Espaços culturais do Circuito Liberdade recebem exposição de presépios da FAOP

Os belo-horizontinos e visitantes já podem apreciar em vários espaços culturais do Circuito Liberdade a exposição de presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). A iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) tem como objetivo valorizar e ampliar o conhecimento acerca dos presépios, tão tradicionais em Minas Gerais.

No nosso estado, o presépio está presente desde o século XVIII, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinha e maquinetas (caixas envidraçadas). Os oratórios-lapinhas, típicos do estado e procedentes da região de Santa Luzia e Sabará, geralmente acolhiam cenas ligadas à natividade de Jesus.

Realizados a partir de diversas técnicas e suportes materiais, os presépios são de autoria de artistas populares, autodidatas, artesãos e presepeiros apaixonados pela tradição em montar presépios. Vale destacar os presépios esculpidos em madeira de autoria de José Ciriaco de Jesus, artista popular nascido em Ouro Preto, e de escultor Arthur Pereira, que nasceu em Cachoeira do Brumado/Mariana, conhecido nacionalmente por suas obras esculpidas em madeira. Da mesma região, ressaltamos os presépios esculpidos em pedra-sabão de Moacir Gerônimo Rodrigues.

Para a exposição de 2020, foram selecionados 20 presépios da Faop. Eles estarão expostos na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Palácio das Artes, Centro de Arte Popular, Museu Mineiro, Escola de Design, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), Centro Cultural Minas Tênis Clube e Casa Fiat de Cultura. Quem for visitar os espaços culturais poderá, além de apreciar os presépios, acompanhar o projeto Luzes da Liberdade e a programação cultural do Circuito.

Os horários de visitação dos presépios vária de acordo com o funcionamento de cada espaço. O projeto é da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, realizado conjuntamente pelo IEPHA-MG e a FAOP, com o apoio dos demais espaços culturais do Circuito Liberdade.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui