Revitalização da Praça da Liberdade é tema do Concurso de Fotografia no Instagram do Circuito Liberdade. Basta fazer a foto e postar com a hashtag #minhapraçadaliberdade

Selecionados terão suas fotos expostas na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG durante programação de Natal

A revitalização da Praça da Liberdade é o tema da quarta edição do Concurso de Fotografia no Instagram do Circuito Liberdade. A ação integra a programação de Natal do Instituto Estadual do Patrimônio Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) no Circuito Liberdade e celebra este cartão postal de Belo Horizonte renovado, para a população. Nesse novo momento da praça, o Palácio da Liberdade também será reaberto para visitação pública, a partir de sábado (08/12).

Os selecionados no concurso terão suas fotos expostas na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, de 20 a 25 de dezembro. Os três primeiros colocados ganham, também, prêmios oferecidos pelos espaços integrantes do Circuito, que incluem desde um período de uso no espaço coworking do Hub Minas a ingressos para apresentações artísticas e publicações especializadas.

Para participar, basta seguir a conta do Circuito Liberdade no Instagram @circuitoliberdade e postar nessa rede social uma foto da Praça da Liberdade ou das edificações que compõem o Circuito Liberdade marcada com a hashtag #minhapraçadaliberdade. Apenas essa hashtag vai oficializar a foto no concurso e as imagens devem ser inéditas.

As fotos podem ser produzidas com qualquer tipo de equipamento fotográfico, contando que sejam postadas no Instagram com a hashtag definida pela comissão. A conta do usuário no Instagram não pode ser privada (bloqueada) e o conteúdo das fotos é de responsabilidade do fotógrafo.

Poderão ser fotografados os conjuntos arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade e também as edificações que integram o Circuito Liberdade, a saber: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Centro de Informação ao Visitante do Circuito Liberdade, Hub Minas Digital, Espaço do Conhecimento UFMG, MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Centro de Arte Popular Cemig, BDMG Cultural, Academia Mineira de Letras, Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro, Prédio Verde (futura Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais), Centro Cultural Banco do Brasil, Horizonte Sebrae Casa da Economia Criativa, Cefart Liberdade, Casa Fiat de Cultura e Palácio da Liberdade.

As fotos serão analisadas por uma comissão formada por integrantes do Iepha-MG e de parceiros do Circuito Liberdade.

Para conhecer o regulamento do concurso, clique AQUI

Concurso promove interatividade

O Circuito Liberdade promove, desde 2015, o Concurso no Instagram, com o objetivo de estimular a interatividade com os seguidores e dar mais visibilidades às redes sociais. Os participantes devem seguir a conta do Circuito Liberdade no Instagram, no endereço @circuitoliberdade, e postar as fotos com a hashtag definida pela equipe do concurso.

Já foram abordados os temas "Mês da Consciência Negra" (2015), "Presépios de Minas Gerais" (2016) e "Meu Olhar Sobre o Patrimônio" (2017). Para avaliar as fotos, a cada ano é formada uma nova comissão avaliadora, que seleciona os registros seguindo critérios de criatividade, estética e adequação para o suporte final da mostra.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui