Neste Natal, o Circuito Liberdade tem programação especial e Palácio da Liberdade reaberto para o público

Além das atrações dos espaços culturais, corais, bandas e cantatas se apresentam na Praça da Liberdade gratuitamente

Uma programação variada nos espaços culturais e atrações ao ar livre fazem parte do calendário de Natal do Circuito Liberdade de 2018, que este ano tem também a reabertura do Palácio da Liberdade para visitação do público.  O tema deste ano é Músicas de Minas.

Para acompanhar a tradicional iluminação de Natal da Cemig na praça, de 6 de dezembro a 6 de janeiro, serão realizadas apresentações de corais e bandas, agora com uma atração especial: as Cantatas de Natal, que vão reunir as vozes de quatro corais na Praça da Liberdade. Serão duas apresentações e, numa delas, os corais irão se apresentar nas janelas do Memorial Minas Gerais Vale e do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal.  A criançada também vai poder visitar a Casa do Papai Noel, do dia 6 a 24 de dezembro.

 Os equipamentos culturais do Circuito Liberdade oferecem diversas atividades, apresentações, exposições, dentre outras.  Um dos destaques é o show de comemoração dos 30 anos do BDMG Cultural, que vai homenagear o cantor e compositor Flávio Henrique (1968-2018) e também os músicos Célio Balona, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas e Toninho Horta. No dia 7 de dezembro, às 20 horas, no Palácio das Artes. A entrada é gratuita.

Nos dias 8 e 9 de dezembro, o Memorial Minas Gerais Vale realiza mais uma edição da Feira do Memorial. São trabalhos vendidos diretamente pelos artistas, com apresentação de DJs. E no dia 16, o projeto Eu, Criança, no Museu!  apresenta  o Auto de Natal “O Natal Existe?”, com o Grupo Carroça Teatral, às 11 horas.

 A Casa Fiat de Cultura realiza, até dia 21 de dezembro, o seu tradicional Ateliê Aberto de Cartões de Natal. Utilizando a técnica de pop-up, o público cria diferentes mensagens em 3D. Ainda na Casa Fiat, o público pode visitar a exposição Presépio Colaborativo com curadoria do artista plástico Leo Piló e participação de centenas de pessoas, feito com material reciclado. Este ano, o presépio é uma homenagem ao tradicional Presépio do Pipiripau.

O visitante que for ao Museu Mineiro vai poder ver, a partir do dia 15 de dezembro, a exposição “Minas das Artes, Histórias Gerais”, que por meio das peças do acervo do museu - muitas delas guardadas na reserva técnica do espaço - vai poder conhecer mais da história de Minas Gerais. Ainda no Museu Mineiro, uma seleção de fotos de congadas e folias de reis da região de Cordisburgo compõe a mostra “Fé e Devoção no Sertão de Rosa”.

No dia 18 de dezembro, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal vai exibir o documentário “Violas: o fazer e o tocar em Minas Gerais”, de Felipe Chimicatti, Pedro Carvalho, Rafael Bottaro e Denis Martins, a partir da pesquisa realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Em seguida, haverá um bate papo com a gerente de Patrimônio Imaterial do Iepha-MG, Débora Raiza e o pesquisador Carlos Felipe Horta.

Do dia 20 até 25 de dezembro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG exibe a seleção de fotos vencedoras da quarta edição do Concurso no Instagram do Circuito Liberdade, cujo tema este ano é a revitalização da Praça da Liberdade. Para participar, basta seguir a conta do Circuito Liberdade no Instagram @circuitoliberdade e postar nessa rede social uma foto da Praça da Liberdade ou das edificações que compõem o Circuito Liberdade marcada com a hashtag #minhapraçadaliberdade.

Destaque da programação também é a Mostra Continuum, no prédio da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, de 18 a 30 de dezembro. A exposição marca a abertura parcial do edifício de estilo modernista, na Praça da Liberdade, assinado pelo arquiteto Raphael Hardy (1917-2005), que abrigará a Escola de Design da UEMG a partir de 2019. A mostra reúne peças do acervo dos cursos de Design de Ambientes, Design de Produtos e Design Gráfico e vai ficar em cartaz em duas temporadas no início do ano: a primeira, de 18 a 30 de dezembro (com recesso de 24/12 a 26/12) e visitas das 13h às 21h. A segunda temporada de exibição será de 14 de janeiro a 02 de fevereiro, de segunda a sábado, das 13h às 18h; e quinta-feira, das 13h às 21h. A entrada é gratuita.

Para visitar o Palácio da Liberdade

O acesso ao Palácio da Liberdade é gratuito e o número de pessoas por grupo é limitado. A visita interna tem a duração estimada de uma hora, com grupos agendados de 30 em 30 minutos. A visitação aos sábados e domingos será das 9h às 15h.

As visitas escolares serão feitas mediante agendamento e ocorrerão em duas etapas, tendo início com uma formação dos educadores e em seguida a realização da visitação. O programa terá capacidade de atendimento para quatro turmas, nos seguintes horários: 8h às 10h10; 8h30 às 10h40; 14h às 16h10 e das 14h30 às 16h40, ás quintas-feiras.

Todas as inscrições e agendamentos devem ser feitos online gratuitamente clicando AQUI. Pessoas que não seguirem esse procedimento online e se apresentarem na portaria, caso tenham interesse na visita interna, terão sua visita condicionada às vagas disponíveis online. Os contatos para escolas e visitantes são Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (31) 3224-1919 - Ramal 32 (terças e quartas-feiras, das 9h às 12h ou das 14h às 17h).

Trânsito

Para facilitar a circulação no entorno da Praça da Liberdade, durante o período natalino, a partir de 6 de dezembro, a Alameda da Educação estará fechada para circulação de veículos, de 19h até a meia-noite e a Alameda de Segurança, de 20h até meia-noite. Confira os mapas no site da BHTrans clicando AQUI.

Clique AQUI e conheça a programação completa do período natalino.


Confira abaixo quando e onde se apresentam os corais e as bandas:

10 de dezembro - Segunda-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral infanto juvenil do tribunal de justiça de Minas Gerais

21h Bombeiro Instrumental Orquestra Show – BIOS 


11 de dezembro - Terça-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Infanto Juvenil do Cefart - Fundação Clóvis Salgado

21h - Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais


12 de dezembro - Quarta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Orquestra Jovem Gerais

21h - Academia musical Orquestra Show – AMOS


13 de dezembro - Quinta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

20h - Cantata: Coral Gremig-Cemig, Rede de Cozes da Globo Minas, Grupo Villa Lobos e Coral O Canto da Lagoa


14 de dezembro - Sexta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Artistas da Paz (Servas)

Alameda Travessia da Praça da Liberdade

21h - Banda Musical da Polícia Militar de Minas Gerais

17 de dezembro - Segunda-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Raio de Luz BDMG

21h - Coral BDMG
 

18 de dezembro - Terça-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Copasa

21h - Academia Musical Orquestra Show- Amos
 

19 de dezembro - Quarta-feira

Apresentação nas janelas do Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau-Museu das Minas e do Metal  -Praça Carlos Drummond de Andrade

19h30 - Cantata: Coral Gremig Cemig, Rede de Vozes da Globo Minas, Grupo Villa Lobos e Coral o Canto da Lagoa
 

20 de dezembro - Quinta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Encanto das Gerais            

21h - Coral Campus Em Canto (UFMG )

21 de dezembro - Sexta-feira

Alameda Travessia da Praça da Liberdade

20h - Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui