Circuito Liberdade oferece programação especial na 16ª Semana Nacional de Museus

De 14 a 20 de maio, o tema “Museus Hiperconectados - novas abordagens, novos públicos” norteia as atrações dos espaços 

O Circuito Liberdade participa da 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 14 a 20 de maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Com o tema “Museus Hiperconectados - novas abordagens, novos públicos”, a Semana terá programação especial nos seguintes espaços: Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e Museu Mineiro. 

As novas tecnologias marcam presença neste ano e as parcerias com outras instituições enriquecem ainda mais a programação do Circuito Liberdade. Confira os destaques e a programação completa.

O Espaço do Conhecimento UFMG participa do evento com debates, palestras, oficinas e intervenções audiovisuais. No dia 12, o Café Controverso “Museus Hiperconectados” convida o professor da Faculdade de Educação da UFMG (FAE), Bernardo Jefferson de Oliveira, e a professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG (ECI), Ana Cecília Veiga, para o debate sobre estratégias e desafios da hiperconexão. No dia 17, a professora continua a abordar o tema na palestra “Museus Virtuais: desafios e vantagens para profissionais, instituições e patrocinadores”.

A programação do Espaço do Conhecimento ainda conta com o workshop “Interfaces Híbridas: conexões e coleções”, nos dias 17 e 18 de maio. Ministrada pela professora Fernanda Duarte, do Departamento de Comunicação da UFMG, a oficina vai discutir possibilidades da expansão da comunicação digital, como novas interfaces e aplicativos móveis. Já no dia 19, a oficinas “Olhares Cruzados” e “Relógio do Sol” trazem interatividade com o museu e conhecimento para o público.

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal realizará diversas atividades que propõem reflexões sobre os meios de comunicação, que promovem conexões entre pessoas. O foco será nas inovações tecnológicas como escrita, sistema braille, fotografias, vídeos, jogos interativos, Internet, redes sociais e outros museus. Diversas oficinas acontecem de 3 a 31 de maio, dentre elas, a “Criando Aplicativos para Androids”, que permitirá que os participantes criem um aplicativo simples e que poderá ser usado em seus próprios smartphones Android. Destaque também para “As Minas e os Dragões – Jogos Interpretativos”, em parceria com o Museu do RPG, que trará, além de duas oficinas sobre storytelling e conceitos dos jogos, uma exposição de livros do acervo físico do Museu do RPG, projeto que mantém o hobby vivo e encara os jogos interpretativos como cultura. 

No dia 17 de maio, o Minas e Metal ainda recebe, das 14h às 21h30, a “Jornada Hiperconexões Museais”, com mesas de discussão e lançamento de quatro livros. O evento será realizado pelo Labfront (UEMG) e o Grupo de Pesquisa e Estudos em Museologia, Arte e Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (MUSAETEC-UFMG), com apoio do MM Gerdau. A organização ficou a cargo dos professores Pablo Gobira, da Escola Guignard e da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, e Cátia Rodrigues Barbosa, da Escola de Ciências da Informação da UFMG.

O Memorial Minas Gerais Vale, em parceria com o Museu Brasileiro do Futebol, sediado no Mineirão, promoverá o intercâmbio de conteúdos como músicas, vídeos, projeções e ações educativas interativas durante todo o mês de maio. Além disso, outras ações educativas e atividades culturais acontecem no museu, como o duelo de dança Vogue, no dia 17, e a Roda de Conversa, no dia 18, sobre interatividade em dispositivos de museus.

E a partir do dia 14, o Memorial Minas Gerais Vale levará a exposição Memorial Itinerante – Africanidades, para o Centro Cultural Vila Fátima, no Aglomerado da Serra. A exposição é composta por uma reprodução de seis ambientes que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais.

O Museu Mineiro vai oferecer, no dia 18, a oficina “Fotografia Imersiva e Tecnologias de Realidade Virtual para Museus”, na qual os participantes aprenderão como customizar um par de óculos para a experiência em realidade virtual. A oficina será ministrada por Pablo Gobira e Antônio Mozelli, da Escola Guignard da UEMG, e oferecerá aos participantes conhecimentos e práticas sobre a fotografia de imersão, com o objetivo de explorar a imagem panorâmica, esférica e em 360º em contextos museológicos. 

No dia 19 de maio, o Museu Mineiro também realiza a oficina “Como seria o seu Museu”, ministrada por Rangel Sales e Fernanda Motta. Os participantes serão convidados a conhecer e a refletir sobre conceitos ligados ao universo museológico numa perspectiva contemporânea. Após uma breve explicação teórica, todos serão convidados a planejar um museu a partir de suas experiências e percepções pessoais, sob a ótica estética, funcional e social.

O Centro Cultural Banco do Brasil traz, dentro do seu Programa Educativo, visitas mediadas na exposição “100 Anos de Athos Bulcão”, a partir do dia 14. A mostra reúne 300 obras do artista, incluindo trabalhos inéditos e peças de artistas contemporâneos influenciados por este grande mestre. 

Também no dia 14, ocorre a ação educativa “Laboratório de Crítica”, que promove crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, a partir das exposições e das programações de mais destaque. A convidada para a proposta é Renata Marquez. Pesquisadora da interface arte-arquitetura-geografia, doutora em geografia e professora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renata já foi curadora do Museu de Arte da Pampulha. Haverá ainda nos dias 17 e 18, cursos sobre educação, arte, concepção e montagem de uma exposição. E no dia 19, acontecerão duas ações educativas para crianças e suas famílias, sobre a ocupação, convivência, criação e o diálogo com a arte. 

Na Casa Fiat de Cultura, exposições marcam a Semana de Museus. Os artistas selecionados para a Residência Artística em Arte Digital produzirão suas obras de portas abertas para o público, com curadoria de Pablo Gobira. O espaço foi especialmente criado pela Casa Cor e tem a assinatura de Paulo Augusto Campos e Sarah Floresta. Já a exposição “Por trás do Tapume”, da artista Mariângela Haddad, revela a vida que pulsa nos espaços fadados à transformação arquitetônica por meio de registros fotográficos. As obras foram produzidas nas ruas de Belo Horizonte. 

E nos dias 19 e 20, o “Programa Encontros com o Patrimônio” convida o público para uma visita mediada em modo virtual a alguns museus do complexo do Vaticano. O objetivo é estimular reflexões sobre novas possibilidades de acesso aos museus, tendo a tecnologia como ferramenta de aproximação.

Confira abaixo a programação completa do Circuito Liberdade na Semana de Museus:

 CASA FIAT DE CULTURA

15/05 a 03/06 – 10h às 18h 
OUTROS - Residência Artística em Arte Digital: uma jornada colaborativa na Casa Fiat de Cultura. Apresentação dos artistas selecionados e compartilhamento de processos. Aberto ao público.

15/05 a 20/05 - 19h às 18h 
AÇÃO EDUCATIVA - Museus Virtuais - acessando acervos online. A cada dia da semana, um recorte de acervos selecionados: Museu do Prado, British Museum, Salvador Dalí Museum, Museu do Louvre e Museus do Vaticano.

19/05 a 20/05 - 10h às 18h 
AÇÃO EDUCATIVA - Ateliê Aberto de Fleep Book - criação e animação de personagens a partir de processos de produção analógicos, com edição digital, para mídias cotidianas (celulares, notebooks, tablets, etc.).

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

14/05 - 19h às 20h 
VISITA MEDIADA - Visita em Língua Brasileira de Sinais (Libras) à exposição 100 anos de Athos Bulcão.

14/05 - 17h às 21h 
AÇÃO EDUCATIVA - Laboratório de Crítica - exercício compartilhado de crítica de arte e jornalismo cultural a partir da exposição 100 anos de Athos Bulcão, com Renata Marquez (EAD-UFMG).

14/05 a 20/05 - 17h às 18h 
VISITA MEDIADA - Visitas à exposição 100 anos de Athos Bulcão. Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo.

14/05 a 20/05 – 11h às 12h 
VISITA MEDIADA - Visitas à exposição 100 anos de Athos Bulcão. Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. 

17/05 - 18h às 20h 
CURSO - Transversalidades - curso para professores e educadores. Aborda temas transversais aos campos da educação e da arte. Tema: Modernismo na Arquitetura e no Urbanismo, com Rita Velloso (EAD-UFMG). Libras.

18/05 – 14h às 19h 
CURSO - Processos Compartilhados - curso que aborda os aspectos que envolvem a concepção e montagem de uma exposição. Tema: Memória na Era Digital, com Vanessa Santos (PUC-MG).

19/05 - 17h às 18h 
VISITA MEDIADA - Visita em Língua Brasileira de Sinais (Libras) à exposição 100 anos de Athos Bulcão.

19/05 a 20/05 - 10h às 12h 
AÇÃO EDUCATIVA - Lugar de criação - programação que visa a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias.

19/05 a 20/05 – 14h às 16h 
AÇÃO EDUCATIVA - Lugar de criação - programação que visa a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias.
 

ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG

12/05 - 11h às 13h 
MESA REDONDA - Café Controverso: Museus hiperconectados. Dois convidados debatem a inserção de tecnologias de comunicação nos museus. Como novas formas de abordar o conteúdo podem atrair mais visitantes?

14/05 a 20/05 - 19h às 20h 
AÇÃO EDUCATIVA - "JANELA DIGITAL: Pílulas de mediação na fachada". Pedestres e motoristas terão a oportunidade de explorar um pouco das exposições mesmo sem nunca ter entrado no prédio, por meio da Fachada Digital.

17/05 – 09h às 10h 
PALESTRA - "Museus Virtuais: Desafios e vantagens para profissionais, instituições e patrocinadores". Ministrada pela professora Ana Cecília Rocha Veiga, sobre desafios e vantagens dos museus investirem em websites.
Local: Escola de Ciência da Informação da UFMG - sala 1000.

17/05 a 18/05 – 14h às 18h 
OFICINA - "Interfaces híbridas: conexões e coleções". A expansão da comunicação digital para além do modelo tradicional, traz outras possibilidades: interfaces informacionais manipuláveis, aplicativos móveis,etc.

19/05 – 15h às 16h 
AÇÃO EDUCATIVA - "OLHARES CRUZADOS: de um público a outro". Em visita ao Espaço, grupo de crianças compartilhará stories no perfil do Instagram (@espacoufmg)do museu com suas impressões sobre o passeio nas exposições.

19/05 - 14h às 15h 
OFICINA - A partir da identificação dos pontos cardeais e das sombras projetadas pelo Sol, os participantes irão aprender como determinar a hora solar e convertê-la em horário padrão dos relógios convencionais.

20/05/2018 - 15h às 16h 
OFICINA - A partir da identificação dos pontos cardeais e das sombras projetadas pelo Sol, os participantes irão aprender como determinar a hora solar e convertê-la em horário padrão dos relógios convencionais.

 MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

01/05/2018 a 31/05/2018 - 10h às 17h30 
ATIVIDADE CULTURAL - LIGA Memorial Minas Gerais Vale e Museu Brasileiro do Futebol. Atividade cultural que promoverá o intercâmbio de conteúdos como: músicas, vídeos, projeções e ações educativas interativas.

01/05 a 31/05 - 10h às 17h30 
AÇÃO EDUCATIVA - Desconexões: Intervenções de cartazetes pelo Museu contendo frases provocativas ou propositivas sobre as variadas formas de fruir o espaço.

05/05 a 27/05 - 10h às 15h30 
AÇÃO EDUCATIVA - partilharideias.com: Uma sala de bate-papo, onde podemos conversar sobre assuntos relacionados às evoluções tecnológicas e interagir com suportes como uma máquina de escrever. Aos finais de semana.

14/05 a 18/05 – 09h às 18h 
EXPOSIÇÃO - Memorial Itinerante - Africanidades: exposição composta por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Minas Gerais Vale, que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais.
Local: (Aglomerado da Serra), Belo Horizonte.

17/05 - 19h às 21h 
ATIVIDADE CULTURAL - Dengue - Duelo de vogue: grupos de vogue da periferia e o público presente serão convidados a duelar. O estilo de dança "vogue" trabalha principalmente com a auto estima dos participantes.
Local: Praça Carlos Drummond de Andrade (ao lado do Memorial Minas Gerais Vale).

18/05 – 12h30 às 13h30 
RODA DE CONVERSA - Encontro de Formação com Educadores: O fetiche da interatividade em dispositivos museais, com o Prof. Dr. Bernardo Jefferson de Oliveira.
 

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

03/05 a 31/05 - 13h às 17h 
AÇÃO EDUCATIVA - Oficina MEMÓRIAS EM DOMICÍLIO - Responsável por conectar pessoas e tempos, a carta é uma importante fonte histórica. Que tal escrever uma carta? Nós postamos para você. Faixa etária livre. Gratuita.

03/05 a 31/05 - 13h às 17h 
AÇÃO EDUCATIVA - Oficina UMA Selfie NO MUSEU - Os visitantes aprendem a produzir fotos e vídeos mais atraentes, por meio do conhecimento de técnicas fotográficas. Faixa etária livre.Entrada gratuita.

03/05 a 31/05 - 13h às 17h 
AÇÃO EDUCATIVA - Exposição: Mundo Mineral - Coleção do Mês “METAIS PRESENTES NAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO”.

12/05 - 14h às 17h 
AÇÃO EDUCATIVA - Oficina CRIANDO APLICATIVOS PARA ANDROIDS - FÁCIL E DIVERTIDO! - O participante irá criar um aplicativo simples e poderá usá-lo em seu próprio smartphone Android. A partir de 8 anos. Entrada gratuita.

15/05 a 18/05

AÇÃO EDUCATIVA - Série Virtual “ACERVOS HIPERCONECTADOS” - Uma série de stories postadas no Instagram mmgerdau, do MM Gerdau -  Museu das Minas e do Metal, durante os três dias, revelará diálogos entre ‘acervos hiperconectados’.

15/05 a 20/05 – 12h às 18h 
OUTROS - Instalação “IDENTIDADES CONECTADAS” - “Quem é você?” e “O que você busca aqui?” são as duas perguntas que movem a instalação, em que é possível cruzar o perfil do público que visita o Museu.

15/05 a 20/05 – 12h às 18h 
OUTROS - Instalação e ação nas redes sociais “MUSEU PARA TODOS: CONSTRUINDO CONEXÕES”.

17/05 - 14h às 21h30 
MESA REDONDA - Jornada “HIPERCONEXÕES MUSEAIS” - Mesa Museus Virtuais (14h às 17h) e Mesa Museus Hiperconectados (18h às 20h). Lançamento de livro (às 20h). Parceria com Labfront (UEMG) e ECI/UFMG. Entrada gratuita.

18/05 - 13h às 17h 
AÇÃO EDUCATIVA - Oficina CONHECENDO O BRAILLE - Essa atividade visa conscientizar e despertar a curiosidade do público vidente para a importância do Braille no cotidiano dos cegos. Faixa etária livre. Entrada gratuita.

19/05 - 14h às 17h 
AÇÃO EDUCATIVA - Oficina CRIANDO APLICATIVOS PARA ANDROIDS - FÁCIL E DIVERTIDO! - O participante irá criar um aplicativo simples e poderá usá-lo em seu próprio smartphone Android. A partir de 8 anos. Entrada gratuita.

26/05 - 12:30 às 17:30 
AÇÃO EDUCATIVA - Oficina AS MINAS E OS DRAGÕES: JOGOS INTERPRETATIVOS - Em parceria com o Museu do RPG, serão realizadas as oficinas de storytelling e jogo de cards Propósito 21. Faixa etária livre. Entrada gratuita.

 MUSEU MINEIRO

16/05 - 19h às 21h 
EXPOSIÇÃO - Abertura de exposição da artista Betânia Silveira.

18/05 - 14h às 18h 
OFICINA - de Fotografia Imersiva com o Prof. Dr. Pablo Gobira (UEMG).

19/05 - 14h às 18h 
OFICINA - "Como seria o seu museu?" com o Prof. Rangel Sales e a Fernanda Motta (Uni-BH).

 SERVIÇO. 16ª Semana Nacional de Museus. Data: 14 a 20 de maio. Local: espaços culturais do Circuito Liberdade. www.circuitoliberdade.mg.gov.br

 

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui