MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal reabre para atividades presenciais

Mais um equipamento do Circuito Liberdade reabre suas portas para os mineiros e visitantes. Retomando as atividades presenciais em 2020, após longo período fechado em que promoveu uma intensa programação virtualmente, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal reabrirá para o público nesta quarta, dia 2 de dezembro, em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais. Para receber o público em segurança, a equipe do Museu preparou protocolos sanitários que devem ser seguidos pelo público. Além disso, o MM Gerdau reabre com cerca de 50% da sua capacidade total de atendimento e em horário reduzido, de quinta a domingo, sendo quintas e sextas, das 16 às 20 horas, e finais de semana e feriados, das 13 às 17 horas, entrada franca.

Um dos destaques da reabertura é a exposição “CoMciência - Cristais do Tempo”, que será inaugurada no dia 08 de dezembro e segue até março de 2021. Desta vez, a ocupação dos espaços expositivos do MM Gerdau com arte, ciência e tecnologia tem como tema proposto aos artistas "Cristais do tempo: emergências nas fissuras do presente". A definição de um futuro a partir de um presente demasiadamente complexo nos leva a refletir que é necessário pensar um presente mais propositivo, reconstruindo nossa proposta de humanidade e coletividade, sendo a arte e a tecnologia meios legítimos para isso.

Para isso, os curadores do edital Tadeus Mucelli e Alexandre Milagres selecionaram 09 (nove) obras inscritas no Edital “CoMciencia”, que inspiram e refletem o momento que vivemos, modificam nossa relação com o tempo presente, mudam nossa percepção com os outros, com o planeta, com o visível e o invisível, e, sobretudo, com as memórias que construímos e compartilhamos. Dentre os trabalhos selecionados, três deles ocuparão presencialmente o espaço expositivo do museu. Já no espaço virtual wwwprogramacomciencia.org.br, o público poderá visitar mais seis obras.

Instalação In.Fusion – MM Gerdau e Museu do Amanhã (RJ)
Outra notícia de destaque – que também reafirma o Museu como um importante espaço fomentador do debate sobre arte, tecnologia, cultura e ciência – é a inauguração da instalação In.Fusion, no dia 12 de dezembro, data em que se celebra o aniversário do Prédio Rosa e os 123 anos da cidade de Belo Horizonte. A instalação é um projeto artístico arrojado que faz parte de um circuito nacional, recém-chegada do Museu do Amanhã (RJ), em que o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a instalação até o dia 17 de janeiro de 2021.

A instalação consiste em uma experiência imersiva e interativa, que explora artisticamente a capacidade humana de interferir nos mais diversos sistemas, sejam eles físicos ou espirituais. Para isso, os visitantes serão convidados a adentrar uma estrutura que conta com um mix de projetores de diferentes formatos que imprimem imagens em movimento nas longas paredes e em todo o piso. Através de sensores instalados na sala, os visitantes interagem com o conteúdo projetado, ressignificando-o e transformando-o em algo novo. Assim, a instalação In.Fusion propõe uma fusão de natureza, misticismo, arte e tecnologia, em um processo livre e particular para cada visitante.

Últimos dias de Urumado AR - até 11/12
Até o dia 11 de dezembro, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal participa do Novembro Digital (Novembre Numérique), um festival internacional de culturas digitais. Voltada para o público de todas as idades, o festival apresenta a criação digital nas mais variadas formas: shows, performances, exposições, palestras e debates. Em Belo Horizonte, a Aliança Francesa BH, em parceria com o Serviço de Cooperação e Ação Cultural para o Estado de MG da Embaixada da França, são os responsáveis pela organização do evento, que acontece anualmente.

O Museu participa de um circuito em realidade aumentada (Uramado AR), interligando os equipamentos culturais integrantes do Circuito Liberdade, com o prédio da AFBH, e os equipamentos da UFMG. O MM Gerdau - Museu das Minas participa com a plotagem no vidro lateral do Elevador Panorâmico. Ao todo, são 24 figuras. O público será convidado a interagir ao passar pelos prédios por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado em todos os aparelhos celulares. 

Todas as atividades listadas acima são gratuitas. A programação completa do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está disponível aqui no site do Circuito Liberdade e também no Instagram do MM Gerdau (@mmgerdau). Todas as atividades, bem como a visitação ao museu, será retomada seguindo todos os protocolos de segurança.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA A RETOMADA

- Usar a máscara cobrindo nariz e boca;
- Fazer sua medição de temperatura ao entrar;
- Pessoas com temperaturas acima de 37,8C não poderão entrar no prédio;
- Higienizar as mãos ao entrar e ao longo da visita;
- Respeitar a distância de 2 metros entre pessoas;
- Circular respeitando o percurso definido para visita;
- Respeitar a capacidade de pessoas em cada ambiente;
- Não tocar nas exposições;
- Não consumir alimentos e bebidas;
- Trazer apenas o necessário para a visita, o guarda-volumes não estará disponível;
- O elevador estará disponível apenas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Use as escadas.

Programação de Dezembro
- 02, 03 e 04/12 - 16h às 20h
- 05, 06 e 08/12 - 13h às 17h;
- A partir de 10/12 - quinta e sexta, das 16h às 20h; sábado, domingos e feriados, das 13h às 17h;

Exposição “CoMciência – a partir de 08/12:
Visitação presencial:
- Quinta e sexta, das 16h às 20h;
- Tradução em LIBRAS disponível para as obras virtuais que compõe a exposição;
Sábado, domingos e feriados, das 13h às 17h; 

A partir de 12/12: Instalação “In.Fusion”
- Quinta e sexta, das 16h às 20h; sábado, domingos e feriados, das 13h às 17h; 

Visitas Mediadas Virtuais:
Visitação presencial:
Quando: 03 e 04/12, 10 e 11/12, 17 e 18/12, quintas e sextas, às 14h30
Dias: 16, 23 e 30/12, quartas, às 10h30 e 14h30
Dia: 09/12, às 10h30
Duração: aprox. 50 minutos.
Tradução em LIBRAS

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui