Arquivo Público Mineiro participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos

Em celebração ao Dia Internacional dos Arquivos, data instituída pelo Conselho Internacional de Arquivos e comemorada em 9 de junho, o Arquivo Público Mineiro (APM) participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos com a oferta de atividades temáticas e virtuais. A programação do APM será realizada pelo canal do Youtube da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e tem início na segunda-feira (7/6), com ações que se estendem até a sexta-feira (11/6). Todas as atividades são gratuitas.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destaca que a participação do APM em mais uma edição da Semana Nacional de Arquivos confirma o importante trabalho que a instituição tem realizado ao longo de mais de um século para a preservação da memória documental do estado.

“Com 125 anos, o Arquivo Público Mineiro é uma de nossas instituições mais antigas e tem papel fundamental na conservação da história de Minas Gerais por meio de diversos documentos. A programação proposta para a Semana Nacional de Arquivos é um estímulo ainda maior para que os debates sobre democratização de acervos documentais sejam intensificados. E é por meio dessas ações que podemos fortalecer a atuação do Arquivo Público Mineiro e consolidar as políticas públicas destinadas aos arquivos do estado”, diz o secretário.

Para a Diretora do Arquivo Público Mineiro, Luciane Andrade Resende, “a Semana Nacional de Arquivos é uma oportunidade dos cidadãos terem contato com a multiplicidade de atividades desenvolvidas dentro de uma instituição arquivística, que vão desde a normatização do arquivamento dos documentos públicos até a conversão destes documentos em patrimônio de acesso ao público”, pontua.

Reflexões
A programação da Semana Nacional de Arquivos terá início na segunda-feira (7/5), às 14h, com a live “10 anos da Política Estadual de Arquivos de Minas Gerais”. A live contará com a presença de representantes do APM, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com o objetivo de avaliar os avanços obtidos a partir da promulgação da Lei Estadual 19.420/2011 e os novos desafios trazidos pela última década para o cumprimento da Lei.

Na quarta-feira (9/6), às 15h, acontecerá a live “10 anos da Lei de Acesso à Informação”, com a participação da superintendente Central de Transparência da Controladoria Geral do Estado (CGE/MG), Soraia Ferreira Quirino Dias. A atividade propõe uma reflexão entre a Lei de Acesso à Informação e as atividades de arquivo, tendo como questões centrais a construção de culturas de transparência pública, a gestão da informação arquivística e os desafios da transparência e do sigilo nos documentos eletrônicos.

O APM oferecerá ainda um minicurso de Noções de Conservação de Documentos, voltado para a capacitação de profissionais que trabalham diretamente com acervos arquivísticos. O minicurso será voltado para a apresentação de técnicas e princípios básicos de conservação preventiva e acontecerá na quinta e na sexta-feira (10/5 e 11/5), das 14h às 17h. Haverá emissão de certificado e as inscrições podem ser feitas neste link.

Semana Nacional de Arquivos
A Semana Nacional de Arquivos é uma iniciativa do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa, ocorrendo anualmente. Em 2021, “Empoderando Arquivos” é o tema da quinta edição e, segundo o Conselho Internacional de Arquivos, a proposta consiste em refletir sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental, visando monitorar o trabalho feito pelos governos e garantir que os cidadãos possam proteger seus direitos.

Além disso, aborda o trabalho em rede, a colaboração e o apoio de outras áreas que ajudam a capacitar os arquivos e seus profissionais para o alcance de suas metas e objetivos, ao mesmo tempo em que possibilitam que outros setores e o público em geral compreendam melhor o trabalho desenvolvido, tratando ainda dos desafios da teoria e da prática arquivística atual em favor de que ela seja mais diversa e inclusiva diante de diferentes vozes e histórias.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui