Confira o que abre e o que fecha no Circuito Liberdade durante a Semana Santa

Espaços têm horários alterados e oferecem uma programação extensa e variada. Faça sua agenda

Os espaços do Circuito Liberdade estarão abertos em horários diferentes durante a Semana Santa. Confira o funcionamentos dos espaços neste feriado e veja nossa programação no site, com exposições, shows e teatro, dentre outras atrações. 

No Centro de Arte Popular – Cemig está em cartaz a exposição “Fibras Naturais e Papéis”, que une artesanato e artes plásticas. Até 6 de maio, a mostra exibe centenas de peças de arte popular executadas com fibras vegetais e papel, além de obras assinadas por artistas plásticos de renome, pioneiros na confecção e utilização desses materiais. A exposição marca a Semana do Artesão, entre 19 e 25 de março e faz parte do Programa + Artesanato, do Governo de Minas. São trabalhos de uso cotidiano como álbuns e encadernações com papéis marmorizados, cartões, caixas, cestos, bandejas, tigelas, flores, fruteiras, luminárias e outros. Os diferentes suportes permitem manifestações de caráter cultural, lúdico, decorativo e religioso, com um resultado surpreendente. 

O Museu Mineiro apresenta aquarelas e bicos de pena de Fátima Pena, que celebram os 120 anos de Belo Horizonte. São vitrines com aproximadamente 160 aquarelas originais, em formatos que variam de 4 x 4 cm a 18 x 24 cm e impressões digitais fine art em grandes formatos. Fátima Pena atua há mais de 40 anos como artista plástica e foi professora de Pintura na Escola Guignard por 26 anos. Participou de mais de 20 exposições individuais e de vários projetos coletivos, revezando na prática do desenho em bico de pena, em grafite, na aquarela, no pastel, na pintura a óleo. A curadoria e o design expográfico é de Guilherme Horta.

Ainda no Museu Mineiro, o público pode conferir a mostra "Catas Altas do Matto Dentro – Minas Geraes", da também renomada artista mineira Fátima Pinto Coelho. Assim que chega á exposição, já na entrada, o espectador é recebido por uma potente instalação, composta por um catre disposto sobre um tabuado de madeira, peças típicas do mobiliário mineiro. Nesse “ambiente doméstico”, sobre a cama, um grande volume de minério de ferro bruto. Uma vitrine exibirá um conjunto de documentos: fotos de época, a carta redigida por Pedro Nava, o catálogo da Bienal de São Paulo e uma coleção de espelhos de fechaduras. A expografia está estruturada de forma a permitir ao público presente o avanço e recuo no tempo de exploração mineral, por meio de narrativas memorialísticas das catas altas, traduzidas em uma conjugação de textos e imagens.

A Casa Fiat reúne o trabalho de Nello Nuno e Eliana Rangel na exposição “Construções Afetivas”. Com trabalhos que marcam várias fases da produção de cada um, a mostra oferece ao público a oportunidade de explorar os caminhos das invenções e das escolhas estéticas e técnicas de Nello e Eliana. A exposição, que envolveu mais de 30 colecionadores, conta com curadoria dos artistas plásticos Márcio Sampaio e Nello Rangel. 

No Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH, o destaque são os espetáculos teatrais. Em cartaz, “L, o Musical” traz a Belo Horizonte a artista e poeta Elisa Lucinda; “Um Pouco de Ar Por Favor”, da Cia. Pierrot Lunar, tem direção de Chico Pelúcio e “Que Venha Primavera – Páginas Tchekhovianas” é montagem de Hélio Zolini. 

Nesta quinta-feira, tem projeto Ensaio Aberto, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal com a banda Ménage, às 19h30, com entrada gratuita. Ainda no mesmo museu, tem a exposição Minerais do Brasil, considerada a melhor coleção e também a mais representativa quando se trata de minerais brasileiros.

Confira abaixo os horários de funcionamentos dos espaços no feriado:

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais: Fechado de quinta a domingo. Reabre na segunda-feira das 8h às 18h.

Centro de Informação ao Visitante (prédio Rainha da Sucata): Funciona normalmente, das 9h às 18h

Hub Minas Digital (prédio Rainha da Sucata): Quinta-feira, das 9h às 21h. Fechado na sexta-feira. No sábado, das 9h às 18hs. Fechado no domingo

Espaço do Conhecimento UFMG: Funciona normalmente das 10h às 17h, com horário estendido no sábado, das 10h às 21h.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal: Fechado na sexta-feira. Funciona normalmente sábado e domingo, das 12h às 18h

Memorial Minas Gerais Vale: Fechado na sexta-feira. Funciona normalmente no sábado, das 10h às 17h30 e no domingo, das 10h às 15h30.

Centro de Arte Popular - Cemig: Quinta-feira das 12h às 21h. Fecha na sexta-feira, mas funciona sábado e domingo das 12h às 19h.

BDMG Cultural: Abre normalmente todos os dias, das 10h às 18h.

Academia Mineira de Letras: Fechado. Reabre na segunda-feira, das 14h às 19h.

Museu Mineiro: Quinta-feira das 12h às 21h. Fecha na sexta-feira, mas funciona sábado e domingo das 12h às 19h.

Arquivo Público Mineiro: Não abre de quinta a domingo. Reabre na segunda-feira das 9h às 19h.

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB BH: Abre normalmente, das 9h às 21h.

 Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa: Fechado. Reabre na segunda-feira das 9h às 18h.

Cefart Liberdade: Fechado. Reabre na segunda-feira das 9h às 21h.

Casa Fiat de Cultura: Fecha na sexta-feira. Abre no sábado e domingo das 10h às 18h.

 Mais informações: 98210-3132

 

 

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui