Tradicional Troca da Guarda é retomada no Circuito Liberdade

A tradicional Troca da Guarda Governamental do Palácio da Liberdade voltou a ocorrer, em Belo Horizonte, a partir do último domingo (5/12). O evento foi promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).  A Troca da Guarda foi acompanhada pelo comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva. 

“Às portas de comemorarmos o centenário da Independência, é uma alegria imensa podermos retomar esse rito da troca da guarda nesta manhã de domingo, seguindo, claro, os protocolos sanitários necessários. O turismo cívico tem ganhado cada vez mais espaço, a exemplo de outros países. Em Minas Gerais, temos o entendimento da terra e da história, da tradição da liberdade com segurança na união transversal das forças militares com a Secult. Sabemos que Minas Gerais é, pelo segundo ano consecutivo, o estado mais seguro para se fazer turismo no Brasil, e isso tem um valor imensurável para a expansão do nosso turismo, sobretudo no que se refere à internacionalização, à atração de turistas estrangeiros. Eventos como este nos lembram quem somos, nossas origens, e também para onde vamos, fazendo com que o amor à pátria, à nossa terra, se fortaleça”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura e Turismo. 

A cerimônia foi composta por um conjunto de ritos militares, que se destacam pela beleza e precisão de movimentos de ordem unida. Para o comandante-geral da PMMG, participar da liturgia militar, aberta ao público e com várias pessoas prestigiando o evento, foi um privilégio. 

“Além de cumprirmos uma determinação do governador Romeu Zema de fazer a reabertura dos portões do Palácio da Liberdade para a troca da Guarda, a Polícia Militar está muito orgulhosa de compor esta grande parceria. No momento em que Minas Gerais está no topo da segurança pública do país, de acordo com os dados do Ministério da Justiça, aumenta a nossa obrigação de fortalecer a segurança e de, cada vez mais, estarmos mais próximos da população”, disse o comandante-geral da PMMG.  

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros falou da sinergia entre as instituições para a retomada do turismo no estado. “Hoje,  nós temos aqui mais um evento do turismo cívico, que defende as nossas tradições culturais e os símbolos nacionais. O Corpo de Bombeiros, junto com a Polícia Militar, está apoiando todos os eventos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. O objetivo é levar um recado para todos os mineiros:  Minas é sim, o melhor estado para se viver, investir e fazer turismo seguro”, destacou. 

A partir de agora, a troca da guarda governamental irá ocorrer todo primeiro domingo de cada mês, no Palácio da Liberdade.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui