Espaço do Conhecimento UFMG inaugura exposição virtual sobre o Sertão

“Sertão Mundo” é a nova exposição temporária do Espaço do Conhecimento UFMG, que será lançada na quarta-feira, dia 1º de setembro. Concebida para o ambiente virtual, “Sertão Mundo” tem como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa, que serve de cenário para as diversas questões universais trazidas pelo autor em suas histórias, como o amor, o medo, o sentido da vida e a dúvida.

Através de uma viagem pelo Sertão e por suas diferentes interpretações, seja na música, nos bordados, na dança, na culinária, nos brinquedos e brincadeiras, nas sonoridades, nas artes visuais ou na literatura, a exposição leva o público a apreciar escutas e vozes de muitos sertões. “Nós sabemos que o Sertão é esse espaço físico, geográfico e histórico, mas em sua representação na literatura ele ultrapassa todas essas fronteiras regionais”, explica Claudia Campos Soares, professora da Faculdade de Letras da UFMG e uma das curadoras da exposição. “Daí vem o título, porque esse Sertão, que é o Sertão de Minas e do Brasil, quando retratado na obra de João Guimarães Rosa, também é o Mundo”, afirma. O Sertão do universo rosiano ganhou mesmo alcance internacional: suas obras ambientadas no local foram traduzidas para os mais diversos idiomas. “Nós vamos trazer um pouco dessa repercussão na mostra, a partir de entrevistas com tradutores dos livros do escritor e conversas com críticos literários de outros países, por exemplo”, adianta a professora.

A montagem da exposição foi concebida para o ambiente virtual, e a visita será realizada por meio de uma plataforma online. Os conteúdos da mostra serão disponibilizados por “temporadas”, e a cada mês, novas atividades e novas temáticas serão inaugurados, criando assim, uma exposição em constante atualização. A professora Diomira Faria, diretora do Espaço do Conhecimento UFMG e também uma das curadoras da “Sertão Mundo”, conta como foi pensado o percurso: “Nós nos inspiramos pela palavra travessia, tão presente na obra de Guimarães. O público terá acesso a um mapa virtual, que vai guiá-lo pelos vários sertões criados pelos desdobramentos do universo rosiano”, explica. “Ao final, a nossa intenção é que cada visitante possa também encontrar o Sertão que está dentro da gente”.

A diretora Institucional do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes, elogiou o formato da exposição. “A obra de Guimarães Rosa é muito rica em detalhes e, a partir da sua escrita, ele nos transporta para as belezas do sertão brasileiro. O Espaço do Conhecimento da UFMG inovou ao idealizar uma exposição virtual que, não só homenageia a obra desse grande autor, mas também nos faz viajar pelo universo rosiano”, declarou.

Após a abertura, a exposição poderá ser acessada gratuitamente pelo site: exposicaosertaomundo.com.br

A curadoria é de Claudia Campos Soares (professora da Faculdade de Letras da UFMG), Dânia Lima (arquiteta e assessora do Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG); Diomira Ma.C.P.Faria (professora do Instituto de Geociências da UFMG e Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG); e Maurício Gino (professor da Escola de Belas Artes da UFMG e Coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG).

Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio da Aliança Francesa, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha – MAP.