Espaços do Circuito Liberdade apresentam programação especial sobre Cozinha Mineira

Para contribuir na promoção da Cozinha Mineira, fortalecendo a imagem dessa histórica cultura alimentar e valorizando os saberes tradicionais a ela relacionados, tem início, nesta sexta-feira (13/8), a programação especial do Circuito Liberdade voltada ao tema. A mostra inédita “Cinema e Patrimônio: Cozinha Mineira”, realizada pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), marca a abertura das atividades.

Na Mostra Cinema e Patrimônio, produzida pelo Cine Humberto Mauro em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), a Cozinha Mineira é retratada pelo olhar do patrimônio cultural. Os filmes ficam disponíveis de forma gratuita e contínua, de 13 a 22 de agosto, na plataforma CineHumbertoMauroMAIS e, além disso, parte da mostra será exibida no Cine Humberto Mauro em sessões presenciais, sempre às 14h. 

Os demais espaços do Circuito Liberdade, como a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o CCBB, Museu MM Gerdau e Espaço do Conhecimento UFMG, irão apresentar workshops, exposições, visitas presenciais e virtuais tendo a Cozinha Mineira abordada sob diversos aspectos. A ideia dos debates propostos é celebrar e fortalecer a transversalidade entre Cultura e Turismo, refletindo o papel da Cozinha Mineira na preservação de valores tradicionais, no empreendedorismo e na sustentabilidade.

Afeto, cozinha e mineiridade
A cozinha mineira vem, cada vez mais, assumindo espaço de destaque, tanto pela história e suas características quanto por abranger um setor gerador de oportunidades e de desenvolvimento econômico para Minas Gerais. As tradições em torno do alimento, a diversidade e qualidade de produtos, o alto número de produtores e profissionais em evidência são aspectos que reforçam a relevância dessa culinária no Brasil e no mundo.

Dados do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), entidade de pesquisa coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) mostram que 30% dos turistas que vêm a Minas Gerais associam o estado à gastronomia. Entre os produtos mais lembrados estão o pão de queijo, o queijo e o café.

Cozinha Mineira, cinema e patrimônio
A curadoria da mostra do Cine Humberto Mauro ressalta as diversas abordagens sobre a gastronomia mineira e sua relação com o cinema e o patrimônio. Integram a programação dois documentários produzidos pelo Iepha-MG que têm como objetivo principal pensar o audiovisual enquanto uma importante ferramenta de registro e preservação das manifestações culturais em nosso estado. 

A mostra “Cinema e Patrimônio: Cozinha Mineira” também integra o conjunto de ações culturais realizadas pela Secult em comemoração à Semana do Patrimônio, que tem como marco o dia 17 de agosto, data do nascimento do mineiro Rodrigo Melo Franco (1898-1969), pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional, e fundador do Dia do Pão de Queijo (17 de agosto), um dos alimentos mais importantes para a identidade cultural mineira. 

Narrativas televisivas ganham espaço com a exibição de duas séries jornalísticas produzidas pela Empresa Mineira de Comunicação/Rede Minas: “Raízes da Gastronomia - da Tradição à Reinvenção”, que conta um pouco da história da culinária mineira, suas origens e produtos típicos, além de instigar, resgatar e reinventar essa tradição e sabor em tempos de pandemia e isolamento social; e “Minas Imaterial - Saberes da Mesa”, que desvenda riquezas do patrimônio imaterial de Minas Gerais com episódios especiais sobre Sabará (Ora-pro-nobis), Mariana (Panelas de pedra), Itabirito (Pastel de Angu) e Igarapé (Mestras da culinária). Além do contexto histórico, a série aborda também os caminhos atuais e o encontro entre passado e futuro na culinária de Minas Gerais.

Confira a programação completa do Mês da Cozinha Mineira:

 CCBB

Visita Virtual "Modos de Ver: Cozinha e Patrimônio na Cidade"

 21 de agosto, às 10h. Na semana da Cozinha  Mineira celebramos a valiosa relação entre Belo Horizonte e a culinária, na segunda edição da visita mediada "Modos de ver: Cozinha e Patrimônio na Cidade". Realizada em plataforma virtual, a conversa traça um percurso que contempla lugares emblemáticos da gastronomia de rua da capital: o Café Nice e o Café Palhares. Tendo como eixo principal o corredor cultural da Rua da Bahia, atravessaremos o espaço da cidade movendo-nos por sua memória, arquitetura e patrimônio - material e imaterial. Eixos que encontram a história desses estabelecimentos e os diferentes tipos de habitação do espaço que eles suscitam. Realização: plataforma Zoom com inscrição prévia via Sympla.

 MM GERDAU

 A Ciência na Cozinha Mineira

 O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal abre espaço para falar sobre a cozinha mineira e as ciências. A Epamig - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais é convidada do Programa coMciência para falar sobre a ciência na produção de itens da Cozinha Mineira com o bate-papo: Café, Queijo e Ciência. Convidamos também o Caneca Sincera e a Cachaçaria Itinerante para nos ensinar sobre a mixologia molecular na preparação de drinks com ingredientes da cozinha mineira, com o tema - Mixologia molecular: nem tudo é o que parece!

 Terça-feira, 17 de agosto, 19h - Bate papo: Café, Queijo e Ciência
Quinta-feira, 19 de agosto, 19h - Mixologia molecular: Nem tudo é o que parece!

 FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO // CINE HUMBERTO MAURO

Mostra Cinema e Patrimônio: Cozinha Mineira

A Fundação Clóvis Salgado, através do Cine Humberto Mauro, em parceria com Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a Empresa Mineira de Comunicação / Rede Minas, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e Circuito Liberdade, apresenta a mostra Cinema e Patrimônio: Cozinha Mineira. O evento reúne obras audiovisuais que celebram a diversidade e a importância da gastronomia mineira para nossa identidade cultural. Os filmes estarão disponíveis de 13 a 22 de agosto de 2021 na plataforma cinehumbertomauroMAIS.com e parte da mostra será também exibida no Cine Humberto Mauro em sessões presenciais.

 Sessões presenciais no Cine Humberto Mauro nas datas: 

 17/08, 14h Cinema e Patrimônio: Cozinha Mineira
Estrada Real da Cachaça, de Pedro Urano (BRA/MG, 2011) |  12 anos | 97’.

 18/08, 14h Cinema e Patrimônio: Cozinha Mineira
Pão de Queijo da Romilda, de Helvécio Ratton (BRA/MG, 2011) |  Livre | 15’.
O Mineiro e o Queijo, de Helvécio Ratton (BRA/MG, 2012) | Livre | 72’

 19/08, 14h Cinema e Patrimônio: Cozinha Mineira
O Quê do Queijo: Um Segredo do Serro, de Paulo Henrique Rocha (BRA/MG, 2018) | 57’ | Livre
Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte, de Jason Barroso Santa Rosa (BRA/MG, 2013) | 37’ | Livre

 21/08, 14h Cinema e Patrimônio: Cozinha Mineira
A Dona do Tacho, de Marcelo Wanderley (BRA/MG, 2021) | Livre | 23’
Mais que Doce, de Arthur Medrado (BRA/MG, 2018) |  Livre | 10’
Angu Recheado de Senzala, de Stanley Albano (BRA/MG, 2020) | Livre | 22’

ESPAÇO CULTURAL DA ESCOLA DE DESIGN DA UEMG

 Mineiridade e Food Design

 18 de agosto, às 17h.Workshops com apresentação das dissertações de mestrado em Design que tiveram o food design como tema. O encontro abordará a presença do design nos estudos em cultura e preservação da memória, como a preocupação na preservação dos valores tradicionais, no empreendedorismo e na sustentabilidade, sob o olhar do design social, retratando os sabores e saberes da comunidade e das tradições mineiras. Será disponibilizado o catálogo “Sabores das Geraes: Uma abordagem de Food Design” para download. Retirada de ingresso via sympla.

CENTRO CULTURAL UNIMED-BH MINAS

 Cozinha ao Vivo - Edição Especial Cozinha Mineira

 17 de setembro, às 19h. Na semana da Cozinha  Mineira o Centro Cultural Unimed-BH Minas comemora a relação entre Belo Horizonte e a culinária com uma edição especial do Cozinha ao Vivo, um evento de gastronomia realizado no primeiro domingo de cada mês, na Unidade I, com cardápios especiais preparados por chefs e restaurantes de BH exclusivamente para os associados. E, desde maio de 2020, vai ao ar toda semana, no canal do Minas no YouTube, com menus especiais e receitas de pratos de chefs renomados em homenagem a uma culinária típica. Essa edição especial será apresentada por Bernardo e Renata dos administradores do perfil "Oncevai" que conduzirão uma conversa com o chef de cozinha do Restaurante do Minas. O evento vai acontecer no canal do Youtube do Minas Tênis Clube.

 ESPAÇO DO CONHECIMENTO DA UFMG

Dia do Patrimônio 2021 - Exposição Fotográfica na Fachada Digital

Na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, de 17 a 22 de agosto, todas às noites às 19h30, a grande tela de projeção voltada para a Praça da Liberdade exibirá fotos que revelam por que a comida mineira é um patrimônio do país. A projeção é uma reexibição de uma ação promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) em 2019, que aproveita o Dia do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto, para abordar a alimentação como um elemento cultural completo, que compreende atividades agrárias, práticas rituais, conhecimentos práticos antigos, técnicas culinárias, costumes e modos de comportamento comunitários ancestrais.

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS

Mineiriana

01 a 30 de setembro de 2021, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h horas e aos sábados das 8h às 12h. Informações sobre livros disponíveis para consultas no setor da Mineiriana da Biblioteca que tratam do tema comida mineira. Local: Galeria de arte Paulo Campos Guimarães.

CASA FIAT DE CULTURA

Encontros com o Patrimônio: Cozinha Mineira

19 de setembro de 2021, das 11h às 12h30, no Youtube da Casa Fiat de Cultura, com inscrição pela Sympla. O almoço de domingo será uma mistura de tradição, conversa e boa gastronomia. Nesta edição especial do Encontros com o Patrimônio, a Casa Fiat de Cultura apresentará a culinária mineira como prato principal para um bate-papo sobre história, inovação e muitas memórias afetivas. O chef André Barreto será o convidado e, diretamente da sua cozinha, abordará curiosidades sobre o assunto, enquanto realiza, ao vivo, a receita de uma massa caseira com molho pesto feita com ingredientes mineiros. Além da formação histórica e antropológica dos hábitos alimentares em Minas Gerais, serão abordados a diversidade, as influências externas e as inovações nas práticas atuais dos chefs. Aproveite a oportunidade para, junto com o chef, fazer a receita neste domingo em família.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui