Brincadeiras nos jardins do Palácio da Liberdade integram a Virada Cultural de BH

Uma forma de juntar crianças, o patrimônio e a diversão para re(descobrir) a cidade.

 

Você conhece os jardins do Palácio da Liberdade? Não? Então, já imaginou como deve ser brincar e (re)descobrir esses espaços e a cidade por meio deles? Não perca tempo! Faça parte dessa história e desvende conosco os mistérios que o Palácio da Liberdade e seus jardins guardam para você.

Nesse sentido, o Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, que integra o Circuito Liberdade, preparou uma programação especial para seus visitantes.

No dia 21/7 (domingo) serão oferecidos, gratuitamente, jogos e brincadeiras que buscam a (re)descoberta desse bem cultural, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) desde 1975. Os participantes poderão interagir, trocar saberes e experiências nos espaços da antiga casa dos governadores do estado de Minas Gerais. Fazem parte dessas iniciativas a “Caçada no Palácio”, um jogo de charadas para descobrir os símbolos do espaço, e o “Fato ou Fake”, no qual os visitantes devem identificar o que é mentira ou verdade sobre fatos que ocorreram no Palácio. Já a “Caça aos detalhes” é um desafio para desvelar a localização do acervo presente dos jardins. Por fim, o momento da “Contação de Histórias” terá personagens históricos como protagonistas de narrativas sobre Belo Horizonte.

Tratam-se de atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar os olhares dos participantes para o patrimônio cultural de Belo Horizonte, relacionando-se com a proposta da Virada Cultural. Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, o evento pretende oferecer a experimentação, o descobrimento e o redescobrimento de ambientes, texturas e vivências no cenário urbano de BH, sendo inspirada por um movimento francês e a realização em outras capitais brasileiras.

Para cada uma das brincadeiras, serão disponibilizadas 15 vagas, sendo que crianças e jovens até 14 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Elas ocorrerão em horários específicos: 10h30, 12h30, 14h30 e 16h, com duração aproximada de 45 minutos. Somente para essa atividade as inscrições devem ser feitas na recepção do Palácio da Liberdade (entrada pela Avenida Cristóvão Colombo) meia hora antes de cada uma delas.

Mais informações: http://bit.ly/viradanopalacio

 

Visita espontânea também poderá ser realizada durante a Virada Cultural

Além dessas atividades especiais, as pessoas também poderão realizar a habitual visita guiada ao Palácio da Liberdade. Ela abrange a estrutura e as principais salas, distribuídas nos dois pavimentos da edificação. A duração estimada é de 50 minutos, com grupos de até 25 pessoas, agendados a cada meia hora, das 9h às 16h30. Visitantes estrangeiros encontram material bilíngue (inglês e espanhol) sobre a apresentação dos espaços, bem como um vídeo que é exibido no cinema preservado com seus móveis e projetores originais. Para retirar os ingressos gratuitos acesse: http://bit.ly/visitaaopalacio

A reabertura do Palácio da Liberdade, desde dezembro de 2018, é o resultado da iniciativa conduzida pelo Iepha-MG em parceria com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA - Arte e Cultura) e apoio do Gabinete Militar por meio da Superintendência de Administração de Palácios.

Informações: www.appa.art.br/palaciodaliberdade

Telefone: 3224-1919 (das 14h às 18h)

Mais detalhes da programação completa da Virada Cultural acesse: http://viradacultural.pbh.gov.br/2019/a-virada/

Atendimento à imprensa:

Daniel Moreira | (31) 3224-1919 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui