Filme no Espaço do Conhecimento UFMG expõe dificuldades da mobilidade reduzida

Após a sessão de “A Caminhada”, no domingo, tem bate-papo com diretor. A entrada é gratuita


Um trajeto que muita gente faz diariamente até o bandejão da UFMG parece simples, mas esconde muitos problemas da acessibilidade. Pessoas com deficiência sofrem com a falta de rampas e elevadores em alguns. Para discutir como melhorar o atendimento a essas pessoas, o Espaço do Conhecimento exibe o documentário "A Caminhada" (2015), no próximo domingo, 25 de fevereiro, às 14h30. A exibição contará com a participação do diretor do documentário, Luiz Carlos Amaral. Ele vai bater um papo com os visitantes sobre o assunto. Para assistir ao filme, basta retirar uma senha na recepção. A classificação é livre.

Luiz Carlos Amaral, formado em Cinema de Animação e Artes Digitais, realizou este trabalho após se deparar com a situação do amigo Ivo, cadeirante que não conseguia chegar ao bandejão sem ajuda. O acesso ao restaurante só era possível por meio de uma escada. Ivo tinha uma doença degenerativa e residia na moradia universitária. Ao acompanhar um dia do amigo, Luiz conseguiu mostrar, neste documentário, a dificuldade de muitos que sofrem com a falta de acessibilidade. Com uma narrativa autoral, o diretor diz que este é um "filme que qualquer um poderia ter feito, mas que todos deveriam assistir. Deve mudar a maneira de muitos enxergam a vida".
Confira o vídeo

https://goo.gl/Bqh5zy

https://www.facebook.com/A-Caminhada-468401896666969/

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui