Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais realiza 11º Encontro Estadual de Museus

"Museus: Planejamento e Gestão em Redes" é o tema dessa edição, que vai debater a importância da estruturação dos museus mineiros

"Museus: Planejamento e Gestão em Redes" é o tema do 11º Encontro Estadual de Museus, que será realizado a partir desta quarta-feira (23/05) até sexta-feira (25/05), no teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública de Minas Gerais. O encontro promoverá o debate sobre a importância da estruturação dos museus mineiros por meio do Planejamento Museológico, da utilização do Cadastro dos Museus como instrumento de política museológica no Estado e do trabalho em rede. 

O Encontro de Museus é promovido anualmente pelo Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais - SEMMG, coordenado pela Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEMMG) e esta edição integrará as ações do Projeto Consolidação do Sistema Estadual de Minas Gerais, do edital Implantação e Fortalecimento de Sistemas de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram.

Na solenidade de aberturam, estarão presentes o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, a superintendente de Museus e Artes Visuais e coordenadora do SEMMG, Andréa Matos; o presidente do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, Marcelo Araujo; a representante do Ibram MG, Cláudia Maria Chaves; e o representante do Conselho Regional de Museologia 2ª Região - COREM 2R, Carlos Augusto Ribeiro Jotta.

As atividades terão inicio com palestra ministrada pela museóloga Maria Ignêz Mantovani e com a oficina "Planejamento Museológico". Será abordada também a experiência do trabalho em rede no Sistema Estadual de São Paulo com o palestrante Luiz Mizukami. Na quinta-feira, representantes do Instituto Brasileiro de Museus falarão sobre o Cadastramento de Museus, a plataforma Museusbr e os instrumentos da Política Nacional de Museus.

"Gestão em rede" é o tema a ser abordado no último dia do encontro. Representantes da Rede Nacional de Identificação de Museus - ReNIM, da Rede de Memória das Instituições de Minas Gerais (Remig) e do Circuito Liberdade debaterão sobre a experiência de gestão e o fortalecimento do trabalho em rede.


Oficinas no Circuito


Fechando o encontro, serão realizadas quatro oficinas de "Boas Práticas" no Circuito Liberdade, com os temas: "Acessibilidade e inclusão em espaços culturais", "Programação e Comunicação em Rede", "Pesquisa de Público e Qualificação do Atendimento" e "Educação em Museus: Infância e Memória".

O Encontro Estadual de Museus se afirma como espaço de debate e contará, especialmente para a data, com 34 representantes do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus dos 17 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais.

Programação Geral

Programação Oficinas no Circuito Liberdade


SERVIÇO:

11º Encontro Estadual de Museus
Data:
23, 24 e 25 de maio de 2018
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública de Minas Gerais
Endereço: Praça da Liberdade nº 21 – Funcionários
Horário: 9h às 18 h
Entrada Gratuita – Inscrições: https://goo.gl/forms/Bmf4UsYPkJdyERNa2

 

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui