Programação diversificada marca participação da Biblioteca Pública na Semana Estadual de Incentivo à Literatura

Uma série de atividades on-line vão integrar a participação da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, espaço cutural integrante do Circuito Liberdade, durante a primeira edição da Semana Estadual de Incentivo à Literatura – Minas 300 Anos (SEIL), iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG). De 19 a 23 de abril, serão disponibilizados, nas redes sociais, conteúdos diversos para celebrar a efeméride de 300 anos de Minas Gerais, completados em dezembro de 2020.

A partir de segunda-feira (19/4) o Instagram e o Facebook da Biblioteca Estadual vão se transformar em plataformas de acesso e democratização da Literatura. Uma das primeiras ações é o projeto “Sabor Literário”, que vai disponibilizar dois conteúdos em homenagem a escritores mineiros. A primeira publicação, às 10h, é uma resenha do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo. Já a segunda publicação, às 16h, aborda a obra "Aventuras de Xisto", de Lúcia Machado de Almeida.

Na terça-feira (20/4), às 14h, será realizada a ação virtual do projeto “Tempo para ler – Especial Escritores Mineiros”, do Setor Braille. A atividade vai abordar a produção literária de diversos autores de Minas Gerais e será realizada em plataforma de videoconferência e é destinada a pessoas com deficiência visual ou pouca visão e demais interessados. O link para participação do evento está disponível aqui.

A quarta-feira (21/4) reserva dois conteúdos especiais para o público infantil com ações do projeto “Estação da Leitura”. A partir das 10h, serão disponibilizados no Instagram e no Facebook da Biblioteca, vídeos com leitura de fragmentos do livro "Indez", do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Já às 16h, a segunda publicação reúne trechos de leitura da obra “Cara ou Coroa”, de Fernando Sabino.

A programação virtual da Biblioteca Estadual para a SEIL também reúne informações sobre a obra e a vida de escritores de Minas Gerais. Na quinta-feira (22/4), a partir das 16h, será disponibilizado um vídeo sobre o trabalho do escritor José Carlos Aragão, autor de diversas obras infantis. Entre as produções de destaque, estão os livros “Trem chegou, trem já vai”, “No palco, todo mundo vira bicho”, “A Bruxa tá solta” e “É tudo lenda”. A ação integra o projeto Lá Vem o Trem!... Vem de Minas!... Quem Vem nele?

No dia seguinte, sexta-feira (23/4), mais uma ação do projeto será disponibilizada ao público, a partir das 10h. Dessa vez, o conteúdo é destinado à vida e à obra de Lúcia Machado de Almeida, um dos maiores nomes da literatura infanto-juvenil do país e autoras de obras icônicas, como “O Escaravelho do Diabo”, “O caso da borboleta Atíria”, “Xisto e o Pássaro Cósmico” e “O falcão de penas salpicadas”.

A programação da Biblioteca Estadual se encerra com o projeto “Novos Talentos: Bate-papo com o escritor”. A partir das 15h, em plataforma de videoconferência, acontecerá uma entrevista com Lucas Andrade Ananias, que está lançando seu primeiro livro, “Bem-me-quer”, obra de estreia de Lucas no universo da literatura. O romance conta a história do casal Luan e Amanda, que descobre um segredo após a Cápsula do Tempo ser aberta. O link para acesso ao bate-papo está disponível aqui.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui