Cacá Diegues analisa obra de João Ubaldo Ribeiro em programação do Centro Cultural Unimed BH Minas

O Letra em Cena on-line, projeto do Centro Cultural Unimed BH Minas, espaço integrante do Circuito Liberdade, apresentará, nessa terça-feira (13/4), às 20h, a obra de João Ubaldo Ribeiro (1941 – 2014), romancista, cronista, roteirista e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) sob o olhar do cineasta e membro da ABL Cacá Diegues.  A conversa com o curador do programa literário do Minas Tênis Clube, José Eduardo Gonçalves, será transmitida no canal oficial do Minas no YouTube (minastcoficial). João Ubaldo Ribeiro foi vencedor, em 2008, do Prêmio Camões e é considerado por especialistas como um dos principais disseminadores da cultura brasileira no mundo. A leitura de trechos de livros do escritor baiano será feita pelo ator mineiro Glicério do Rosário.

João Ubaldo começou sua atividade literária logo nos primeiros anos da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde entrou em 1958. Formou-se em 1962, sendo aluno exemplar, mas nunca praticou a advocacia. Também na UFBA, fez pós-graduação em Administração Pública. Logo nos primeiros anos de faculdade, editou com Glauber Rocha, revistas e jornais culturais e participou do movimento estudantil. Trabalhou como repórter e editor em vários jornais da Bahia, fez mestrado na Universidade da Califórnia do Sul e foi professor de Ciências Políticas na UFBA. Em 1963 escreveu seu primeiro romance, Setembro Não Faz Sentido, apadrinhado por Jorge Amado e com prefácio do colega Glauber Rocha.

Dentre as obras de João Ubaldo, destacam-se "Sargento Getúlio" e "O sorriso do lagarto", adaptados respectivamente para o cinema, em 1983, e para a TV, em 1991. Mas, para Cacá Diegues, nenhuma adaptação dos livros do autor faz jus à sua grandeza. “A obra de Ubaldo é intransferível para outras linguagens. Dificilmente as adaptações de seus contos e romances estão à altura dos originais. O que é atraente em sua obra e a faz popular e bem-sucedida é o registro dos mundos em que ela se passa, sempre muito fiel a uma originalidade especial que só ele, em nossa literatura moderna, sabe revelar”, explica Diegues.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui