Espaço do Conhecimento UFMG promove atrações educativas gratuitas em fevereiro

Visitas mediadas e oficinas são destinadas a todos os públicos

Após uma programação de férias intensa em janeiro, o Espaço do Conhecimento UFMG inicia o segundo mês do ano com novas atrações para o público de todas as idades. De 1 a 17 de fevereiro, visitas mediadas às exposições em cartaz, oficina de astronomia e de Libras para crianças, e ainda uma live sobre tecnologias aeroespaciais e sessões de planetário farão parte da programação. Já na segunda quinzena do mês, do dia 18 ao 28, o museu entrará em recesso, e terá as atividades especiais retomadas no dia primeiro de março. 

 

Consulte a programação:

 Descobrindo o Céu - Como a exploração espacial afeta a vida das pessoas?

Quando: 02/02 (quinta-feira), às 17h 

Descrição: A sessão mensal de astronomia do museu discutirá, em fevereiro, as formas como a exploração do espaço afeta o nosso cotidiano. Serão apresentadas tecnologias desenvolvidas para enviar espaçonaves e astronautas ao espaço e como elas acabam sendo aplicadas em diversas áreas e gerando produtos que beneficiam a vida aqui na Terra. Na live, os participantes descobrirão que há mais espaço em nossas vidas do que imaginamos!

Onde: youtube.com/espacoufmg

 


Oficina ‘Libras para crianças’

Quando: 04/01 (sábado), às 14h   

Descrição: Novas línguas são mais facilmente aprendidas no período da infância. Então, que tal estimular a garotada a conhecer a Língua Brasileira de Sinais? Na atividade, as crianças serão apresentadas aos sinais básicos da Libras por meio de exercícios e jogos. A oficina “Libras para crianças e adolescentes” é uma ação do Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG e integra o projeto Sábado com Libras.

Público: crianças, jovens e adultos, a partir de 06 anos 

Número de vagas: até 15 pessoas
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

 

Libras para Crianças Foto de Luis Felipe Amaral 1


 

Visita mediada à exposição Mundos Indígenas

Quando: 05/02 (domingo), às 15h 

Descrição: A atividade convida os visitantes a uma imersão na exposição ''Mundos indígenas” acompanhados pelos mediadores do Espaço do Conhecimento UFMG. A visita consiste em um diálogo com o público de diversas idades sobre os modos de viver, de saber e de cuidar dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Maxakali e Pataxoop, que estão presentes na exposição. A duração é de aproximadamente uma hora e não há restrição de idade.  

Público: Todos os públicos

Número de vagas: até 15 pessoas
Onde: 02 ° andar - Exposição Mundos Indígenas (Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários)

 

Visita Mundos Indígenas Foto de Núcleo Audiovisual


 

Oficina ‘Coleção de Estrelas’

Quando: 11/02 (sábado), às 14h 

Descrição: A diversidade de pessoas e culturas faz com que existam formas diferentes de colecionar estrelas, ou seja, formas diferentes de constelações. Na oficina “Coleções de Estrelas”, os participantes receberão mapas estelares para criarem suas próprias constelações. Haverá um espaço no verso de cada mapa para criar mitos, histórias ou lendas a respeito da forma que foi imaginada estimulando a criatividade dos participantes. Serão apresentadas as constelações oficiais e de outras culturas, contando algumas das histórias associadas a elas. A duração é de cerca de 1h e é aberta a todas as idades.

Público: crianças, jovens e adultos, a partir de 06 anos 

Número de vagas: até 15 pessoas
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

 

Coleção de Estrelas Foto de Fernando Silva


Visita mediada à exposição Demasiado Humano 

Quando: 12/02 (domingo), às 15h 

Descrição: Por meio da visita, os participantes realizarão um passeio recheado de conhecimento junto aos mediadores do museu pela exposição de longa duração Demasiado Humano. A visita abordará a origem do universo, surgimento da vida na terra, as visões de alguns povos sobre a origem da humanidade e  outros temas expostos. A participação nas oficinas e nas visitas mediadas se dá a partir da retirada de senhas gratuitas na recepção do museu, a partir das 10h, do dia da atividade.

Público: Todos os públicos

Número de vagas: até 15 pessoas 

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Sessões de Planetário

Em uma experiência imersiva no Planetário do museu, os visitantes poderão conhecer mais sobre o mundo da astronomia. A programação pode ser acessada pelo site e os ingressos devem ser adquiridos na recepção no mesmo dia da atividade, com pagamento exclusivamente no cartão de débito. Esta é a única atração paga do museu, com entradas no valor de R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada). 

 

As exposições Mundos Indígenas e Demasiado Humano, em cartaz no museu, podem ser visitadas gratuitamente nos dias de funcionamento do Espaço do Conhecimento UFMG. O museu está aberto de terça a domingo de 10h às 17h, e aos sábados até as 21h. 

 

Redes Sociais: Instagram: @espacoufmg  / Twitter: @espacoufmg /  Facebook: espacodoconhecimentoufmg 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui