Espaço do Conhecimento UFMG desvenda o Universo em junho com programação especial


O Planetário tem observação noturna aos sábados e também, observação solar aos domingos, para visitantes de todas as idades

Neste mês de junho, o Espaço do Conhecimento UFMG vai desbravar o Universo com os visitantes, em uma programação superdivertida e que vai provar que o saber científico não é tão complicado assim. São oficinas, contação de histórias e exibição de documentário. A proposta é demosntrar que a astronomia pode ser bem didática e revelar o que existe além do céu azul. Todos os dias, o Planetário leva o público de todas as idades a uma viagem pelo cosmos, em sessões que permitem uma experiência imersiva e contemplativa pelo espaço sideral. 

Aos sábados, no Terraço Astronômico, a Observação Noturna permite que crianças e adultos vejam de perto os detalhes daqueles pequenos pontinhos brilhantes no céu. Das 19h às 21h, é possível ver a Lua, planetas e aglomerados de estrelas com a ajuda de dois telescópios. A partir das 17h30, 120 senhas são distribuídas gratuitamente. 

No domingo de manhã tem Observação do Sol, das 11h às 13h, por meio de um telescópio especial, que permite que o público olhe para o Astro-Rei sem danificar a visão. A atividade também é gratuita e tem senhas distribuídas a partir das 10h. 

Oficina de astronomia

Todos os sábados, às 14h, o museu realiza oficinas que mostram como aprender astronomia pode ser divertido. No dia 09 de junho, o passeio é pelo Sistema Solar. Na atividade Teatro dos Planetas, os visitantes encenam Júpiter, Saturno e outros corpos celestes que podem ser vistos a partir da Terra. Com o próprio corpo, eles simulam os movimentos e as posições dos planetas. 

Na semana seguinte, as descobertas continuam na oficina Relógio de Sol. O objeto é montado e testado no Terraço Astronômico, onde o público aprende a ler as horas a partir da sombra projetada pela nossa estrela. No dia 23, o Jogo do Sistema Solar testa os conhecimentos dos visitantes sobre o conjunto de planetas que giram em torno do Astro-rei. Cartas estimulam a observação e a lógica. 

E no último sábado do mês, a oficina Brincando de Ser Cientista incentiva os participantes a decifrarem um enigma: o que há dentro da caixa? Na experiência, eles percebem como os pesquisadores desvendam mistérios a partir da intuição. 

Serviço:

Observação Noturna
Quando: todos os sábados, às 19h
Classificação: livre


Observação do Sol
Quando: todos os domingos, às 11h
Classificação: livre


Teatro dos Planetas
Quando: 09 de junho, às 14h
Classificação: a partir de 6 anos


Relógio de Sol
Quando: 16 de junho, às 14h
Classificação: a partir de 8 anos

Jogo do Sistema Solar
Quando: 23 de junho, às 14h
Classificação: a partir de 8 anos

Brincando de Ser Cientista
Quando: 30 de junho, às 14h
Classificação: a partir de 6 anos

Planetário: ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

0
0
0
s2smodern
powered by social2s