Espaços do Circuito recebem urna para colher sugestões do público para o Observatório

O tema agora é escolhido pela população e o próximo encontro será no dia 21 de junho

Neste ano, o Observatório do Circuito Liberdade entra numa nova etapa. Os encontros continuam se concentrando na construção de políticas públicas de cultura para a cidade, mas agora a escolha dos temas é feita pelo público. Basta colocar uma sugestão na urna que está passando pelos espaços do Circuito Liberdade nas seguintes datas: até 29 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil; de 30 de abril até 06 de maio, a urna estará na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais; em seguida, vai para o Memorial Minas Gerais Vale, onde permance de 07 até 13 de maio; e depois vai estar no Museu Mineiro, de 14 até 20 de maio. As sugestões também podem ser enviadas por e-mail, para o endereço eletrônico Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.. O próximo Observatório acontece no dia 21 de junho.

Os temas que já foram debatidos são “Políticas Públicas (Trans) Culturais e a Arte como Meio de Transformação Social”, "Museus e Paisagens Culturais", "Espaços Culturais e Acessibilidades: Sentidos e Experiências" , "Carnaval de Rua - apropriação do espaço público”, "Trânsito e Mobilidade Urbana", "Recursos interativos para a promoção de bens culturais" e "Agenda 2030: cultura como oportunidade para o desenvolvimento sustentável”.

O Observatório do Circuito Liberdade é uma iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), que surgiu durante o “Seminário Estadual do Patrimônio Cultural: circuitos culturais e as cidades”, realizado em 2015. Os debates são abertos ao público e se mantém como um fórum permanente de discussões. A ideia é que os participantes - convidados e público - proponham uma reflexão sobre a forma como as políticas culturais contemplam as pessoas e os grupos mais vulneráveis na sociedade.

A entrada é sempre gratuita e os encontros acontecem nos diferentes espaços que integram o Circuito Liberdade.

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui