Iepha-MG divulga documentário e caderno sobre as Folias de Minas

A tradicional celebração é patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais desde 2017, e já foram identificados cerca de 1.900 grupos no estado.

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) disponibiliza, em agosto, dentro das comemorações do mês do Patrimônio Cultural 2020, o documentário e o caderno que retratam as Folias de Minas, uma das práticas culturais mais antigas e difundidas do estado, reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais desde janeiro de 2017.

O filme, dirigido por Felipe Chimicatti e Pedro Carvalho, sob a coordenação da equipe técnica do Instituto, estará disponível no canal do Iepha-MG no YouTube a partir de sábado, 8 de agosto, e o caderno, com textos, fotos, mapas, dados no site (www.ipeha.mg.gov.br), a partir do dia 7. No documentário, mestres e foliões de diferentes devoções e de três localidades - São José da Serra em Jaboticatubas, bairro Aparecida em Belo Horizonte e o distrito de Paciência, no município de Porteirinha narram os rituais que estruturam as folias, desde o início da jornada com a visita da bandeira até a festa de encerramento. A produção audiovisual e a publicação apresentam ainda elementos como o canto, a reza, os toques de instrumentos musicais, as danças, as comidas votivas e o uso de objetos sagrados, como máscaras, toalhas, fitas e a bandeira com a imagem dos santos de devoção.

As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro. Todas as filmagens tiveram o acompanhamento da equipe técnica do Iepha-MG.

CADASTRO DAS FOLIAS

Aberto em 2016, no site do Instituto (iepha.mg.gov.br), o cadastro já recebeu adesão de cerca de 1.900 grupos de folias de todo o Estado. O cadastro é uma plataforma eletrônica que é utilizada pelo Iepha como ferramenta de identificação e mapeamento dos bens culturais como um dos passos do processo de registro como bem cultural do estado, especialmente nos casos de manifestações com grande abrangência territorial. Esta ação visa também promover condições para a implementação de processos de reconhecimento do patrimônio cultural e sua gestão, que sejam participativos, e por isso conta com o apoio e atuação dos detentores, prefeituras e agentes culturais.

_____________________________________________________________________________

Serviço: Divulgação do documentário e do caderno Folias de Minas

Onde: Site e YouTube do Iepha

Quando: Caderno, 7/8 | Documentário 8/8

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui