Rádio Inconfidência e Rede Minas

Conteúdo traz agenda e curiosidades do maior complexo cultural/turístico do Brasil

Você sabia que o conjunto tombado de escadarias em ferro fundido presente em alguns edifícios do Circuito Liberdade que muitos pensam ser de origem belga, na verdade é alemão? E que o Circuito está sendo ampliado com novos espaços e rotas temáticas para experiência dos visitantes? Essas e outras curiosidades, informações históricas, dicas e a agenda cultural do Circuito ganham destaque na programação da EMC – Empresa Mineira de Comunicação com a estreia do “Viva Liberdade”, nesta sexta-feira, dia 01 de outubro, na Rádio Inconfidência, junto com a nova programação da Brasileiríssima, e em breve na Rede Minas.

A ideia surgiu durante uma reunião do grupo gestor do Circuito Liberdade, composto pelos gestores de todos os espaços e a equipe da Secult - Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. “O Viva Liberdade estreia para potencializar e fortalecer esse que é o maior complexo cultural e turístico do Brasil. O programa chega neste momento importante em que as atividades estão retomando e que o circuito está sendo expandido para além da Praça da Liberdade com inclusão de parceiros presentes na área definida pelo projeto original de 1895 de Belo Horizonte, delimitada pela Av. do Contorno. O Mercado Central, Sesc Palladium e Museu de Artes e Ofícios, por exemplo, se preparam para integrar o Circuito. A Via Liberdade maior rota turística cultural do país também terá espaço no novo programa”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Para a missão de criar o Viva Liberdade foi convidada a jornalista e radialista Flávia Moreira, que possui 20 anos de atuação na área cultural e está de volta à emissora, onde foi responsável pelo Plugue, A Noite Vai Ser Boa além de outros conteúdos. “Vamos fazer um programa a várias mãos, coletivo e colaborativo com todos os espaços que compõem esse Circuito que amo frequentar”, destacou a jornalista.

O Viva Liberdade estreia a partir de 01 de outubro ao longo da programação da Rádio Inconfidência, nas terças, quintas, sábados e domingos, às 13h30 e 20h30 e em breve integrará a grade da Rede Minas, com edições semanais no programa Agenda e no Jornal Minas. Acompanhe na Brasileiríssima – FM 100,9 e no site www.inconfidencia.com.br

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui