Circuito Liberdade tem ampla programação virtual

Os espaços culturais do Circuito Liberdade estão fechados novamente devido ao decreto da Prefeitura de Belo Horizonte, porém eles continuam com programação virtual para promover a arte e a cultura de maneira ampla nesse momento de isolamento social.

Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, até 20 de maio, a Exposição Yara Tupynambá – 70 anos de carreira, que conta com 74 obras da artista, entre quadros, gravuras, alguns de seus mais importantes painéis e uma série inédita sobre os parques municipais de Belo Horizonte. O tour virtual é gratuito e acontece pelo site www.yararupinamba.org.

O CCBB BH também oferece passeio virtual às exposições “Ex Africa”, “Erwin Wurm - O Corpo é a Casa” e à exposição permanente no 2° andar do edifício. Para conferir, basta acessar https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-bh.

Para quem gosta de aventura, a mostra de cinema “Stephen King - O medo é seu melhor companheiro” acontece até 19 de maio, tendo programação online gratuita com filmes, minisséries, telefilmes, debates, lives, palestra e masterclass com profissionais convidados. Para assistir, basta se cadastrar na plataforma de streaming Darkflix.

Astronomia virtual

Outro equipamento do Circuito Liberdade com ampla programação virtual é o Espaço do Conhecimento UFMG, que traz sessões online semanais de astronomia. As lives do projeto Descobrindo o Céu acontecem às quintas-feiras, às 17h, no canal do Youtube (www.youtube.com/espacoufmg). Nessa quinta, dia 11, o tema é o “O que é o Big Bang?”, no dia 18, “Desde quando observamos supernovas?” e no dia 25, “Grupos de Astronomia em Belo Horizonte”.

Além disso, o equipamento apresenta atividades educativas do projeto Espaço em Rede, com abertura de turmas para o público escolar e os interessados em geral. Na primeira oficina, "Os Sorielisarb – quem são os outros?", serão apresentados os costumes e crenças de um povo muito próximo de nós e, ao mesmo tempo, desconhecido. A oficina é voltada para o público infanto-juvenil (idade mínima de oito anos), e acontecerá pelo Zoom. As vagas são limitadas. A oficina para público geral acontece no dia 13 de março, às 10h, com inscrições no link https://forms.gle/p7po2jt1DxLHjZ71A. Grupos escolares participarão da oficina no dia 30 de março, às 14h. As inscrições serão abertas no dia 15/03, às 12h, pelo formulário: https://forms.gle/dcs1Ppi2gaT22PrZ9.

No último sábado do mês, 27 de março, vai rolar, no Espaço do Conhecimento UFMG, a oficina virtual “Como fotografar estrelas com o celular”, em libras, por meio da plataforma Zoom, com dicas e estratégias de fotografia e de edição que podem aumentar a beleza das fotos. A atividade será realizada em português e em Libras, sendo indicada para crianças e jovens a partir de oito anos que tenham conhecimento básico na Língua Brasileira de Sinais. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas! Inscrições a partir de 22/03, pelo formulário disponível no site do equipamento ou no Instagram @espacoufmg.

Gerais Cultura de Minas

Dentro do projeto Gerais Cultura de Minas, o Memorial Minas Gerais Vale apresenta o Recital Fagote e Piano, no dia 11 de março, às 19h30, no canal do Youtube da instituição, com Rafael Augusto e o convidado Ernane Machado ao piano, músicos atuantes no município de Uberlândia. O recital será composto por obras originais ou arranjos para a formação fagote e piano, de épocas diferentes e estilos clássico e popular.

Já no dia 20 de março, às 16h, tem apresentação do Espetáculo Pru-ti-ti Memórias de Estimação, com Insensata Cia de Teatro, no Youtube do MMGV. O espetáculo é livremente inspirado em "O Menino e o Pinto do Menino", obra deWander Piroli que conta a história de Cau, um garoto que troca latas e panelas velhas por um pintinho e transgride regras para conseguir ter o bichinho como seu.

No dia 27 de março, às 16h, haverá lançamento virtual, no Youtube do Memorial, do livro Para meu Amigo Branco, com Manoel Soares, obra que trata a Diversidade Periférica 2021, norteado pelo tema "afetividade". No dia seguinte, 28 de março, às 11h, dentro do projeto Memória Instrumental, as irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão) se apresentam com temas da música instrumental brasileira, com destaque para a produção de compositoras femininas. O Memorial Minas Gerais Vale também conta com ações do setor educativo em suas redes sociais.

Casa Fiat

Na Casa Fiat de Cultura, últimos dias para visitar virtualmente a exposição “SAGOMA”. Ela fica em cartaz até 15 de março. Paisagens naturais e artificiais são retratadas e ressignificadas em obras pictóricas e instalações que prezam pela representação dos contornos das inspirações. A última visita virtual mediada (videoconferência) da exposição acontece nessa quinta-feira, 11, com inscrições pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No próximo dia 23, a Casa Fiat inaugura a exposição virtual “Insignificâncias”. Cones de trânsito, postes de luz, emaranhados de fios. Elementos presentes no dia a dia das cidades muitas vezes são despercebidos e se tornam invisíveis para as pessoas. O trabalho da artista plástica Carol Peso resgata esses elementos, que ganham destaque em suas obras com recortes únicos e cores fortes, em uma construção subjetiva de imagens fotográficas. No dia 23, às 19h, haverá um bate-papo sobre a exposição com a artista plástica. Serão apresentadas as obras da exposição. Inscrições no site da Sympla.

Outro bate-papo virtual promovido pela Casa Fiat vai acontecer no dia 28 de março, às 11h30. Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o “Encontros com o Patrimônio” refletirá sobre a presença de mulheres artistas na Europa, entre os séculos XVII e XIX, como Artemísia Gentileschi e Berthe Morisot, que traduzem a luta das mulheres para exercerem a profissão de artistas, até então dominado pelos homens. A professora Rita Lages Rodrigues (EBA/UFMG), convidada desta edição, apresentará um panorama sobre a expressiva participação feminina nas artes visuais no Brasil, a partir do século XX. Inscrições gratuitas pela Sympla.

Mais uma opção de programação virtual da Casa Fiat é o Minicurso Teórico | Introdução à Arte Contemporânea: história, conceitos e artistas, que será realizado nos dias 11, 18 e 25 de março no Youtub da instituição. O objetivo é apresentar a trajetória da arte contemporânea, abordando os principais artistas e movimentos do início do séc. XX até os dias atuais.

Aniversário do CAP e Biblioteca Estadual

O Centro de Arte Popular celebra seu aniversário no dia 19 de março. E para comemorar, será realizada uma edição especial da live "CAP Convida", com o professor Ricardo Gomes Lima, às 19h, no Instagram do espaço cultural. O professor irá falar sobre como se deu a construção do fio antropológico curatorial da exposição do CAP.

Para quem gosta de literatura, a Biblioteca Pública de Minas Gerais também preparou sua programação virtual para o mês de março. No dia 11, às 16h, acontecerá a Live da Biju – Risada de Bruxa, com a contadora de histórias Ana Raquel. No dia 12, às 14h, acontecerá a live do Dia do Bibliotecário, com Mariana Nogueira Ferraz, com o tema Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexão e prática. No dia 19, às 15h, é a vez da live Projeto Novos Talentos com o escritor Marcelo Azevedo e no dia 26, às 15h, Live do Projeto Novos Talentos, com a escritora Júlia Elisa. As três programações acontecem no Instagram da biblioteca.

MM Gerdau

O Museu das Minas e do Metal, que também integra o Circuito Liberdade, está com ampla programação virtual. Todas as quartas, às 10h30 e 14h30, quintas e sextas, às 14h30, tem visita virtual mediada Com duração de 50 minutos e traduzidas em Libras, as visitas acontecem diretamente dos espaços expositivos do Museu e podem ser acompanhadas pela plataforma Zoom ou Google Meet. No mês de Março o Educativo oferece três diferentes roteiros: “Diversidade Mineral”, que apresenta parte do acervo mineral do museu, “O Prédio Rosa: patrimônio, memória e arquitetura”, que irá revelar as belezas arquitetônicas do edifício e “Cristais do Tempo”, um convite a uma caminhada pelos espaços e tempos das obras presentes na instituição. Inscrições individuais: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdSZ-ZgVVYxN9HC_mDmO2TRUrz66aAa0gMf6UbRDufFh32Jg/viewform. Inscrições para grupos pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para celebrar o Dia da Água (22 de março), o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, por meio do programa de divulgação científica, promove no dia 11 de março, às 19h, o encontro entre o fotógrafo Fernando Piancastelli e o jornalista e coordenador de Comunicação do Comitê CBH Rio das Velhas, Luiz Ribeiro, para um bate-papo sobre fotografia, jornalismo e o registro fotográfico feito por Piancastelli sobre o rio Samburá. Transmissão ao vivo no canal do YouTube do Museu, com tradução em LIBRAS.

No dia 18 de março, às 19h, haverá lançamento do movimento She’s Tech 2021, que visa fortalecer a presença feminina na tecnologia. Ciranda de Morais, fundadora da She's Tech, vem para mediar esta conversa. Transmissão ao vivo no canal do YouTube do MMGerdau, com tradução em LIBRAS.

Nesse mês de março também está acontecendo o “Experimenta 60”, que é um projeto de ocupação dos espaços do MM Gerdau com intervenções culturais, artísticas e educativas para a população 60+ de Belo Horizonte e conta com a realização de oficinas temáticas divididas em diferentes eixos de ações: cinema, teatro e coral. Em 2021, o formato do projeto será digital e contará com novas oficinas no campo do autoconhecimento, dança, desenho e música! Todas as ações podem ser conferidas no site www.mmgerdau.org.br.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui