Espaços

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é um espaço democrático que propicia o livre acesso à leitura informativa e literária.

Espaco do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes, contribuindo para o debate e a interlocução entre a academia e outros ambientes de formação

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal abriga um importante acervo de duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale reúne, em um mesmo espaço, toda a riqueza cultural do Estado, desde o século XVIII até o cenário contemporâneo, incluindo uma perspectiva futurista

Centro de Arte Popular

O espaço privilegia a riqueza e a diversidade das manifestações culturais populares, valorizando o trabalho dos artistas que traduzem no barro, na madeira e em outros materiais, o universo em que vivem

BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 27 anos realiza ações na área da música, das artes visuais e das artes cênicas

Academia Mineira de Letras

O espaço abriga um acervo de 28 mil títulos e 32 mil exemplares, entre obras raras e únicas, inclusive de produção literária dos acadêmicos

Museu Mineiro

Seu riquíssimo acervo documenta, de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura do Estado

Arquivo Público Mineiro

Responsável pelo recolhimento, guarda, gestão, preservação e acesso ao acervo arquivístico do Poder Executivo estadual e aos documentos privados de interesse público. 

Casa do Patrimônio Cultural

Com a Casa do Patrimônio, será feita a inclusão dos grupos ligados à cultura popular de diversas regiões do Estado, e também da capital, ao Circuito Liberdade

CCBB Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB Belo Horizonte recebe eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, exposições, ideias, música e educação, oferecendo à população uma programação regular com qualidade e diversidade

Cefarte Liberdade

O Cefart Liberdade é uma unidade do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart da Fundação Clóvis Salgado voltado para a música.

Casa Fiat de Cultura

Considerada um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil, a Casa Fiat de Cultura destaca-se pelo alto valor histórico, artístico e educativo de sua programação

Palácio da Liberdade

Prédio central do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, o Palácio foi construído em estilo eclético com influência neoclássica. Inaugurado em 1897, o edifício serviu de moradia a vários governadores

Espaço Cultural Escola de Design - UEMG

O Espaço Cultural Escola de Design - UEMG possui um conceito múltiplo e oferece à sociedade eventos e atividades diversificadas como Cursos, Mostras, Exposições, Feiras, Palestras, Seminários, Rodas de Conversa, Exibições Audiovisuais e Aulas Abertas, realizadas pela comunidade interna e externa à Universidade. 

Centro Cultural Minas Tênis Clube

O Centro Cultural Minas Tênis Clube – CCMTC é constituído por um Teatro, uma Galeria de Arte e um Centro de Memória. Duas salas de multimeios e um café cultural completam a estrutura, como espaços de apoio e de convivência. O CCMTC oferece programação diversificada e de qualidade voltada para públicos de diferentes faixas etárias: crianças, jovens e adultos.

Palácio das Artes

Vinculado à Fundação Clóvis Salgado, o Palácio das Artes é o maior centro de formação, produção e difusão cultural de Minas Gerais e um dos maiores da América Latina com esse perfil.

Sala Minas Gerais

A Sala Minas Gerais é a casa da Orquestra Filarmônicas de Minas Gerais. Fundada em 2008, ela tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu diretor artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas. 

Museu dos Militares Mineiros

O Museu dos Militares Mineiros apresenta um pouco da história da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, conta com mais de 800 itens no acervo.

Casa Funarte Liberdade
Câmera Sete
Artes e Ofícios
Mercado Central
Inimá de Paula
mineiraria
Teatro Feluma
Museu dos Brinquedos
Ponto Cultural CDL

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui