Casa Fiat de Cultura lança programa de residência artística em arte digital

Oito artistas serão selecionados para criar projetos que serão expostos durante o mês de julho

A Casa Fiat de Cultura lança em 2018 o projeto “Residência Artística em Arte Digital – Uma Jornada Colaborativa”. Entre os dias 15 de maio e 3 de junho, oito artistas ficarão imersos em um espaço de criação na Casa Fiat de Cultura, para produzir obras de arte digital relacionadas ao painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari. O painel, que faz parte do acervo permanente do espaço cultural, é o maior do artista em Minas Gerais. Ele retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte.

A iniciativa integra a programação da 16ª Semana Nacional de Museus, da qual o Circuito Liberdade participa. A temporada deste ano propõe debate sobre “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” e conta com a participação de mais de mil museus em todo o Brasil. O tema traz uma reflexão sobre o espaço museológico no contexto contemporâneo, em que as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes no cotidiano.

Segundo Clarita Gonzaga, coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, o programa é voltado para estudantes, recém-formados e artistas iniciantes. “A produção dessa residência vai dar visibilidade para esses artistas”. As obras produzidas por cada artista serão expostas por uma semana, em uma exposição que vai durar um mês.

Com curadoria de Pablo Gobira, professor de pós-graduação em Artes na Escola Guignard, a proposta de criação da residência é estabelecer uma conexão entre a obra de Portinari e a cidade de Belo Horizonte. “Na residência, iremos discutir e explorar as ideias prévias dos participantes, com as práticas e linguagens que os artistas já desenvolvem”, explica o curador.

O projeto terá foco na transformação da experiência do público visitante, inserindo-o em o que o professor chama de “realidade mista entre o material e virtual”. “Podemos inserir nos trabalhos, individuais ou conjuntos, elementos de artes digitais como vídeos, modelagem e arte 3D, animação ou jogos”, explica Gobira.

Os oito selecionados terão três semanas para desenvolver suas obras com orientação, além da curadoria, também do Núcleo de Experimentação do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, formado por artistas plásticos, designers e historiadores. O período também inclui uma visita técnica à Universidade Corporativa da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esta atividade possibilitará a materialização de elementos e estruturas do processo criativo, com experimentação dos aspectos mais abstratos do processo.

O programa parte do conceito de “museu fora do museu”, que amplia as experiências artísticas, promove reflexões sobre o mundo contemporâneo e extrapola os espaços físicos do museu. “Esperamos continuar com esse programa de residência, para que ele dê muitos frutos. Já estamos preparando novidades para o segundo semestre, mas ainda é segredo”, afirma Clarita.

Para se inscreverem, os participantes devem enviar a ficha de inscrição, juntamente com currículo, portfólio (caso possua), uma proposta descritiva de criação em arte digital e uma carta de intenção. As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de abril e as propostas, enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O regulamento e o processo de inscrição do programa de seleção estão acessíveis no site www.casafiatdecultura.com.br e a participação é gratuita.

O espaço de criação dos artistas ficará aberto para visitação agendada com o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura pelo telefone (31) 3289-8910.

 Serviço: Residência Artística em Arte Digital da Casa Fiat de Cultura

Data: 15/05 a 03/06 - com exceção das segundas-feiras, dia em que os espaço está fechado. (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Participação gratuita

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui