Museu Mineiro recebe exposição de pinturas e aquarelas de Paulo Amaral

A mostra é uma rara oportunidade para rever ou conhecer o trabalho do artista realizado na década de 1980, quando ele surgiu no panorama artístico de Belo Horizonte como uma revelação

Neste sábado, dia 21 de janeiro, a partir das 10h, o Museu Mineiro inaugura a exposição “Paulo Amaral - Pinturas e Desenhos 1977/1983”. Na mostra, o artista nos oferece um recorte importante dos primeiros anos de seu trabalho: “intimista, de fatura direta, tendo como base a apreensão do que está à sua volta, a redução da forma ao essencial, as relações de cores, transformando cantos, vasos, piscinas e geometria em arte”, como diz Fátima Pena no texto curatorial.

Paulo Amaral

Paulo Henrique Fagundes Amaral nasceu em Belo Horizonte, 1953, terceiro filho de uma família de oito filhos. Em 1957 viajou com sua mãe e sua irmã Cecília para os Estados Unidos, reunindo-se durante três meses com seu pai em Detroit, que fazia curso de pós-graduação. Foi aluno de Arlinda Corrêa Lima em 1968-69 e participou com os seus colegas de duas exposições coletivas, na Associação Mineira de Imprensa. Em 1971-72 morou em Adelaide, Austrália do Sul, como bolsista do Programa de Intercâmbio de Estudantes do Rotary Clube. Fez vestibular em 1973 na UFMG e estudou na Escola de Belas Artes até 1978. Foram seus professores muitos dos ex-alunos de Guignard da primeira geração, como Amílcar de Castro, Eduardo de Paula, Haroldo Matos, Jarbas Juarez, Jeferson Lodi, Wilde Lacerda e alguns que com estes estudaram, como Irene Abreu, Liliane Dardot e Lotus Lobo. Estudou Gravura em Metal na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, Paris, no ano letivo de 1978-79. Expôs, individualmente, pinturas e desenhos na Galeria Gesto Gráfico, em 1981. Concluiu, em 1987, a graduação em Desenho na Escola de Belas Artes/ UFMG. Foi professor substituto de Cor na Escola de Belas Artes/UFMG em 1994. Lecionou Pintura, Desenho e Cor na Escola Guignard entre 1997 e 2019. É representado por Manoel Macedo Arte, Belo Horizonte. Mora em Lagoa Santa.

Museu Mineiro

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc. Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular. O Museu Mineiro integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Serviço:

Exposição temporária “Paulo Amaral - Pinturas e Desenhos 1977/1983”

Local: Museu Mineiro – Sala de Exposições Temporárias

Endereço: Av. João Pinheiro, 342 – Centro Belo Horizonte /MG