Casa Fiat abre programação de mostras 2021 com Sagoma

Exposição ressignifica paisagens naturais em pinturas e esculturas que combinam formas fluídas e espaços vazios e traz paisagens naturais e artificiais, ressignificadas pelo olhar do artista

Dissecar a relação afetiva com os espaços naturais e urbanos, ao mesmo tempo em que discute o que é natural e o que é artificial e a interferência dos homens com a paisagem ao seu redor, são algumas das reflexões propostas por “SAGOMA”, exposição que abre o calendário expositivo da Casa Fiat de Cultura de 2021. De autoria do belo-horizontino Henrique Detomi, com curadoria de Marina Câmara e João Guilherme Dayrell, a mostra fica em cartaz de 26 de janeiro a 15 de março, e traz paisagens naturais e artificiais, ressignificadas pelo olhar do artista. A mostra é composta por cerca de oito pinturas em óleo sobre tela e madeira e duas esculturas em terra e ferro. A exposição está montada no espaço da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura e poderá ser vista pelo público de forma virtual, por meio de percursos em vídeo, mediações online e conteúdos especiais criados pela equipe da instituição em conjunto com o artista.

O título da exposição — a palavra italiana sagoma — significa silhueta ou contorno. E essa é justamente uma das características marcantes nas obras, que possuem uma área específica, composta apenas pela forma. Esse contraste entre as texturas aveludadas das pinturas e dos espaços vazios trazem à tona a discussão central de “SAGOMA”; as diferenças e semelhanças das paisagens artificiais e naturais, mediante a ação humana; a noção do homem de localização e ocupação e como ele interage com a natureza e modifica o cenário ao redor. “Os recortes introduzidos em minha pintura ganham magnitude de síntese conceitual dentro do âmbito da paisagem e expandem, principalmente nesta exposição, para o espaço físico, se tornando além de silhueta um espaço vazio dentro da obra, que, contudo, ocupa e preenche nossos imaginários”, observa Henrique Detomi.

A pesquisa pictórica do artista surge a partir de uma investigação pessoal sobre a paisagem, ainda em 2014. Detomi realizou uma série de caminhadas no interior de Minas Gerais e esse contato com a natureza foi a base para o desenvolvimento das obras. Mas elas não são reproduções do que os olhos viram. Foram realizadas em ateliê e buscam representar os sentimentos que Detomi viveu ao passar por esses lugares. “A partir dessa experimentação do espaço natural, percebo mais amplamente a interferência humana nessas paisagens. Me colocando em situações diversas percebo os limites culturais que me impedem de ter uma relação afetiva com o espaço e as formas com as quais, por um outro lado, me identifico como habitante tanto do espaço natural quanto do espaço urbano”, reflete Henrique Detomi, ao destacar como a paisagem acaba se tornando um lugar de confrontação pessoal, em que é preciso sair de um espaço estável para encarar o acaso e o estranho.

A mostra “SAGOMA” integra o ciclo de exposições do 3º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura e é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Casa Fiat de Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Fiat Chrysler Finanças e Banco Safra. A exposição conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

 

Exposições

 

 

SAGOMA

26/jan a 15/mar | virtual

Paisagens naturais e artificiais são retratadas e ressignificadas em obras pictóricas e instalações que prezam pela representação dos contornos das inspirações. A escolha do título da exposição, “SAGOMA”, de Henrique Detomi, reflete o significado da palavra italiana, “silhueta”, que, para o artista, reproduz de forma subjetiva e conceitual os lugares onde sua contemplação e sua observação inspiraram as peças produzidas. As obras revelam a visão do artista sobre a interação entre o homem e a natureza e a forma como ele ocupa os espaços, com foco no desenho natural da vegetação e relevo.

 

 

Bate-papos ao vivo

 

 

Inauguração | SAGOMA

26/jan | 19h | videoconferência

O bate-papo com o artista plástico Henrique Detomi abre a programação de exposições 2021 da Casa Fiat de Cultura. O artista, que apresenta a exposição “SAGOMA” na Piccola Galleria, que poderá ser visitada virtualmente, falará sobre as técnicas utilizadas, suas vivências e  inspirações para construir seus projetos. A investigação de Detomi a respeito da paisagem teve início em 2014 e é influenciada por uma série de caminhadas que ele realizava nessa época no interior de Minas Gerais. Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

 

Encontros com o Patrimônio | Belo Horizonte: uma cidade, um ideal - a vocação mineira para a modernidade impressa nas ruas de BH

24/jan | das 11h às 12h30 | videoconferência

Em comemoração aos 300 anos de Minas, o Encontros com o Patrimônio retoma a tradição dos passeios pela cidade, mas agora em um percurso virtual. A história do estado, com sua característica empreendedora e a busca pelo futuro e pela modernidade, poderá ser percebida em algumas edificações. A jornada começa no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em frente ao Automóvel Clube, e segue pela Av. João Pinheiro, passando pelo Museu Mineiro e pelo Arquivo Público Mineiro até chegar na Praça da Liberdade e na Casa Fiat de Cultura, diante do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari. Serão destacados alguns aspectos históricos das edificações selecionadas e, ao final, acontece um bate-papo com a historiadora e coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga. Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

 

Minicurso

 

 

Aquarela

08, 15, 22 e 29/jan | YouTube

Que tal aproveitar as férias para experimentar em casa as possibilidades da aquarela? O minicurso apresentará as noções básicas dessa técnica de pintura, que é feita em camadas. Delicadeza, paciência e precisão são características importantes para se trabalhar com aquarelas. A técnica milenar permite que a transparência das cores seja preservada, construindo um diálogo com o branco do papel e surpreendendo pela mistura das tintas aguadas, que resultam em matizes e tons inusitados. Acompanhe no YouTube.

 

 

Materiais para download gratuito

 

 

Dia do Quadrinho Nacional | Relançamento do e-book “Amor em Tempos Modernos”

30/jan | site

Em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, vamos compartilhar o e-book "Amor em Tempos Modernos", que foi produzido especialmente para a primeira exposição virtual da Casa Fiat de Cultura. Essa produção artística foi criada para celebrar algumas das coisas mais importantes da vida: as relações, os amores e os afetos. O e-book reúne as cinco HQs criadas especialmente para a Casa Fiat de Cultura pelas quadrinistas Carol Rossetti, Laura Athayde, Line Lemos, Lu Cafaggi e Rebeca Prado.

 

 

TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA

Saiba como seus dados pessoais são tratados, acessando
nossa Política de Privacidade para Visitantes no site

 

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais
    

 

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui