Museu Mineiro abre mostra de aquarelas que homenageia os 120 anos de Belo Horizonte

A mostra da artista plástica Fátima Pena pode ser vista até 1º de maio e a entrada é gratuita

O Museu Mineiro recebe a exposição “Fátima Pena - Aquarelas Belo Horizonte” a partir desta sexta-feira (02/03). São trabalhos em aquarelas e bico de pena, realizados ao longo de décadas pela artista, que celebram os 120 anos da capital mineira. A mostra fica em cartaz até dia 1º de maio, no Atrium do espaço, com entrada gratuita. 

Há 40 anos dedicando-se às artes plásticas, Fátima Pena foi professora de Pintura por 26 anos na Escola Guignard. Ela já participou de mais de 20 exposições individuais e de vários projetos coletivos, utilizando técnicas de desenho em bico de pena, grafite, aquarela, pastel e pintura a óleo.

Fátima conta que começou a fazer as pequenas aquarelas em 1997, quando Belo Horizonte completou 100 anos.“O pretexto era participar de um concurso, no qual o trabalho premiado seria capa do catálogo de assinantes da Telemig, em comemoração ao centenário da capital”, lembra. Desde que começou a pintar, na década de 1970, ela elegeu a cidade e seus símbolos como tema, procurando captar sua atmosfera, suas cores, seus espaços, e tudo mais que forma seu conjunto. 

A exposição “Fátima Pena - Aquarelas Belo Horizonte” consiste em vitrines com aproximadamente 160 aquarelas originais, em formatos que variam de 4 x 4 cm a 18 x 24 cm e impressões digitais fine art em grandes formatos. Resgatadas recentemente, algumas dessas aquarelas sofreram uma intervenção em bico de pena e outras foram digitalizadas e impressas.

A curadoria e o design expográfico são de Guilherme Horta e a produção está a cargo do Studio Anta. “Os trabalhos foram agrupados segundo afinidades subjetivas, sem o intuito de explicitar quais os locais abordados”, diz Horta. “As obras tratam de uma cidade lúdica, que existe em paralelo à outra, real. O intuito ao mudar a escala das obras foi ampliar sua atmosfera e revelar o traço leve e sutil da artista”, explica.
Para superintendente de Museus e Artes Visuais, Andréa de Magalhães Matos, essa será mais uma oportunidade do Museu Mineiro homenagear os 120 anos de Belo Horizonte, com a exposição de uma das maiores aquarelistas mineira: “O visitante poderá vislumbrar diversas situações da capital sob o sensível olhar de Fátima Pena”, afirma.

Serviço:
“Fátima Pena - Aquarelas Belo Horizonte” . De 02 de março até 01 de maio. Galeria Atrium. Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342) Funcionamento: terças, quartas e sextas-feiras das 10 às 19h, às quintas-feiras das 12 às 21h e aos sábados e domingos das 12 às 19h. Entrada gratuita

 

 

0
0
0
s2smodern
powered by social2s