"Minas|Itália: Construção da Modernidade" resgata a memória histórica da imigração italiana na capital mineira e no Estado de Minas Gerais

Nesta segunda-feira, dia 07 de dezembro, inaugura-se no CCBB BH a exposição “Minas|Itália: Construção da Modernidade”, realizada pelo Consulado Italiano em Belo Horizonte, com a produção do Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (IEDS).

A influência italiana na arquitetura da capital mineira é presença constante nos últimos 100 dos 300 anos que Minas Gerais agora completa. Para comemorar o tricentenário de Minas Gerais, um dos estados brasileiros que mais recebeu imigrantes italianos no final do século XIX e início do século XX, a mostra de fotografias tem por objetivo valorizar a memória histórica da imigração italiana presente em diversas construções arquitetônicas na capital mineira. Com a curadoria de Leonardo Castriota e Augusto Nunes, a exposição vai até 31 de janeiro e funcionará de acordo com os protocolos de segurança adotados pelo CCBB BH devido à pandemia do COVID-19.

A Itália sempre desempenhou um importante papel na cena de Belo Horizonte. A intensa produção dos arquitetos italianos e ítalo-brasileiros marca de forma definitiva a configuração arquitetônica da capital mineira, em construções e prédios como a sede do Minas Tênis Clube, o Palácio Arquiepiscopal, a Santa Casa da Misericórdia, a sede da Prefeitura, a Secretaria da Segurança Pública, atual CCBB BH, e o Teatro Francisco Nunes. Essas construções trazem os signos da cultura arquitetônica italiana, onde a manutenção de um classicismo vigoroso, com uma cuidadosa revisitação dos elementos clássicos, alia-se a uma genuína atenção ao modernismo, que ganha cada vez mais terreno na Europa do século XX.

Num tempo onde a apreensão instantânea do mundo torna o olhar o mais das vezes desatento, a exposição é um convite ao visitante para se ater com mais atenção aos detalhes arquitetônicos presentes em Belo Horizonte, que, espalhados por toda a cidade, refletem a contribuição do pensamento e ação da arquitetura italiana na construção da cidade.

Assim, num primeiro nível, de apreensão primordialmente sensorial, a exposição trará 20 imagens de detalhes arquitetônicos – ornamentos, elementos escultóricos, pedaços de volumes, curvas – em fotografias de grandes formatos. Neste primeiro nível, o público será convidado a se defrontar, de forma intuitiva e mais imediata, com a presença estética desses elementos e com seu impacto visual. Em seguida, este nível de apreensão poderá ser complementado com um segundo nível, no qual o espectador fará a conexão dos elementos apresentados nas fotografias dos detalhes com os edifícios que os abrigam, numa apreensão da ordem do conhecimento arquitetônico.

A mostra é uma realização do Consulado da Itália em Belo Horizonte em parceria com o Governo do Estado, conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte e produção do Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável, também sediado na capital mineira.

Novas regras de visitação

Para oferecer segurança ao seu público e seus colaboradores, a entrada acontecerá mediante agendamento online via Eventim (https://www.eventim.com.br) e com limite de acessos e de quantidade de pessoas nos espaços do prédio. Os ingressos estarão disponíveis para emissão a partir de 28/10. O uso de máscara é obrigatório, assim como a disponibilização de álcool em gel, conforme determina o Decreto da Prefeitura Municipal.

Bilheteria: não há bilheteria física. Os ingressos devem ser emitidos pelo site ou app Eventim com apresentação do QR Code na entrada do CCBB, não se recomenda a impressão do ticket.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui