#CCBBeducativoEmCasa lança visita virtual mediada à exposição Vaivém, que estava aberta ao público no CCBB Belo Horizonte

A partir de 25 de junho o público poderá fazer visitas mediadas a exposições dos quatro CCBBs, por meio do site www.ccbbeducativo.com, onde também há visitas pelos quatro prédios que abrigam os centros culturais

A programação cultural e artística do #CCBBeducativoEmCasa continua com novidades para que as famílias se mantenham seguras e entretidas em suas casas durante o período de pandemia.

Essa semana reserva uma grande oportunidade para aqueles que não conseguiram visitar – antes do início do distanciamento social – ou para quem quer revisitar virtualmente as exposições que continuam em cartaz nas quatro unidades do CCBB, mas com acesso presencial suspenso.

Em “Vaivém”, exposição em cartaz no CCBB Belo Horizonte, que integra o Circuito Liberdade, o público visitará mais de 300 obras que representam as redes de dormir na cultura e arte brasileira. Esses objetos, presentes na cultura brasileira, são frutos da tradição ameríndia que preservamos em modos e costumes. Vaivém traz a iconografia das redes de dormir e reflexões sobre a identidade brasileira através da obra de artistas do século XVI até os dias de hoje. As obras de arte em Vaivém foram produzidas por uma grande diversidade étnica de artistas indígenas ou por artistas não indígenas que se relacionam, de algum modo, com as redes de dormir.

Já “Linhas da Vida”, exposição do CCBB Brasília, reúne cerca de 70 obras da artista japonesa Chiharu Shiota, com materiais que datam do início de sua carreira, no começo dos anos 1990, passando por instalações inéditas. Ao longo de cinco núcleos, os visitantes serão convidados a refletir, através das percepções de Shiota, sobre a vida, seu propósito, suas conexões e suas memórias.

Também haverá um passeio guiado pela exposição "Ivan Serpa - A Expressão do Concreto”, em cartaz no CCBB Rio de Janeiro. Uma das características mais marcantes de Ivan Serpa é a maneira como não se limitou a experimentar com uma única linguagem e nem a fazer arte explorando um conjunto de materiais tradicionais. Na mostra, é possível conhecer grande parte do repertório de experimentações do artista como pinturas, colagens, desenhos, objetos e gravuras diversas entre si, sem um único estilo que o identifique.

Por fim, “Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade”, exposição do CCBB São Paulo, convida crianças e adultos para descobrirem a história do Egito Antigo, através de 140 peças vindas do Museu Egípcio do Turim, que possui o segundo maior acervo egípcio do mundo. Entre esculturas, pinturas, objetos cotidianos, litúrgicos e ostracons (fragmentos de cerâmica ou pedra usados para escrever mensagens oficiais), sarcófagos e múmias (humanas e de animais), a exibição se divide em três seções – vida, religião e eternidade – que ilustram o cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias.

No “CCBB em Casa”, arte-educadores compartilham e trocam olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições de cada CCBB. Reúna a família, escolha um dos passeios virtuais (ou todos!) e prepare-se para momentos de lazer e cultura em casa.

Nesta seção do site também existem as visitas patrimoniais pelos prédios dos quatro CCBBs. São duas visitas patrimoniais em cada imóvel, sendo que as primeiras já estão no ar e as outras estão previstas para as próximas semanas.

Confira a programação completa do CCBB Em Casa de 23 a 28 de de junho com atividades que estarão disponíveis no site www.ccbbeducativo.com nas datas agendadas, a partir das 10h:

Semana de 23 a 28 de junho

Terça-feira (23): A semana começa com uma atividade para o público em geral no “Em Libras: Cinema”. Rosely Lucas propõe uma conversa, em libras, a partir da sétima arte como tema, passando por lições que abordam o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais, uma introdução aos sinais desse campo semântico.

Quinta-feira (25): Visitas mediadas. “Vaivém”, exposição em cartaz no CCBB Belo Horizonte; “Linhas da Vida”, exposição do CCBB Brasília; "Ivan Serpa - A Expressão do Concreto”, em cartaz no CCBB Rio de Janeiro; e “Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade”, exposição do CCBB São Paulo.

No “CCBB em Casa”, arte-educadores compartilham e trocam olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições de cada CCBB. Reúna a família, escolha um dos passeios virtuais (ou os todos!) e prepare-se para momentos de lazer e cultura em casa.

Sobre o programa CCBB Educativo - Arte e Educação

As ações do programa CCBB Educativo - Arte e Educação, desenvolvido pelo JA.CA Centro de Arte e Tecnologia nos quatro CCBBs, de 2018 a abril de 2020, estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A programação, que dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil, destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, artistas pessoas com deficiência, famílias, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura, instituições públicas e organizações não governamentais. O #CCBBeducativoEmCasa surge como um desdobramento desse mesmo conceito e inicia uma nova abordagem que deverá ser uma referência para a atuação em arte-educação a partir de agora.

#CCBBeducativoEmCasa

Acesso às ações e links das atividades:

www.ccbbeducativo.com

www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs

#CCBBemCasa

Acesso às ações e links das atividades:

www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs